Se a digitalização do varejo já era notável no comércio brasileiro, com a pandemia esse processo foi acelerado e bateu recordes. Em paralelo, o isolamento social e o pagamento do auxílio emergencial impulsionaram o processo de bancarização.
De acordo com o Banco Central, quase 10 milhões de cidadãos iniciaram relacionamento com alguma instituição financeira de março para outubro de 2020. No mesmo ano, foram mais de R$ 1,3 bi em vendas online (aumento de quase R$ 850 mi, se comparado com 2019), segundo dados de um estudo divulgado pela NuvemShop.
Hoje, o e-commerce é uma realidade no Brasil e mudou a cara das vendas no país. E se engana quem pensa que o comércio eletrônico tem a ver apenas com tecnologia. A presença online, ampliada e aprimorada pelas redes sociais, é uma forma de reinventar as empresas e reposicioná-las não apenas no mercado, mas também no imaginário dos clientes.
Apesar dos números, muitos comerciantes ainda não se convenceram de que chegou a hora da transição para o meio digital. Na opinião de alguns, o pagamento online não é seguro e pode gerar inconvenientes.
A hesitação é até compreensível, mas hoje felizmente há boa oferta de opções de pagamento totalmente seguro e facilitado (além das tradicionais como boleto, depósito, débito online e cartão de crédito). Como a escolha ideal varia conforme o nicho de atuação, selecionamos 4 opções para que você conheça melhor algumas possibilidades.
1. Pix
Os pagamentos feitos por Pix são aprovados em até 10 segundos! Graças a essa velocidade, você pode acelerar o envio do produto e se destacar na concorrência, melhorando a satisfação do cliente e conquistando a confiança dos consumidores.
2. Mercado Pago
Tente imaginar uma carteira digital para opções de pagamentos online. O Mercado Pago processa pagamentos em cartão de crédito (à vista ou parcelados), transferências ou boleto bancário. As taxas são variáveis de acordo com o período escolhido para o recebimento.
3. PicPay
Outra carteira digital muito conhecida e especialmente pensada para o público jovem. Com o PicPay, o usuário tem a possibilidade de parcelar em até 12x a compra; a boa notícia é que o lojista recebe o pagamento total na hora. A taxa de intermediação segue a mesma lógica do Mercado Pago.
4. WhatsApp Pay
Você conhece alguém que não tenha WhatsApp? Então imagine que todo mundo que usa esse canal de comunicação agora pode realizar pagamentos através dele. É mais um canal de vendas à disposição dos lojistas que merece ser explorado para aumentar as vendas no e-commerce.
Com a continuação da pandemia e da necessidade de distanciamento social, a tendência é que as vendas online sigam com força em 2021. A digitalização é uma realidade e não faltam boas opções de pagamento online, não é mesmo?