Saiba tudo sobre Inbound Marketing

Saiba tudo sobre essa estratégia e entenda porque ela é tão utilizada em empresas de todos os tipos e tamanhos

As estratégias de marketing hoje têm um papel central nas organizações pois, apesar de variadas, têm como propósito aumentar a visibilidade de uma marca e, consequentemente, as vendas, mesmo que de forma indireta. Dentro dessa temática, nenhuma técnica é mais aplicada que o inbound marketing quando se trata de ações online.
Isso não significa que uma empresa física não deva conhecer ou investir nesse conceito, pelo contrário. Mesmo quem só atua no presencial precisa estar no digital de alguma forma, ainda que seja apenas para fortalecer a marca.
As pessoas estão acostumadas a utilizar o Google como referência, seja para encontrar um serviço por perto, ou descobrir onde tem uma loja com o produto que busca, ou até para checar avaliações e decidir se vai ou não utilizar o serviço de um profissional.
Além disso, as redes sociais são formas de manter os clientes e o público-alvo engajados, fornecendo conteúdos que sejam interessantes para eles e transmitam a seriedade e qualidade do que é ofertado pela empresa. Ou seja, se não há como fugir do digital, porque não fazer da forma correta, e ainda usar as ferramentas disponíveis para aumentar a clientela?
O que é inbound marketing
Por muitos anos, a principal estratégia do marketing era ir até os clientes. Isso implicava em outdoors e outras representações visuais espalhadas pela região de interesse, além da famosa mala-direta.
Assim, as informações sobre um produto ou marca chegavam na porta da casa das pessoas, e elas tinham um lembrete constante de que podiam visitar o estabelecimento.
O inbound, como o próprio nome já diz, faz o oposto: cria atrativos para que o cliente o busque de forma ativa. “Inbound” em inglês significa “entrada” e o conceito é mais ou menos esse: deixar o cliente entrar. Parece confuso, mas vamos explicar melhor.
Vamos pensar na estratégia mais tradicional do marketing: anúncios que indicam porque determinado produto ou solução é a melhor opção, informações sobre preço e oportunidades de pagamento, detalhamento das funcionalidades. Por mais atrativo que isso possa parecer, talvez não tenha impacto em quem não está ativamente buscando por algo do gênero.
Como, então, fazer com que outras pessoas se interessem por isso? Oferecendo algo de qualidade, gratuito que com certeza agregará valor para a pessoa. O principal objetivo do Inbound Marketing é conquistar essas pessoas através de conteúdo e fazer com que elas permitam que a empresa continue se comunicando, geralmente através de e-mail. Esse e-mail, ou a forma de contato que a empresa busca (pode ser o WhatsApp, por exemplo) é chamado de “lead”.
A ideia ao conquistar esse lead é garantir que a pessoa tem interesse em receber novos conteúdos, que podem incluir ofertas específicas atreladas aos seus interesses. Com isso, cria-se um funil de vendas que, em geral, é alimentado através de e-mail marketing.
A atração é a primeira etapa desse processo que vai incluir ainda:

  • Conversão (quando o potencial consumidor aceita compartilhar seu contato e se torna um lead)
  • Venda (quando ele conclui uma compra)
  • Encantamento (quando ele é fidelizado e se torna um promotor da marca).
    Como desenvolver?
    Por mais que haja caminhos mais tradicionais que todos podem percorrer, o importante antes de começar é planejar uma estratégia condizente com o que o público-alvo quer.
    Não adianta querer desenvolver uma estratégia com diversas automações de e-mail, e comunicações distintas para cada etapa do funil, se a empresa não contar com profissionais dedicados a isso. O mais importante é manter o cliente engajado, portanto defina estratégias reais.
    Além disso, o conteúdo não precisa ser literalmente relacionado ao produto vendido. Vamos usar como exemplo uma sorveteria de bairro. Eles têm uma clientela fiel que aparece o ano todo, além de alguns frequentadores no verão. Porém, o ambiente é acolhedor, e eles gostariam de atrair grupos maiores, de familiares ou amigos, para permanecer por mais tempo na sorveteria.
    O primeiro passo é atrair essas pessoas que geralmente não frequentam o lugar. Para isso, podem oferecer, por exemplo, um mini-livro de receitas, com sugestões para fazer em casa. Uma vez cadastrados, os leads podem receber mais informações sobre a sorveteria, com fotos do ambiente, detalhes do cardápio, sabores disponíveis para levar.
    O inbound é tão utilizado justamente porque oferece inúmeras possibilidades de acordo com os objetivos, faturamento e equipe disponíveis.
    Objetivos do inbound marketing
    Como falamos acima, o objetivo dessa estratégia é estreitar a relação com o cliente. Ele verá valor no conteúdo ofertado, vai clicar nos links, e pode até compartilhar as informações recebidas.
    Com isso, ele terá a empresa em mente quando precisar de um serviço do gênero, e vai criar confiança com a marca. Além do mais, mesmo depois de uma compra, continuará se comunicando e lembrará o cliente da experiência positiva que teve.
    O inbound marketing pode ser um “trabalho de formiguinha”, e nem sempre seu retorno é imediato. Mas aumentar essa conexão é importante, especialmente nos dias de hoje onde o valor da organização é uma prioridade avaliada pelos clientes. Assim, por menor que seja a marca ou loja, ela será lembrada e conquistará seu público.