Como usar o LinkedIn para fazer negócios

Se alguém ainda acha que o LinkedIn é uma espécie de banco de currículos online, está bastante atrasado. Estamos falando não apenas de uma das maiores redes sociais do mundo, com aproximadamente 740 milhões de usuários, sendo quase 50 milhões só no Brasil, mas também de uma das plataformas mais importantes para os negócios.

Em tempos de distanciamento social devido à pandemia do novo coronavírus, uma aposta se concretizou (mais do que nunca): é impossível pensar no crescimento das empresas sem usar a internet. Dentre todos os recursos e plataformas oferecidas pela web, o LinkedIn é uma excelente aposta para alavancar os negócios.

Construa conexões autênticas

O principal objetivo do LinkedIn, o próprio nome já indica, é criar conexões entre pessoas. E adicionamos: conexões autênticas. Esqueça a lógica instagrammer de ir seguindo pessoas para ser logo seguido de volta.

Crie conexões com profissionais que você conhece ou realmente admira, marcando sua presença na rede social de forma construtiva: curta, comente e compartilhe conteúdos que são do seu verdadeiro interesse. Esse é o primeiro passo para construir conexões que podem ser úteis para o seu negócio no futuro.

Produza conteúdo relevante

O mesmo princípio vale para as conexões que serão criadas com você a partir dos conteúdos que você produz. No LinkedIn, o segredo é investir menos na autopromoção direta do negócio, como no Facebook Ads ou no stories do Instagram, e caprichar na produção de conteúdo relevante para seus clientes.

Essa rede é principalmente utilizada para a atualização profissional, o que significa que artigos e notas sobre os temas relacionados à sua área de atuação são mais bem-vindos do que ofertas dos produtos e serviços em si.

E como fazer isso? Aposte nas suas narrativas! Não importa o tamanho do seu negócio, você certamente tem experiências que podem ser proveitosas para as outras pessoas. Situações profissionais, processos de trabalho, desafios diários, inspirações, influências – escreva e compartilhe sobre pequenas coisas para despertar o interesse dos seus contatos. Tenha personalidade!

Isso não significa, naturalmente, que você não deva prospectar clientes e parceiros comerciais ativamente. Envio de mensagens e marketing direcionado são estratégias válidas, o importante é que venham acompanhadas de conteúdos interessantes que possibilitem conexões autênticas. Essa é uma dica de ouro para quem quer empreender digitalmente em 2021.

Entenda sua audiência

Produzir conteúdos de qualidade para criar conexões autênticas, no fundo, significa falar a mesma língua que o público-alvo. A melhor maneira de criar uma audiência sólida e potencial clientela é entender os interesses e necessidades das suas conexões. Isso significa que cada post deve ter um objetivo, seja o de engajamento, seja o de venda do produto ou serviço.

Procure compreender o padrão de consumo dos seus clientes. Que posts eles mais curtem? Que posts mais comentam? Preferem textos ou vídeos? Descubra isso não apenas analisando as reações orgânicas, mas também criando enquetes para saber que tipos de conteúdos valem ser mais testados para alcançar mais pessoas.

No final das contas, o LinkedIn é uma poderosa plataforma de conteúdo que, se bem utilizada, pode alavancar as vendas, angariando novos clientes e diversificando parcerias comerciais. “Linkar” é uma das palavras de ordem no mundo dos negócios. Agora é sua vez de explorar essa ferramenta e criar conexões autênticas para colher melhores resultados.