Como escolher um imóvel comercial

Abrir um empreendimento físico exige muita pesquisa e planejamento, a começar pelo imóvel escolhido. Saiba o que levar em conta para definir um imóvel comercial

Um dos grandes desafios para quem está abrindo um negócio ou o expandindo, é a escolha do imóvel comercial. Há muito a ser considerado, tanto na estrutura e localização, quanto no tipo de empresa será instalada.

Essa busca pode ser longa e gerar muitas frustrações e dúvidas, por isso, temos algumas dicas para quem está a procura do imóvel comercial perfeito.

O que a empresa precisa?

Cada tipo de comércio tem uma lista de necessidades na hora de iniciar essa busca. Vitrine, acesso para carros, espaço aberto, mezaninos. Antes de começar a busca, é importante colocar no papel quais são as reais necessidades do negócio. Uma loja de roupas e sapatos, por exemplo, vai precisar de uma fachada que dê destaque para as peças, enquanto um escritório de contabilidade não precisa. Sorveterias e restaurantes podem optar por ter um espaço aberto para os dias quentes, mais banheiros e, claro, uma cozinha.

Anote as características principais que serão necessárias, para facilitar na hora da busca.

Pense bem na localização

É possível que a primeira coisa que venha a mente quando se pensa em um imóvel comercial seja uma localização central. Claro, estar perto de onde as pessoas estão é importante, mas é preciso levar em consideração o que os clientes precisam. Centros comerciais nem sempre tem espaço para parar o carro, dependendo de estacionamentos, que podem fazer com que as pessoas desistam de visitar o empreendimento. Além disso, algumas avenidas movimentadas não permitem o acesso com tanta facilidade.

O valor do imóvel também costuma aumentar em grandes centros, portanto essa análise é essencial antes de tomar uma decisão. Empreendimentos de saúde, como dentistas, médicos e esteticistas, por exemplo, podem se beneficiar com a localização mais afastada, já que as pessoas agendam seu horário, e buscam facilidade no acesso, e menos movimentação.

Isso vale também para as grandes capitais. Mudar de cidade às vezes não é possível, mas para quem está empreendendo, é preciso estar atento a tendências, e isso inclui a movimentação das pessoas para fora dos grandes centros e a fuga para o interior, impulsionada pela pandemia. Sair das capitais e optar por localidades que estão em ascensão pode oferecer vantagens a longo prazo.

Analise a concorrência

Começar do zero implica criar um público que ainda não conhece o negócio. Existem muitas soluções, inclusive aliadas à estratégias digitais, que podem ajudar a fortalecer a marca. Mas saber onde está a concorrência, e se manter por perto pode facilitar a movimentação. Assim, o público da região, que já busca por determinado serviço, pode ter no seu empreendimento uma nova opção.

Atente-se a documentação

Sabemos que no Brasil nada é fácil, e abrir um negócio pode ser muito burocrático. Além da documentação relacionada à locação, imóveis comerciais podem exigir alvarás e licenças específicas. Dependendo do tipo de estabelecimento, como bares, é preciso estar numa região que permita barulho, além de possuir as permissões adequadas para vender bebida alcoólica.

Atente-se às especificidades do empreendimento, para incluir possíveis restrições na lista de planejamento, antes mesmo de iniciar as buscas.