7 dicas de vídeos para divulgar seu negócio

Veja quais são as principais plataformas de vídeo e como criar conteúdos atrativos para conquistar novos públicos e divulgar a marca

É difícil circular pela internet sem se deparar com um vídeo. Esse formato de mídia se popularizou nos últimos anos, entre outros motivos, por conta da ascensão da Geração Z nas mídias sociais, consumindo e produzindo conteúdo. Estatísticas apontam que esse tipo de mídia foi responsável por 65,93% de todo o tráfego da internet em 2022. Com isso, plataformas como o TikTok passaram a atrair novos adeptos e as empresas agora priorizam o uso de vídeos para divulgar seu negócio.

Apesar da rede ter popularizado o formato, a verdade é que os vídeos curtos têm ganhado a público há anos, desde o Snapchat, que ficou conhecido pelas publicações que sumiam em 24 horas.

O Instagram logo replicou o formato com os “Stories” que vieram para ficar e acabaram por diminuir a relevância do Snapchat. Com o TikTok, porém, a ideia não é fazer o conteúdo sumir, mas seguir o conceito da agilidade.

As gravações podem ser feitas na própria plataforma, com cortes secos, narrações rápidas e no máximo três minutos para transmitir a mensagem. Existem muitas formas da marca se destacar na rede, incluindo fazendo os próprios vídeos ou apostando em influenciadores da rede para divulgar um produto.

No segundo caso, o ideal é permitir que as personalidades imprimam seu estilo pessoal no conteúdo, adaptando-o para a linguagem que já atraiu seus seguidores. Porém, quando a ideia é criar um conteúdo próprio, há muitas formas, inclusive econômicas, de fazer vídeos para ajudar a impulsionar um negócio.

Com a Coca-Cola, por exemplo, o TikTok informou que a marca aumentou em 65% seu CTR, ou seja, taxa de cliques em uma campanha no Dia do Hambúrguer. A ação, feita com influenciadores da plataforma, ainda aumentou a lembrança da marca principalmente em associação com o lanche.

Vídeos para negócios

Já comentamos aqui sobre a importância de apostar nas redes sociais para fortalecer uma marca e, claro, para aumentar as vendas. Seja no Instagram, Facebook e até LinkedIn. Claro, não é necessário estar em todas elas, mas sim nas que são estratégicas para o negócio. E cada uma tem suas peculiaridades, além, claro, de um público específico. Confira:

Instagram Reels

Uma resposta direta ao sucesso do TikTok, o Reels se tornou um dos principais recursos para as marcas no Instagram, que atualmente é a terceira rede mais usada no Brasil, com 113 milhões de usuários.

A função também é parecida com a rede vizinha. Por lá, é possível filmar diretamente e já editar os cortes, adicionando efeitos e músicas ou áudios. O formato em vídeo, inclusive, tem melhor entrega que imagens.

Ou seja, o próprio Instagram considera esse tipo de material mais completo e, de forma orgânica ou através de anúncios, aumenta a visibilidade do post.

Youtube

A segunda rede social mais acessada no país, o Youtube já é estabalecido como plataforma de áudio. As pessoas assistem programas, resumos de séries e filmes, acompanham seus influenciadores favoritos, ouvem música e até acompanham outros formatos, como podcasts.

Com 142 milhões de usuários no país, a plataforma ainda tem diversos conteúdos entre os mais populares do mundo, como o infantil Galinha Pintadinha ou o canal musical de funk Kondzilla.

Nos vídeos horizontais, o formato também costuma se transformar com frequência e a plataforma muda suas diretrizes, fazendo os criadores se adaptarem. Agora, ainda há também uma versão curta, chamada “Shorts”, que dura até um minuto.

TikTok

A principal rede quando o assunto é vídeo curto, o TikTok chegou a aumentar para três minutos o tempo máximo dos vídeos, que antes era de até 60 segundos. Um dos destaques das redes são as comunidades, geralmente representadas por uma hashtag, como “booktok” para os fãs de literatura ou “gametok” para os fãs de jogos.

Kwai

Correndo por fora para acompanhar as principais plataformas, o Kwai tem investido no Brasil e, em 2023, entrou para a lista das redes sociais mais acessadas, com 48 milhões de usuários no país. Conhecida pelas paródias, a plataforma inaugurou este ano uma ferramenta para apoiar seus creators e ajudar as marcas a analisarem dados sobre seu potencial de influência.

Como fazer vídeos para divulgar um negócio?

Agora que você já conhece as plataformas, é só escolher a mais adequada, considerando o público-alvo e começar a planejar o conteúdo. Confira algumas dicas para fazer vídeos:

1- Tenha um porta-voz

Algumas empresas grandes criam personalidades através de computação gráfica para serem “a cara” da empresa. Quem não pode investir nesse tipo de tecnologia deve buscar um rosto para representar a marca.

Conteúdo produzido por alguém que aparece nas imagens costuma ter uma performance melhor e é considerado mais relevante.

Dessa forma, é possível aliar esse material com outras estratégias, desenvolvendo um marketing de conteúdo baseado em materiais ricos que tornarão a marca mais relevante para o cliente.

2- Aposte em conteúdos explicativos

Uma das principais procuras por materiais em vídeos está relacionada a “como fazer”. Se esse tipo de conteúdo fizer sentido para o negócio, aposte nesse estilo. Uma loja de produtos de beleza pode fazer tutoriais de maquiagem, por exemplo. Já uma doceria pode dar dicas para incrementar as sobremesas clássicas.

3- Invista em uma boa estrutura

Não é preciso gastar milhares para produzir em um estúdio profissional, mas para melhorar a qualidade das imagens, crie uma estrutura básica, com uma boa iluminação, como um ring light, por exemplo. Além disso, busque como melhorar a configuração das imagens no celular se não puder investir em uma câmera profissional.

4- Tire dúvidas

Assim como os tutoriais, vídeos respondendo dúvidas de clientes também apresentam bons resultados. Em geral, o ideal é ter um especialista, como por exemplo um advogado trabalhista respondendo questões específicas sobre o tema enviadas a um escritório.

5- Mostre os bastidores

Outra forma de atrair a curiosidade dos seguidores e potenciais clientes é mostrar o que eles não estão acostumados a ver. Uma loja pode mostrar como é uma rotina atualizando o estoque ou mudando a vitrine, enquanto um restaurante pode mostrar detalhes do dia a dia na cozinha.

6- Fique por dentro das trends

Quando um conteúdo viraliza na internet, ele logo ganha novas versões, paródias e outras alternativas. A marca também pode se aproveitar dessa trend, caso seja possível relacionar com sua linguagem.

7- Conte a história da marca

Uma forma eficaz de criar proximidade com o público é contando a história da marca. Isso agrega valor e permite que os clientes se relacionem. O storytelling faz parte do processo de criação de uma identidade forte e um vídeo pode apoiar nesse processo. É uma forma de imprimir criatividade e modernidade nessa apresentação, e ajuda no processo de encantar o público.

O mais importante, independente do formato ou rede, é estar sempre atento ao que as marcas estão fazendo e quais são as tendências de vídeos para divulgar seu negócio.