Marketing de conteúdo: como usar a estratégia em sua empresa

Com certeza você já ouviu falar em marketing de conteúdo. Também é provável que você já utilize essa estratégia na sua empresa. A questão é saber se você está fazendo isso da melhor forma para fazer sua empresa crescer.

Antes de mais nada, marketing de conteúdo é uma estratégia de atração de clientes focada na criação e difusão de conteúdo relevante para o público-alvo. Ah, com um detalhe importante: tudo isso sem promover explicitamente a marca!

Uma boa analogia para entender o conceito é pensar na ideia de “autoridade”. Calma, não estamos falando de poder ou hierarquia. Tem a ver com a mobilização de conhecimento sobre um ou poucos assuntos específicos a fim de se tornar uma referência.

Essa é até hoje uma das principais (talvez a principal) forma de atrair o processo de compra de forma natural e espontânea. Afinal, o marketing de conteúdo não se preocupa em mostrar o que a empresa faz, mas sim identificar o que os clientes mais precisam ou mais querem saber.

Em uma palavra: marketing de conteúdo é sobre aprender a falar com seu nicho de mercado. E aprender a falar é, acima de tudo, saber contar boas histórias. A visibilidade, a confiança e o crescimento da sua marca são consequências da sua capacidade de falar com seu público.

Nesse cenário de pandemia, aumentar as vendas no e-commerce é uma necessidade e uma oportunidade. Sai na frente quem aposta para valer no marketing de conteúdo. Para facilitar seu trabalho, montamos um passo a passo em 5 etapas para usar corretamente essa estratégia.

1. Planejamento

Planejar parece uma ideia muito ampla. Não deixa de ser verdade, mas quando estamos falando de marketing de conteúdo, planejamento significa definir o público-alvo, estabelecer metas e dividir responsabilidades. Quando e quanto publicar? Em quais canais? Qual formato usar? Quem pesquisa e quem produz?

2. Elaboração da persona em marketing de conteúdo

Essa etapa decorre diretamente da primeira. Com objetivos e metas definidos, sabendo mais ou menos a quem direcionar o conteúdo, está na hora de elaborar um cliente ideal do seu negócio. Isso é feito a partir da coleta de dados reais como comportamento, demografia, desafios do nicho. A persona servirá para orientar toda criação de conteúdo. Afinal, quem criar algo, cria para alguém.

3. Criação de conteúdo

Pois é, a própria criação de conteúdo é uma das etapas e não o conjunto todo. Tendo dividido responsabilidades e definido formatos e canais de divulgação, é hora de partir para a criação em si. Um dos maiores erros de empreendedores iniciantes é apostar na massificação, isto é, na criação massiva de conteúdos para serem distribuídos ao longo de um grande período.

Sim, é claro que é possível preparar vários conteúdos para já deixar a bala na agulha, como alguns dizem. Mas as coisas são um pouco mais complexas. Marketing de conteúdo tem a ver com identificar de tempos em tempos as vontades e necessidades do público-alvo, e não apenas uma vez. Interesses mudam, você também precisa mudar. Lembre-se: você cria para o seu público, não para a sua marca.

4. Marketing de conteúdo: distribuição

Essa etapa tem de tudo para ser mais fácil do que as pessoas imaginam. Em primeiro lugar porque no fundo ela já está toda planejada no primeiro passo. Depois, porque há uma diversidade de formatos tão grande – blog, e-book, e-mail, vídeos, redes sociais – que praticamente não faltam “frentes de ataque”. Mas não se engane: não vale a pena sair distribuindo a torto e a direito! Concentre-se em divulgar seus conteúdos nos ambientes em que sua persona se encontra mais ativamente. Ninguém sai distribuindo flyers sobre cortes de carne num grupo de WhatsApp sobre experiências veganas.

5. Análise de resultados e desempenho

É como já dissemos: marketing de conteúdo não é uma estratégia parada e irreversível. Para ter certeza de que as ações estão funcionando, monitore dados sobre tráfego nos canais de distribuição, interações sociais, SEO, networking etc.

“Não está dando certo, o que fazer?” Volte para o primeiro e o segundo passos, é provável que seu planejamento de marketing de conteúdo esteja caduco e sua persona, mal elaborada. Sem desespero, sempre dá tempo de consertar!

No final das contas, não tem segredo. Fale bem com o seu público e, com o tempo, você terá clientes. Novos ou antigos consolidados. Até lá, a peteca está nas suas mãos.