A clássica ferramenta de marketing digital continua relevante e tem um importante papel nas vendas e na relação com o público-alvo. Entenda sua importância e como fazer uma campanha
Com um mercado cada vez mais tecnológico, é comum que as empresas apostem em estratégias inovadoras de marketing digital. Novas tendências surgem a todo momento, e com a velocidade do on-line, estratégias que antes faziam sentido já não apresentam os mesmos resultados.
Porém, uma ferramenta simples e eficaz ainda funciona e segue sendo uma opção para divulgar produtos ou uma marca digitalmente: o e-mail marketing. Apesar da alta quantidade de e-mails que as pessoas recebem na caixa de entrada, um conteúdo relevante vai interessar, e ajuda a estreitar relações, fidelizar clientes e ampliar as vendas.
O e-mail marketing, em geral, é feito através de campanhas que visam fazer um funil de vendas, e enviar conteúdos customizados para quem está em cada etapa deste caminho. De acordo com o HubSpot, o ROI, ou retorno sobre investimento, de um e-mail marketing é de USD 36,00 para cada USD 1,00 investido.
Além disso, 77% dos profissionais de marketing notaram um aumento no engajamento via e-mail. Isso significa que essa potente ferramenta não está ficando obsoleta, pelo contrário, é mais útil do que nunca, especialmente para pequenas e médias empresas.
Funil de vendas
Para entender como utilizar o e-mail marketing para vender mais, é preciso primeiro conhecer o conceito de funil de vendas. Isso porque mandar e-mails sem uma estratégia pode ter o efeito oposto: afastar potenciais clientes.
O funil é a segmentação dos contatos de acordo com o que eles interagem. Ao usar uma ferramenta de envio de e-mail marketing, são criados diversos indicadores que ajudam a fazer essa segmentação.
Por exemplo, uma escola que vende cursos on-line em diversos segmentos, como artes, informática e idiomas. Ela pode identificar dentro de sua lista quem tem mais interesse em cada tema, e separá-los, enviando comunicações específicas para cada grupo. Assim, quem está interessado em informática não será “bombardeado” com conteúdo sobre artes.
Além disso, a customização permite estreitar o contato com o público-alvo, e é uma forte tendência do digital para os próximos anos.
Como fazer uma campanha de e-mail marketing
Criar uma campanha implica em entender as fases do funil, e o que apresentar em cada uma. São quatro etapas, que vão determinar como será feita e desenvolvida:
- Topo do funil: atrair os visitantes
- Meio do funil: crie oportunidades
- Meio do funil: converter os leads
- Fundo do funil: venda
1 – Atraindo visitantes
Aqui, o objetivo é fazer o cliente se cadastrar, o que vai mostrar sua intenção de se comunicar com a marca. Para isso, é possível criar conteúdos de atração como e-books, além de manter um campo no site onde ele pode se inscrever.
Você também pode criar alguma oferta no site, o importante é que ele aceite compartilhar seu nome, e-mail e outra informação que você julgue necessária para determinar seu perfil. Com isso, você já tem os leads, ou seja, a base de contatos.
2 – Criando oportunidades
O meio do funil é um processo longo, e envolverá o envio de mais de um e-mail. Aqui, o cliente precisa se interessar pelo que recebe e clicar no conteúdo, de preferência finalizando uma compra. Mas nem sempre ele fará isso logo de cara, então o primeiro passo é criar oportunidades.
Oferece outro conteúdo gratuito, disponibilize um código de desconto, apresente cases de sucesso.
3- Convertendo os leads
Nessa etapa, você tem potenciais clientes que já acessaram o site, se inscreveram e clicaram e engajaram com os e-mails anteriores. Ou seja, eles estão ativamente interessados no que você tem a oferecer. Esse é o momento de fechar negócio.
Usando o exemplo da escola de cursos on-line, digamos que um lead interessado em aulas de arte já abriu os e-mails, leu sobre o conteúdo das aulas, clicou nas informações sobre o preço. Esse é o momento de convencê-lo. Ofereça um desconto ou então alerte para o prazo final de inscrições.
4- Concluindo a venda
Desenvolvendo bem as etapas anteriores, aqui é quando o cliente conclui a compra. É importante seguir se comunicando com esse cliente, tanto para obter feedback sobre sua experiência de compra, quanto para que ele retorne ao meio do funil e receba outros conteúdos.
Cumprindo essas quatro etapas, você terá um mailing completo, separado por interesse, e pode desenvolver campanhas específicas para cada tipo, de acordo com os produtos e serviços disponíveis.
O e-mail marketing é uma ótima forma de manter uma relação de proximidade com o público-alvo, com um lembrete regular de que pode contar com a sua empresa ou serviço.