Veja como criar um plano de marketing em 5 etapas

Entenda o que é um plano de marketing e a importância de criar estratégias adequadas para qualquer tipo e tamanho de empresa

O marketing é uma parte importante da estruturação da empresa, mas muitos negócios, especialmente MEIs e pequenos comércios, não priorizam essa atividade por não terem tempo ou investimento. Mas as ações no digital podem ser econômicas e adaptadas para o tamanho de cada empresa. Para que isso funcione, porém, é necessário fazer um plano de marketing.

O planejamento permite que as ações não se percam e as metas sejam realmente alcançadas. Mesmo que já possuam algumas estratégias, como redes sociais, as empresas talvez não estejam atentas à importância de estruturar essas mídias para que deem retorno, seja em termos financeiros ou de visibilidade.

O que é um plano de marketing?

O plano funciona como um mapa, um documento onde constam todas as estratégias definidas, os objetivos e metas e as ações necessárias para alcançá-los. Ele abrange determinado período, que pode ser o ano, o semestre, ou ainda entrar em detalhes de ações específicas.

Uma doceria pode, por exemplo, desenvolver um plano somente para o período de Páscoa, ou um comércio pode trabalhar com foco na Black Friday.

O importante é que esse guia constem as informações importantes relacionadas ao marketing e sirva como uma referência para que a empresa atinja os objetivos estabelecidos.

O plano, porém, não é a primeira etapa do desenvolvimento de marketing. Antes, é preciso já ter definido algumas diretrizes, como:

Objetivos

O marketing tem uma função abrangente para uma empresa. Com o inbound, é possível atrair novos clientes, e com conteúdos gerar mais credibilidade. As redes sociais permitem ampliar o público e o e-mail marketing contribui para o aumento das vendas. E é possível utilizar todos os métodos, contanto que os objetivos estejam claros.

Uma empresa pequena, por exemplo, pode preferir dedicar seus esforços a aumentar a visibilidade no Google, portanto suas estratégias seguirão por esse caminho. Já um profissional autônomo pode optar por ser conhecido nas redes sociais e, portanto, adaptará suas ações para melhorar seu perfil online.

Público-alvo

Não se definem ações de marketing sem antes saber com quem a empresa quer falar. Estabelecer quais são as personas que representam os públicos é um fator determinante para as próximas etapas. Com isso, é possível fazer uma pesquisa de mercado e entender o que esse público busca, quais seus interesses e até observar como a concorrência os aborda.

Branding

A comunicação visual, aliada aos valores e missão, compõem o branding e é a base da organização. No aspecto visual, isso ajudará a definir como as peças publicitárias serão feitas, permitindo uma comunicação padronizada em todas as mídias.

Já os valores fortalecem a mensagem a ser transmitida e ajudam a criar conexão com o público.

Como fazer um plano de marketing em 5 etapas

Com as diretrizes acima definidas chega a hora de fazer o plano. Entenda como montar um planejamento eficiente em cinco etapas:

1- Defina as estratégias

Primeiro é necessário definir quais estratégias serão utilizadas. O plano irá detalhar cada uma, definindo os objetivos das ações. Se o foco for redes sociais, por exemplo, o plano deve conter:

  • Quais redes a empresa está presente e os números de cada uma
  • Quais ações serão feitas (vídeos, artes, tutoriais, etc)
  • Qual o objetivo a cada mês/trimestre/ano

2- Crie metas

O objetivo servirá como o guia principal, mas as metas permitem avaliar cada ação individualmente e entender se estão surtindo efeito. O objetivo de uma empresa pode ser aumentar os leads, e as metas quantifica isso propondo a aquisição de x leads/mês.

3- Faça um cronograma

Quem quer investir nas redes sociais, por exemplo, precisa ter consistência nas postagens, caso contrário o público esquece ou deixa de seguir. Fazer um cronograma permite colocar essa estratégia na agenda, definindo períodos específicos para realizar as ações.

Isso ajuda a organizar o que deve ser feito a curto, médio e longo prazo, e ainda facilita a vida de profissionais que não têm uma equipe e precisam incluir essas tarefas em seu dia a dia.

4- Analise os resultados

O plano também deve conter KPIs que permitam medir o resultado das ações propostas. Isso ajuda a analisar se o que está sendo feito gera o resultado esperado. Por isso, é importante acompanhar o andamento das ações e analisar o que tem mais adesão do público. 

5- Repense

O plano é um guia que pode ser alterado ao longo do processo. Ao avaliar esses dados e acompanhar as ações de perto, é possível verificar que algumas estratégias funcionam melhor que outras e repensar os passos seguintes. Por que dedicar tanto esforço ao Facebook, se o e-mail marketing é mais eficiente? A tentativa e erro faz parte e deve estar incluída no plano de marketing. Por fim, a maneira como isso é documentado depende das possibilidades e facilidades de cada um. Alguns utilizam sistemas de gestão, ou até mesmo um Powerpoint para estabelecer o plano. O que importa é que isso fique claro e permita a evolução da empresa.