Como utilizar o WhatsApp como canal de vendas

A plataforma conta com uma versão “business” que permite agilizar a comunicação, estreitar a relação com os clientes e pode se tornar um canal de vendas

Empreendedores estão sempre em busca de novas formas de ampliar as vendas e fazer o negócio crescer. Em muitos casos, isso significa buscar os meios adequados para se comunicar com os clientes e isso inclui utilizar o WhatsApp como canal de vendas.

A rede é a mais utilizada pelos brasileiros e está presente em 169 milhões de celulares no país. Com isso, é impossível ignorar a força da plataforma de mensagens, que também já entendeu que pode ser eficiente para as empresas.

Em 2018 a rede lançou o WhatsApp Business, com configurações voltadas para as empresas. Com isso, abriu-se a oportunidade de manter uma comunicação mais direta com os clientes e agilizar a comunicação.

Desde então, a ferramenta tem crescido e se desenvolvido, e hoje é um poderoso canal de vendas.

O que é WhatsApp Business?

O formato Business é similar ao utilizado para uso pessoal, porém, conta com recursos específicos para uso comercial, como automação de respostas, criação de catálogos, envio de respostas rápidas e organização de contatos. 

Para começar a utilizar a plataforma, siga os passos a seguir:

  1. Baixe o WhatsApp Business
  2. Inclua um número de telefone comercial (pode ser celular ou fixo)
  3. Crie um perfil com dados da empresa, incluindo nome comercial, e-mail e categoria
  4. Ative a conta em “configurações”

Depois de criar a conta, é necessário configurar o perfil. Para isso, é importante estabelecer objetivos para o uso da ferramenta, pois isso irá determinar como será ajustado. Empresas que aceitam pedido direto pela plataforma podem incluir, por exemplo, um catálogo de produtos com preços e fotos.

Além disso, determine o horário comercial onde as pessoas receberão uma resposta e crie uma mensagem automática caso receba uma comunicação fora do período estabelecido. Assim, os clientes saberão quando terão um retorno.

Aproveite também para fazer uma breve descrição do negócio e, se for pertinente, inclua endereço físico e site. Para médicos e profissionais da saúde, por exemplo, é uma forma de agilizar o agendamento de consultas.

Caso o paciente tenha encontrado o número em outro canal, como o Google, ao acessar a conversa ele terá as informações necessárias como localização e horário de atendimento para, então, iniciar o assunto.

Além das configurações do perfil, veja outras funcionalidades úteis do WhatsApp Business:

Mensagem automática

Não é só para notificar sobre o horário de atendimento que a mensagem automática pode ser utilizada. Com o apoio de bots, é possível criar uma conversa inicial padrão que permite direcionar o cliente.

Definindo algumas mensagens padronizadas, a empresa pode saber do que se trata a conversa e oferecer uma resposta mais assertiva. Ainda usando o consultório como exemplo, o profissional pode configurar as mensagens para seguir um caminho. Veja o exemplo:

Como podemos ajudar?

  1. Agendamento de consultas
  2. Informações sobre planos de saúde
  3. Pedidos de reembolso

Isso agiliza a comunicação para o cliente e facilita o processo para o responsável pelo atendimento.

Respostas rápidas

Alguns tipos de empreendimento recebem as mesmas dúvidas ou precisam responder o mesmo tipo de solicitação o dia inteiro. Portanto, ao criar respostas rápidas não é preciso mandar sempre a mesma mensagem, como por exemplo orçamentos.

Categorização

O Business ainda conta com uma função muito importante para as empresas, que é a categorização dos clientes. O modelo permite criar etiquetas que ajudam a organizar os assuntos.

Assim, as conversas podem ser divididas de acordo com a solicitação e até mesmo entrar em diferentes etapas do funil de vendas.

Como vender com WhatsApp Business?

Configurar a conta adequadamente é importante pois oferece credibilidade para a marca e aumenta a confiança nos clientes. Assim, o contato direto e ágil pode fazer a diferença para quem está em dúvida e ser um fator decisivo para finalizar a compra. Mas, além disso, há outros meios de usar a ferramenta para vender. Confira:

Listas de transmissão

Um recurso acrescentado recentemente ao WhatsApp é a lista de transmissão, que permite reunir em um só lugar diversos contatos para receberem informações. Não funciona como um chat em grupo, pois apenas quem criou a lista pode fazer publicações.

É preciso tomar cuidado com esse formato pois, se for muito invasivo, pode afastar o cliente. Mas, se ele autorizar e mostrar interesse, essa é uma oportunidade de indicar lançamentos, promoções e ainda usar outras estratégias de marketing como oferecer cupons.

Inbound marketing

Assim como é feito com e-mail marketing, inclua o WhatsApp na estratégia de inbound. Para isso, os clientes devem ser classificados de acordo com seu estágio no funil, como comentamos acima, e receber comunicações personalizadas.

Essa estratégia funciona melhor quando é integrada a um CRM, mas é mais efetiva pois aposta em consumidores que já compraram ou têm mais interesse pelo produto ou serviço.

Status

Assim como os stories no Instagram, o WhatsApp também conta com um status, onde é possível fazer publicações por um curto tempo. Utilize esse formato para indicar novidades, preços especiais e ações em datas comemorativas.

Utilizar o WhatsApp como um canal de vendas permite se aproximar dos consumidores, já que a maioria das pessoas acessa a plataforma diversas vezes ao dia. Inclua essa mídia nas estratégias de marketing e vendas e aposte no poder da comunicação para conquistar novos clientes.