Conheça os tipos de imóveis comerciais e escolha o mais adequado

Entenda os diferentes tipos de imóveis comerciais e qual o uso adequado para cada um, garantindo o melhor funcionamento e crescimento da empresa

Quando se trata de abrir um negócio, ou até mesmo expandir, uma das primeiras questões que precisam ser avaliadas é o espaço físico. Localização, acesso, uso do local são algumas características a serem avaliadas para tomar uma decisão. Mas, antes de mais nada, é preciso entender que existem diversos tipos de imóveis comerciais, e cada um tem uma função, sendo adequado para um tipo de negócio.

Além das características acima, ter visão de futuro também é importante para avaliar se o espaço irá atender aos objetivos da empresa em alguns anos, e consegue comportar os planos de expansão.

Há, ainda, a possibilidade de aliar dois tipos diferentes, como um escritório e um galpão. Conheça a seguir os principais tipos de imóveis comerciais e os melhores usos para cada um:

Sala comercial

Um dos tipos mais tradicionais, as salas geralmente ficam em prédios comerciais ou mistos. Normalmente contam um espaço amplo, onde as áreas e os colaboradores serão distribuídos, além de uma sala de reunião. Pode ter ainda uma copa, e um escritório separado.

É o tipo mais comum pois abrange uma grande quantidade de negócios, a começar por qualquer tipo de empresa que tenha ou seja baseada em escritório. Portanto, quem atua com publicidade, advocacia, arquitetura, engenharia, administração ou controladoria pode se beneficiar desse espaço.

Mas também é apropriado para quem trabalha na área criativa, transformando-o em ateliê, e ainda para especialidades da saúde, beleza e bem-estar, como consultórios médicos e dentistas, psicólogos e serviços de beleza.

Casa

Outra possibilidade, que depende do tamanho da empresa, é alugar uma casa. Pode estar localizada em bairro comercial ou residencial, o que também varia de acordo com o tipo de organização. A casa é ideal para quem precisa de espaços distintos, como salões de beleza, que conseguem setorizar os cômodos.

Também é utilizada para a indústria criativa, já que os espaços podem ser transformados, por exemplo, em estúdios, e reformados para melhor acústica.

Porém, um uso crescente para esse tipo de imóvel nos últimos anos é o coworking. Essa modalidade tem se popularizado por proporcionar flexibilidade em seu uso. Os coworkings permitem que empresas aluguem espaços inteiros ou profissionais autônomos usando apenas uma mesa, ou sala de reuniões. Assim, eles são dispostos de maneira mais dinâmica, para atender modelos de negócios distintos.

Lote

Os lotes estão alinhados com a visão de negócio que falamos acima. Ao adquirir um terreno, a empresa tem liberdade para decidir como vai se organizar, e construir o imóvel que mais se adeque às suas necessidades.

Investir nesse tipo de imóvel também pode se tornar uma fonte de renda, já que a construção valoriza a venda ou locação.

Galpão

Os galpões são espaços amplos, com pé direito alto, apropriados para uma operação fabril ou logística. Sua disposição permite a circulação de maquinário, portanto quem possui alto estoque e precisa fazer a gestão da armazenagem e distribuição precisa de um espaço como este.

Por isso também é adequado para fábricas, já que o espaço permite a criação de uma linha de produção ou montagem. Os galpões ainda podem contar espaços com escritórios, para apoiar nas questões administrativas.

Como esse tipo de negócio geralmente envolve transporte em veículos maiores, pode estar também afastado dos grandes centros, e em locais mais estratégicos para a distribuição.

Loja

Por fim, outro modelo mais tradicional são as lojas. Sua principal característica é a necessidade de ser aberta ao público, portanto conta com uma fachada mais visível e, em muitos casos, uma vitrine. Mas também necessita de espaços “escondidos” do público, como áreas de armazenagem de produtos, ou até uma cozinha caso o empreendimento seja no ramo alimentício.

Também tem um amplo uso, pois pode ser adequada a qualquer empresa do varejo. Na alimentação, pode ser utilizada para restaurantes e bares, cafés, sorveterias e docerias, padarias ou qualquer empresa do gênero. Conhecer os tipos de imóveis comerciais é indispensável para quem está começando um negócio, ou saindo da informalidade, e até mesmo expandindo sua atuação. O espaço comercial deve refletir as necessidades da empresa e seus objetivos a longo prazo.