Conheça cinco dicas para expandir os negócios agora

Se chegou a hora de ampliar sua empresa, mas não sabe como, confira nossas dicas para fazer uma expansão estruturada e aumentar as vendas do seu negócio

A categoria de microempreendedor individual (MEI) permitiu que muitas pessoas pudessem começar seu próprio negócio com baixo investimento inicial, tirando do papel o sonho de serem os próprios chefes. Qualquer empresário, porém, quer ter a oportunidade de expandir os negócios e fazer sua empresa crescer.

Segundo uma pesquisa da Equinix, 86% dos líderes de empresas planejam expandir nos próximos meses. Se essa hora chegou no seu negócio, é preciso planejar e criar estratégias para que a ampliação seja feita de forma eficiente e estruturada. Existem diversas formas de iniciar a expansão, começando com uma boa estratégia de marketing.

Para definir os próximos passos é importante saber onde quer chegar, conhecer bem sua empresa, e fazer um bom planejamento financeiro, já que dificilmente essa expansão acontecerá sem investimento. Entenda como criar estratégias de crescimento com as nossas dicas:

Seja um especialista no mercado

Uma expansão envolve certa dose de adivinhação. Não, não precisa ter uma bola de cristal, mas precisa fazer algumas previsões. Para entender que caminho seguir, estude seu mercado e o conheça profundamente.

Leia publicações temáticas, consulte especialistas e, principalmente, fique atento às tendências. Inovações tecnológicas e comportamento dos clientes podem ser importantes indicadores de qual caminho seguir.

Busque inovações

Se estiver atento ao mercado, vai conseguir visualizar com mais facilidade as tendências e, em cima disso, pode estruturar inovações. Seja nos produtos, no tipo de serviço, no formato de vendas.

Até pequenas mudanças podem fazer diferença. Por exemplo, com a chegada do Pix, essa se tornou uma nova forma de pagamento para quem tem loja online. Lançado no final de 2020, o formato já é o segundo mais utilizado para pagamentos.

Inovar também pode significar ampliar os serviços e produtos. Com o tempo, é possível compreender melhor os consumidores da sua marca, e o que eles gostam. Se puder desenvolver novos serviços ou produtos que se alinhem com as necessidades deles, há uma boa chance de fidelizá-los.

O meio digital também se transforma rapidamente e há novidades constantes na forma de atuar on-line. Portanto, fique por dentro das tendências de marketing e esteja um passo à frente dos concorrentes.

Comece pelo básico

Existem muitos modelos de expansão possíveis, mas para quem não tem muito investimento, pode começar apostando em marketing digital. Para quem atua no e-commerce essa já é uma ferramenta essencial.

Mas mesmo para quem só possui lojas físicas, pode se beneficiar do alcance digital e existem muitas formas de trabalhá-lo. Por exemplo, apostando em influenciadores digitais, que aumentam a confiabilidade do consumidor, ou aderindo a rede social que faz mais sentido para o seu negócio e público.

Esteja preparado, porém, para os resultados dessas ações. Se a ideia é ampliar as vendas, garanta a logística de entrega e, principalmente, o estoque. Antes de fazer uma ação promocional ou divulgar sua marca, entenda se está preparado para os resultados positivos.

Trabalhe com o que você já tem

É possível que seu modelo de negócios atual permita expandir usando a estrutura que você já tem. Por exemplo, se você possui um imóvel físico e só ocupa uma parte dele, por que não fazer um coworking?

E se quiser expandir, mas manter o estilo do negócio, pode optar por criar franquias. Ou pode ainda aderir ao conceito de Phygital para integrar ainda mais sua operação física e digital.

Descubra o que os consumidores querem

Existem pesquisas globais que apontam, anualmente, as mudanças nos hábitos de consumo das pessoas. Ficar atento a essas alterações é importante, mas para expandir com propriedade, é preciso conhecer bem seu público-alvo.

Como comentamos acima, pode ser que um novo produto, aliado ao que você já fornece, seja uma boa solução, mas só compreendendo os hábitos dos seus clientes você entenderá o que precisa ser feito. Talvez, o que eles querem seja um canal de venda alternativo, ou buscam fretes mais baratos ou rápidos.

Pode ser também que tenha chegado a hora de crescer geograficamente. Quais são as regiões onde sua empresa tem maior atuação? Faz sentido abrir um segundo ponto em outra cidade, ou estado? Só com boas análises dos consumidores é possível responder essas questões e planejar com eficiência.

Ser um especialista no que faz, no final das contas, será o maior diferencial para ajudar a ter sucesso ao expandir os negócios. Mergulhe de cabeça na sua área e descubra o melhor caminho a seguir.