Conheça os melhores cursos on-line para empreendedores

Veja dicas de cursos on-line, gratuitos e pagos, para os empreendedores desenvolverem habilidades em marketing, finanças, vendas e outros temas.

Para ser um empreendedor é preciso buscar conhecimento constante. Não só pois o mercado está sempre se atualizando, mas porque ter o próprio negócio implica em ser especialista em diversos temas que afetam o dia a dia, como administração, financeiro, marketing e vendas. E para se especializar há opções que podem ser feitas de casa, e até de forma gratuita. Pensando nisso, reunimos os melhores cursos on-line para empreendedores.

É fato que o empreendedor tem um dia a dia dinâmico, e deve lidar com diversos aspectos da administração de uma empresa. Em alguns casos, é possível contar com uma equipe para isso, porém, a realidade de muitos brasileiros – que se tornaram MEI (microempreendedores) nos últimos anos, é fazer tudo sozinho.

Além de um bom planejamento, é preciso fazer controle da produção, de custos, de compras, além de administrar a conta bancária, as redes sociais, a plataforma online de venda, planilhas, softwares de gestão. Ufa, é tanta coisa que parece difícil dominar todos os assuntos. Mas também é preciso começar de algum lugar, e com essas dicas, você pode aprender sem nem sair de casa. Confira:

Como empreender

O primeiro lugar para buscar novos conhecimentos é o Sebrae. Nada como a instituição de apoio às pequenas e médias empresas para dar o “start” em um novo negócio. O Sebrae oferece especializações para quem quer desenvolver uma nova habilidade ou começar em uma nova área, além de diversos cursos para começar a empreender. Muitos conteúdos ainda são gratuitos, como o “Aprender a Empreender”.

Eles ainda contam com o Empretec, que promove uma experiência imersiva de seis dias, com metodologia desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas), e ensinada no Brasil com exclusividade pelo Sebrae. Conheça mais aqui.

Controle financeiro

Não é comum aprender sobre finanças no Brasil, e na hora de abrir um negócio essa parte pode ser mais difícil de administrar. Não só controlar o que entra e sai, a gestão financeira permite avaliar possíveis investimentos e só tendo uma conta no azul é possível pensar em expandir o negócio.

O Sebrae também ensina sobre temas relacionados ao orçamento, como “Estratégia Financeira para o Crescimento”, “Gestão Financeira” e “Formação do Preço de Venda”, todos gratuitos e on-line.  

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) conta com outras opções como “Fundamentos da gestão de Custos”, que é gratuito, e “Finanças Corporativas”, que é pago.

Já o Santander oferece gratuitamente aulas sobre temas como “Investimentos” e “Fluxo de Caixa”.

Gestão e planejamento

O banco também tem outros temas direcionados a empreendedores, como “Gestão Responsável do Negócio”. Já Endeavor, que atua na formação de empreendedores, disponibilizou 18 cursos online de forma gratuita.

Entre eles, há diversos relacionados ao planejamento de um negócio, como “Ferramentas práticas de Inovação: inovar para se diferenciar”, “Como fazer uma pesquisa de mercado eficiente” e “Como tornar seu negócio escalável e inovador”. Clique aqui e acesse todos os temas.

Para completar, o iPED ( Instituto Politécnico de Ensino a Distância) ensina como fazer um plano de negócios. O curso é pago e inclui 44 aulas, com carga horária de 80 horas.

Vendas

Mesmo que não trabalhe com comércio direto ou B2C (venda direto ao consumidor), todo empreendedor precisa entender de vendas, afinal, ele terá que fazer seu negócio decolar, seja construindo parceiros, buscando fornecedores, e conquistando clientes. Não tem como fugir das vendas, e essa etapa precisa de atenção.

Na lista da Endeavor há dois cursos sobre o tema: “Como aumentar e gerenciar suas vendas”, e “Planejamento e Gestão da Equipes de Vendas”.

Já a FGV tem um curso on-line e gratuito sobre o tema, porém alinhado com marketing, o que oferece uma visão ampla sobre o mercado e como os setores estão alinhados, já que as redes sociais e outras ferramentas de marketing são poderosos aliados nas vendas.

Marketing e comunicação

Entrando no aspecto social, há muito a se aprender. A parte de comunicação não serve só para desenvolver estratégias on-line para as redes sociais, ou envio de e-mail marketing, mas também para criar e melhorar o relacionamento com clientes, tema que o Sebrae desdobra em um de seus cursos.

O LinkedIn também conta com uma plataforma de ensino, chamada LinkedIn Learning, com um amplo leque de conteúdos. O site é pago, mas existe a possibilidade de fazer um mês gratuito de teste.

Alguns vídeos incluem temas como “Tendências de Marketing nas Mídias Sociais para Impulsionar as Vendas em sua Empresa”, e “Fundamentos de Marketing de Mídias Sociais”.

Para se tornar um empreendedor de destaque, é preciso investir em conhecimento constante, que também pode ser prático e gratuito. Comece agora a fazer cursos on-line para empreendedores e ajude seu negócio a decolar.