Franquias em alta para quem quer abrir um negócio

Veja as franquias mais rentáveis, com menor investimento inicial e os segmentos em alta para apostar neste modelo de negócio e se tornar um empreendedor

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, e uma forma de fazer isso de maneira estruturada é através de uma franquia. Abrir uma empresa que já existe pode ter suas limitações, mas também oferece um plano de negócio organizado e um nome reconhecido no mercado. Neste texto vamos mostrar quais são as franquias em alta e os segmentos que valem o investimento.

Mas antes de mais nada, é preciso entender melhor o que é uma franquia. Ela segue o padrão de uma empresa original, que vende o modelo de negócio e a estrutura pronta. Assim, quem adquire uma franquia possui uma versão de determinada loja, seguindo seus padrões.

Isso significa replicar todos os aspectos físicos segundo as regras da empresa, além de reproduzir preços, estoque e fornecedores. Se por um lado inclui regras estritas que devem ser seguidas, por outro representam uma estrutura consolidada e uma marca forte.

Os dados do setor indicam que essa é uma boa oportunidade para quem está buscando uma nova forma de empreender. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franquias), o faturamento no primeiro semestre de 2023 foi 17% maior que o mesmo período do ano anterior.

Abrir uma franquia exige uma análise de mercado, para entender as possibilidades, os segmentos que podem ser explorados e até a documentação necessária. Além disso, há os modelos mais clássicos e tradicionais, bem como outros com menor investimento inicial e até opções de home office.

As mais rentáveis

Para quem está de olho na rentabilidade e conta com um capital inicial maior para começar, as três maiores franquias hoje no Brasil se destacam no segmento de fast food, doces e beleza.

Com um investimento inicial de R$ 90 mil, O Boticário oferece uma rentabilidade mensal de cerca de R$ 70 mil e um retorno sobre o investimento em até 36 meses.

Em segundo lugar vem a rede de chocolate Cacau Show, com investimento a partir de R$ 64 mil e rentabilidade mensal de cerca de R$ 80 mil e um retorno sobre o investimento em até 24 meses.

Por fim, a rede de fast food McDonalds segue sendo uma das principais para quem quer abrir uma franquia, apesar do investimento inicial de R$ 2,8 milhões. Em até 60 meses, o restaurante oferece um retorno sobre investimento, com média mensal de faturamento de R$ 80 mil.

Baixo investimento inicial

Dentro das oportunidades de franquias há diversos tipos, incluindo as microfranquias. Elas têm esse nome por contarem com uma estrutura menor e, consequentemente, baixo investimento inicial.

Segundo o Portal do Franchising, que reúne dados sobre as franquias brasileiras, o segmento deve crescer ainda mais, já que 36% das redes que não operam com baixo custo pretendem desenvolver opções no formato. Em geral, essas empresas contam com investimento inicial a partir de R$ 54 mil.

Alguns dos destaques nessa área exigem conhecimento prévio, como franquias de recursos humanos, corretoras e contabilidade. Mas, outros segmentos que apresentam resultados positivos têm um público mais abrangente. A Gazin Semijoias tem apresentado crescimento exponencial de franqueadas, por permitir um trabalho de revenda autônomo. As oportunidades de investimento começam em R$ 2 mil.

Alguns clássicos também não saem de moda, como o sorvete. A rede de sorveterias Oggi oferece oportunidades com investimento inicial a partir de R$ 50 mil, e retorno em até 24 meses.

No processo para se tornar um franqueado, a empresa também auxilia na busca por um ponto de venda. Encontrar o espaço físico adequado é um desafio que deve considerar o público, concorrência e tipo de negócio.

Segmentos em alta

Os 11 segmentos principais definidos pela ABF apresentaram crescimento em 2022. No total, o setor gerou um faturamento de R$ 211 bilhões no ano. Os segmentos de alimentação, bem como saúde, beleza e bem-estar seguem sendo os carros chefes nesse aumento, seguidos pelo de moda.

Outro destaque é em hotelaria e hospedagem que sofreu um dos maiores impactos durante a pandemia, mas apresentou rápida recuperação e uma variação de 24% no faturamento de 2022 em relação ao ano anterior.

São muitas as franquias em alta no Brasil hoje, inclusive com marcas focadas no crescimento internacional. Porém, para investir nesse negócio, é preciso trabalhar as habilidades administrativas, já que elas são imprescindíveis para o sucesso do negócio.