Você conhece o MEI Tools? Saiba tudo sobre essa ferramenta

Entenda como essa plataforma ajuda empresas de todos os tamanhos, inclusive os microempreendedores a apostarem em inovação para seus negócios

Entenda como essa plataforma ajuda empresas de todos os tamanhos, inclusive os microempreendedores a apostarem em inovação para seus negócios

O número de microempreendedores individuais no Brasil segue em alta em 2023. Como uma alternativa à informalidade e com possibilidades exclusivas de crédito, muitos profissionais autônomos seguem vendo a categoria como uma oportunidade de abrir seu próprio negócio. Com isso, surgem também novas ferramentas para apoiar esse grupo, como o MEI Tools.

Só nos primeiros quatro meses deste ano, mais de 1 milhão de MEIs foram abertos e hoje a categoria representa 57,9% dos negócios ativos no país. Com o aumento da participação de microempreendedores no mercado formal, vemos também o crescimento da concorrência.

Encontrar diferenciais competitivos, então, se torna uma necessidade para se destacar nesse cenário em constante crescimento. E uma das formas de fazer isso é através da inovação.

Muitas pessoas ainda encaram a palavra inovação como algo inatingível, feito somente para grandes empresas de tecnologia com alto capital, como a Apple. Mas processos inovadores podem ser encontrados em todas as etapas de um negócio e tem potencial para transformar a empresa, os clientes e ainda melhorar a vida de todos.

Com os desafios do dia a dia da administração de uma empresa, porém, nem sempre é fácil dedicar tempo para exercer a criatividade ou trabalhar em processos inovadores, ou ainda encontrar apoio ou investimento para tirar essas ideias do papel.

MEI Tools

Foi pensando nisso que um conjunto de instituições, incluindo órgãos governamentais, agências de fomento, bancos, além do Sistema Indústria e o Sistema S, desenvolveram a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Desde 2008 a MEI busca formas de incentivar a inovação na indústria, mas também em outros segmentos. Com isso, em 2022 eles lançaram o MEI Tools. A ferramenta funciona como um “match”. No site oficial, é só incluir as informações sobre a empresa, como tamanho, e detalhes sobre o projeto que deseja desenvolver.

Dentro das possibilidades oferecidas pela plataforma, vão aparecer as que mais se adequam a informações fornecidas. Hoje, o Mei Tools conta com 181 instrumentos, sendo 88 adequados também para micro e pequenas empresas.

Além disso, 30 desses instrumentos não exigem nenhum tipo de investimento por parte da empresa. São considerados instrumentos as iniciativas – públicas ou privadas – de fomento à inovação, que já foram mapeadas e estão disponíveis na plataforma.

Acessando a publicação da CNI é possível ver todos os instrumentos disponíveis. Mas o diferencial do site é justamente encontrar quais deles são adequados para a iniciativa da empresa. Neste caso, o processo é simples:

1- Acessar o site MEI Tools

2- Encontrar a “busca facilitada”

3- Incluir os dados como tipo de apoio, porte da empresa, cobertura, tipo de cooperação e contrapartida.

4- Fazer a pesquisa e encontrar o instrumento adequado.

O diferencial da plataforma é a abrangência de sua atuação. Entre os tipos de apoio estão consultorias, capacitações e mentorias que, para muitas empresas iniciantes, será o primeiro passo para inovar.

Confira algumas iniciativas do MEI Tools:

Por que inovar?

Além do já mencionado diferencial competitivo, a inovação traz outras possibilidades que permitem a movimentação da economia e podem até criar novos hábitos. Nós ainda fazíamos visitas à locadora do bairro quando a Netflix começou a atuar como um serviço de delivery de DVDs.

Mas a inovação proposta pela pequena empresa causou um impacto tão grande que transformou a maneira como consumimos produções audiovisuais e mudou o padrão da indústria mundial.

Como falamos, nem toda inovação precisa ter essa característica de transformação global, mas só o impacto na própria produção pode trazer resultados positivos para o microempreendedor.

Desenvolver uma máquina, por exemplo, que agilize a criação de peças de bijuteria pode permitir que uma microempresária aumente sua produção e suas vendas, podendo expandir seu negócio.

O MEI Tools apresenta um caminho que permite que qualquer empresário, mesmo quem trabalha da sala de casa, possa visualizar um novo rumo para o seu negócio, com mais estrutura, capacidade produtiva e lucro.