Como fazer a sua empresa crescer usando a internet

Em tempos de distanciamento devido à pandemia do novo coronavírus, a internet deu sua cartada final: não é mais possível hoje pensar nos negócios sem uma forte presença na web. Não à toa essa é uma das maiores dicas empreendedoras para sobreviver à crise.

 

Se não era antes, com certeza a grande preocupação das empresas nesse momento é alavancar as vendas no e-commerce. Investindo nessa modalidade, as empresas unem venda e atendimento ao cliente, automatizando ainda outros processos como marketing e controle de finanças.

 

Como os custos são menores, é possível praticar preços mais baratos no comércio online, o que se torna um grande atrativo para os clientes, principalmente numa época em que se têm menos dinheiro para gastar. Mas não só os preços trabalham a favor. A experiência do cliente é um diferencial para o momento da aquisição.

 

Por isso, o caminho é não apenas investir na venda, mas também oferecer experiências multicanais, marcando forte presença no ambiente digital – e as grandes aliadas dessa etapa são as redes sociais. Produção de conteúdo, interação com o público e uma identidade visual bem definida são dicas fundamentais para vender bem em redes como o Facebook, o Instagram e o YouTube. Veja algumas dicas para cada uma delas:

 

  • Facebook

– Integre o e-commerce com o Facebook, unificando seus processos e facilitando a vida do consumidor, que pode comprar sem sair da rede social;

– Use o Facebook Ads para impulsionar publicações, segmentando seus posts e fazendo com que cheguem ao público ideal.

  • Instagram

– Essa é a rede das imagens, então capriche no visual dos posts e stories para capturar a atenção dos usuários;

– Crie sua loja dentro do Instagram (o processo de integração é semelhante ao do Facebook). Dessa forma, os usuários podem clicar na foto e ir diretamente para a página de venda do produto, o que aumenta muito a conversão;

– Faça uso das hashtags para facilitar a divulgação dos seus produtos, serviços, eventos e promoções.

  • YouTube

– Comece criando um canal e capriche na identidade para conquistar usuários;

– Publique vídeos diversificados para apresentar melhor sua marca, características de produtos e gerar engajamento.

 

Isso não significa que você deve necessariamente estar presente em todas as redes sociais. Pelo contrário, muitas vezes a diluição pode ser prejudicial, se dividir seus esforços em vez de complementá-los. O importante é que você esteja presente naquelas que mais fazem sentido para o seu negócio.

 

Relacionamento é importante na sua área? Então você precisa estar na maior rede social profissional do mundo. O LinkedIn é excelente para prospectar clientes, sabia? Além da interação com as conexões curtindo, comentando e compartilhando conteúdos, a plataforma oferece recursos como o InMail e a ferramenta de busca avançada, que são perfeitos para fortalecer o networking e aumentar vendas.

 

O trabalho de mídias sociais é sempre de médio a longo prazo. Para associar esse planejamento a uma estratégia mais imediata, uma boa solução é o Google Ads. É possível tirar grande proveito da plataforma seguindo algumas diretrizes de marketing digital, mas o mais recomendável é que você procure um profissional da área.

 

Isso quer dizer que as estratégias antigas ficaram para trás e só restaram coisas complicadas? Não. Uma ótima dica, muito simples e ainda atual, é criar um blog. Poste conteúdos relevantes com frequência e otimize os textos para gerarem valor.

 

Se você quer fazer a sua empresa crescer usando a internet, essas são algumas dicas que você pode tirar proveito. É claro que as coisas não acontecem da noite para o dia e você talvez não consiga implementar tudo isso de uma vez, mas lembre-se: cada nova estratégia é um passo à frente da concorrência.