Funil de vendas- o que é e como funciona

Achou esse nome estranho? Pois é, nem todo mundo sabe o que é um Funil de Vendas, mas certamente as principais etapas são familiares para a maioria dos empresários. Neste post, vamos desmistificar este conceito para que você possa aplicá-lo com facilidade em sua empresa.

O que é um Funil de Vendas?

Também conhecido como pipeline ou, de forma mais objetiva, como jornada do cliente, é um modelo estratégico que representa todo o caminho percorrido pelo cliente, do primeiro contato com a sua marca até a compra do produto/serviço.

A importância do funil se dá pelo fato de que, ao conhecer cada etapa da jornada detalhadamente, é possível desenvolver campanhas de marketing e vendas mais efetivas ou ajustar a estratégia das que já estão em andamento.

Como funciona?

Veja abaixo uma representação gráfica do funil de vendas:

dd

Na imagem acima é possível perceber que existem etapas bem definidas – mas por que elas são representadas neste formato e não como um cone, por exemplo? O motivo é simples: é preciso que um grande volume de pessoas tome consciência da existência da sua empresa, e a partir disso, elas irão passar por diversos estágios nos quais serão “filtradas” e apenas algumas efetivamente finalizarão o processo. Por esse motivo, falamos em topo, meio e fundo de funil.

1.Topo

O topo é a fase da descoberta e aprendizado: é neste momento que o prospect entra no funil e ainda não sabe ao certo se possui a necessidade ou mesmo interesse em seu produto e/ou serviço. Por isso, é nesta etapa que você deve educar o público sobre o seu negócio e tentar despertar nele a vontade de conhecer mais sobre a sua marca. Recomendamos que você invista em conteúdo para blog, mídias sociais e ebooks. Deu certo? Então vamos partir para a próxima etapa!

2.Meio

É no meio do funil que você mostra todos os seus atributos e diferenciais, explicando para o target o que ele está perdendo ao não adquirir suas soluções. Utilize dados e números que demonstram e provam que você é a melhor opção. Nesta fase, o lead também deve qualificado, para que você entenda se de fato existe interesse e potencial de aquisição. Leads considerados “frios” devem voltar para o topo do funil.

3 e 4. Fundo

Agora que os seus leads viraram oportunidades, eles podem adentrar o fundo do funil. Mas o jogo ainda não está ganho! É necessário que você continue se dedicando para convencê-lo de que o seu produto/serviço é realmente a melhor escolha. Aqui vale comparações com a concorrência, uso de vídeos e gráficos destacando seus atributos e todos os argumentos que puder dispor para justificar o investimento.

A oportunidade virou um cliente? Pronto! Você finalmente concluiu todas as etapas do seu Funil de Vendas.

Para resultados ainda melhores, não deixe de avaliar o pós-venda e crie campanhas de fidelização desses novos clientes!