Tudo o que você precisa saber antes de abrir um negócio

Veja as etapas necessárias antes de abrir uma empresa e veja como montar um plano de negócio eficiente

Uma boa ideia pode ser o fator determinante para abrir um negócio e, com as facilidades para criar um MEI, tirar uma empresa do papel e se tornar um empreendedor pode ser fácil. Mas fazer a empresa prosperar e realizar bons investimentos depende da preparação feita antes de iniciar uma empreitada.

Segundo um levantamento do Sebrae de 2021 sobre a sobrevivência das empresas, os entrevistados levaram, em média, 15 meses para se planejar antes de abrir uma empresa, fazendo pesquisas e buscando mais informações sobre o ramo de atuação desejado.

Ainda assim, apenas 42% chegou a fazer um plano de negócios e quase 60% não fez nenhum tipo de curso ou especialização antes de começar. Isso significa que, mesmo pesquisando sobre um produto ou mercado, muitos empreendedores não se preparam corretamente antes de começar algo novo, e isso pode ter um efeito negativo na organização a longo prazo.

Além do conhecimento relacionado ao serviço ou produto, quem deseja começar sua própria empresa precisa ter noção sobre gerenciamento, finanças, como desenvolver uma rede de relacionamentos, fazer previsões de cenários, além de outras capacitações sociais que se fazem necessárias como liderança.

Determine a área de atuação

Como falamos acima, um empreendimento pode começar com uma boa ideia. Mas, em alguns casos, há o desejo de se tornar o próprio chefe, sem necessariamente ter um produto ou setor em mente. Nesse caso, é importante avaliar o mercado, ver os setores em alta e como adaptar seu conhecimento e experiências nesse ramo.

Para quem quer atuar com comércio, a área de moda e beleza e alimentação estão em alta. Quem não tem uma expertise no meio e busca um modelo que já funciona pode investir em uma franquia.

Faça uma pesquisa detalhada

Depois de decidir o ramo, é a hora de fazer a lição de casa. Essa etapa envolve muita pesquisa e dedicação. Existe muito material de qualidade que pode ser acessado hoje, como o próprio Sebrae, que ajuda a ter uma ideia das informações que precisam ser reunidas.

São muitas as informações necessárias para fazer um planejamento adequado, e a pesquisa precisa ser mais estruturada do que só colocar palavras-chave no Google. Informações essenciais incluem público-alvo, concorrentes, localização, tipo de empresa. O próprio Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas tem uma plataforma chamada “Radar” que pode ajudar nessa pesquisa, utilizando fontes confiáveis e informações atualizadas. O acesso é gratuito. Veja como utilizar a plataforma:

Desenvolva o plano de negócio

Com todas as informações coletadas, vem a hora de elaborar o projeto que se tornará sua empresa. Ele servirá como um guia para os próximos passos e é com base no que foi planejado que o empreendedor tomará decisões. O plano deve conter os objetivos da empresa, e as ações necessárias para alcançá-los. 

O que o plano deve conter?

Um resumo da empresa: missão e valores, uma descrição do negócio, produtos e serviços oferecidos, ramo de atuação, público-alvo, além de informações como CNPJ, endereço, contato.

Descrição completa: aqui a ideia é entrar em mais detalhes, sendo específico sobre os objetivos. Por exemplo: “conquistar 5% do público da região x em um ano” ou “recuperar o valor investido em 15 meses”. Aqui, além do que, é importante descrever o “como”. Então, se quer dominar um mercado, quais serão as ações tomadas? Divulgação on-line? Outdoor na cidade, ou anúncio no jornal? Essa é a hora de descrever tudo.

Organograma: como a empresa se organiza? Quantos funcionários tem? Qual a função de cada um? No organograma indica-se esse fluxo com as áreas, equipes, gestores e o que cada um irá desempenhar.

Forma de atuação: nesse momento deve-se detalhar como a empresa funcionará. Vai ter uma loja física? Se sim, determine onde e o porquê da escolha. Será digital? Indique o site onde serão feitas as vendas. Esse também é o momento de pensar na logística, entrega, fornecedores, estoque.

Com isso definido, fica mais fácil entender qual será a próxima etapa, que pode ser buscar financiamento, ou um sócio, e partir para a parte prática.

Abrir um negócio é um desafio e os empreendedores precisam ser resilientes, estarem abertos a mudanças e, mais importante, sempre buscar novos conhecimentos, sobre o mercado e sobre gestão.