O que é storytelling e como aplicar no negócio

Saiba mais sobre essa abordagem e como ela pode ser utilizada como uma estratégia de marketing para conquistar novos clientes e ampliar seu negócio

Alguns podem achar que saber contar uma história é um dom, mas na verdade desenvolver narrativas inclui diversas técnicas que podem ser aprendidas e aperfeiçoadas. E para quem tem um negócio, saber desenvolver uma narração pode ser um grande diferencial. Por isso, vamos mostrar o que é storytelling e como essa ferramenta pode ser utilizada para oferecer visibilidade para as empresas.

A palavra storytelling vem do inglês e pode ser traduzida como contar história. E os seres-humanos fazem isso há anos, desde as pinturas rupestres encontradas em cavernas centenas de anos atrás, até os podcasts de crime tão populares nos dias de hoje. 

Para um negócio, oferece a possibilidade de criar uma conexão com o público-alvo, transformar os clientes em propagadores da empresa, gerar identificação e fidelização, fortalecendo a marca.

O diferencial do storytelling é criar uma narrativa, utilizando personagens, cenários, conflitos e uma mensagem final. Assim, por mais que esteja falando de um assunto ou produto já conhecido, vai fazê-lo de uma forma única.

Como começar?

A primeira coisa a se pensar ao desenvolver o storytelling é a mensagem. A ideia aqui é fazer mais do que vender um produto, mas sim transmitir uma ideia. Portanto, para começar, é necessário pensar na imagem que quer passar.

Um exemplo famoso é da marca de produtos de higiene e beleza Dove. Com o propósito de mostrar a real beleza das mulheres, eles comumente criam peças publicitárias que abordam a relação entre como uma mulher se vê e é vista. A ideia da marca não é vender cremes, mas sim mostrar que todas as mulheres são bonitas com seus próprios traços, idades e cores.

O storytelling busca transmitir essa mensagem levando as pessoas em uma jornada. Com isso, seu foco é o conteúdo da mensagem, a história que será contada. Veja quatro dicas para desenvolver a narrativa:

1- Conheça seu público-alvo

Sempre falamos no blog sobre a importância de conhecer o público com quem se quer falar. Isso porque essa é uma etapa essencial já que de nada adianta criar uma mensagem se ela não chegar em quem a empresa quer impactar. Entender bem esse grupo ajuda não só a definir a melhor forma de contar essa história e através de qual mídia, mas também ajuda a compreender o que essas pessoas querem.

2- Encante seus clientes

As histórias são feitas para gerar emoção. Pense em um filme: uma comédia fará rir, um drama vai emocionar, um suspense, assustar. Na hora de desenvolver o storytelling, busque maneiras de fazer com que o cliente se encante através de seus sentimentos pelo que acabou de ver, ouvir ou ler.

3- Escolha um caminho narrativo

Existem diversas opções na hora de definir como a história será contada. Confira alguns formatos mais utilizados:

  • Case: uma maneira eficiente é utilizar um case de sucesso. Um cliente que foi impactado pelo produto ou serviço e alcançou resultados positivos, por exemplo.
  • Marca: conte como a empresa surgiu. Seja pelo desejo de abrir o próprio negócio, causar impacto em uma comunidade, mudar de vida, ajudar a família. As histórias das pessoas por trás das marcas contam com inúmeros exemplos de superação e criam identificação com o público.
  • Valores: deixe claro para as pessoas quais são os valores da organização. Por exemplo, uma empresa que conta com processos sustentáveis pode mostrar o impacto que sua empresa tem na proteção do meio ambiente.
  • Identificação: faça o público se identificar com o produto ou serviço oferecido ao apresentar uma experiência. Por exemplo, passar um perfume novo antes de um encontro ou viajar com a família para um destino paradisíaco.

4- Seja transparente

A história só vai causar o impacto pretendido se for feita com verdade. Mesmo que a proposta seja vender um sonho ou um desejo, a marca precisa ser capaz de realizá-lo. Como falamos, o storytelling tem potencial para criar um efeito emocional e, se não entregar esse sentimento, terá clientes insatisfeitos.

Por fim, use os recursos que forem mais condizentes com o público. Em geral, essas ações têm uma característica mais visual, com vídeos e ilustrações, mas quem tem um blog ou quer apostar em mídias de áudio também pode causar o efeito desejado. Agora que você já sabe o que é storytelling, não deixe de aproveitar esse recurso para apresentar suas histórias ao público e ampliar seus negócios.