5 ideias de lojas para abrir o próprio negócio

O varejo físico voltou a crescer e alguns mercados estão em plena expansão. Conheça os principais setores para apostar e abrir uma loja

Muitas pessoas sonham em se tornar empreendedoras e começarem uma empresa. E apesar de ser um esforço que necessita dedicação e conhecimento, existem oportunidades para quem quer atuar no comércio físico. Ao contrário do que muitos acreditam, os empreendimentos físicos continuam representando a principal parcela das vendas no varejo, e há diversas opções de lojas para abrir o próprio negócio.

Enquanto o e-commerce apresenta uma entrada mais fácil no mundo do empreendedorismo, um espaço físico permite maior circulação de pessoas e potencial de vendas, especialmente com um local bem escolhido.

O processo pode até ser mais longo, mas a perspectiva é boa. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Consumo (SBVC), o número de visitantes a lojas físicas aumentou. O fluxo nos comércios de rua em 2023 foi 13% maior que o ano anterior.

Por isso, mesmo que o digital seja um complemento importante, os empreendimentos físicos voltaram a ganhar a confiança do consumidor e seguem como uma opção atrativa para quem deseja começar um negócio.

Ideias de loja em alta

Sendo assim, se ainda não souber o caminho certo para seguir na hora de escolher o tipo de loja, vamos te ajudar. Confira alguns mercado em alta para apostar:

Construção

Com a pandemia, muitas pessoas decidiram reformar a casa e, com isso, o setor de construção foi um dos poucos que não sofreu baixas no período. Agora, anos após o período de isolamento, essa tendência permanece e, desde 2020, a área tem apresentado crescimento anual.

Quem tiver expertise como arquiteto ou engenheiro pode prestar esse tipo de serviços, mas lojas de materiais de construção são capazes de fornecer para obras residenciais, bem como atender demandas menores do público em geral.

Áreas residenciais ou comerciais em desenvolvimento podem ser um bom destino para empreendimentos comerciais, pois tem potencial para novos clientes conforme os imóveis ao redor forem comprados. 

Mundo fitness

Cuidar da saúde tem se tornado mais acessível e, além das academias, as pessoas têm buscado outras alternativas nos esportes e exercícios com o intuito de melhorar o condicionamento, se proteger de doenças e até mesmo melhorar a saúde mental.

Portanto, esse universo também apresenta potencial e, melhor, conta com opções diversas. Quem tem aptidão para o setor alimentício pode investir em um café com versões fitness no cardápio, por exemplo.

Já as lojas de suplementos têm se popularizado em regiões próximas de academias e centros esportivos. Os “snacks”, comidas rápidas que são encontradas em vendas de bairro, também ganharam versões de baixa caloria e valem o investimento na prateleira para ajudar na alimentação em dias corridos.

Bem-estar

Por falar em dias corridos, a rotina agitada dos dias atuais faz com que momentos de relaxamento sejam ainda mais importantes. Portanto, mais do que um salão de cabeleireiro ou clínica de estética, estabelecimentos voltados a atividades como spa e massagem são atrativos.

Também conhecido como mercado de wellness, as atividades comerciais relacionadas ao bem-estar seguem em crescimento. Um relatório mundial publicado pelo Global Wellness Institute aponta que esse tipo de estabelecimento deve crescer 57% em faturamento até 2027, chegando a USD 8,5 trilhões ao redor do mundo.

Dentro do guarda-chuva de “wellness” estão ainda atividades para a saúde holística, que envolvem o uso de produtos naturais.

Decoração

Não foi só a reforma da casa que cresceu nos últimos anos. Depois de passar tanto tempo em seus lares, as pessoas mudaram o olhar e passaram a investir mais em detalhes e decorações que deixassem o ambiente mais confortável e com personalidade.

Por isso, lojas de itens de decoração atendem esse público e ainda podem oferecer algo que é considerado uma tendência no varejo: a personalização. Sejam móveis de MDF prontos para que o consumidor customize ou itens que podem ser encomendados com imagens do gosto do cliente, há um universo de oportunidades.

PET

Não é novidade que o mercado de PETs sofreu um boom nos últimos anos. Hoje existem grandes varejistas que atendem esse segmento, mas ainda há espaço.

Segundo a ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos Para Animais de Estimação), o Brasil é o terceiro país com a maior população de animais de estimação. Só em 2021 a indústria PET faturou R$ 35,8 bilhões no país.

Os serviços são diversos: desde alimentação, acessórios e saúde, até creches, spas, banho e tosa.

Essas ideias de lojas para abrir o próprio negócio representam mercado em alta para o comércio físico e são oportunidades para quem quer trabalhar por conta. Agora, é só começar seu plano de negócios e realizar o sonho de se tornar empreendedor.