Saiba como fidelizar clientes e ampliar as vendas

Veja as vantagens de fidelizar os clientes para aumentar as vendas e melhorar a reputação da empresa, e saiba como aplicar no negócio

Quem tem um negócio sabe que, tão importante quanto conquistar novos clientes, é manter os atuais satisfeitos. São eles que ajudarão a desenvolver a reputação de uma empresa, comentando sobre a qualidade do produto ou serviço, e indicando para outras pessoas. Portanto, saber como fidelizar clientes é uma estratégia importante para manter uma boa imagem e ampliar as vendas.

Não se trata apenas de desenvolver uma área ou aspecto do negócio, mas sim um trabalho em conjunto que inclui pós-venda, marketing e atendimento, gerando satisfação do consumidor. Além, claro, de garantir que seja um produto de boa qualidade, que atenderá as expectativas do público.

Por que fidelizar clientes?

Segundo uma pesquisa da empresa norte-americana Invesp, o custo para adquirir um novo cliente é cinco vezes maior do que manter um já existente. Portanto, se concentrar nesse público é uma forma de cortar gastos. Ainda assim, 44% das empresas voltam-se para novos clientes, e apenas 18% foca na retenção deles.

Um cliente satisfeito também tem uma probabilidade maior de voltar à empresa para fazer novas compras e se tornar uma renda fixa e confiável para a organização. Ele também proporcionará uma ação de marketing difícil de comprar: o boca a boca.

Claro que as empresas modernas precisam desenvolver boas estratégias de marketing. Mas, em tempos digitais onde todas as impressões e opiniões sobre qualquer tema vão parar nas redes, é ótimo contar com pessoas que falam bem da empresa de forma orgânica. Esses depoimentos podem, inclusive, ser utilizados como forma de divulgação.

Além disso, muitas pessoas buscam por descrição e opinião de produtos antes de adquiri-los e uma boa experiência de compra tem mais chance de agradar a ponto do consumidor escrever sobre isso no site, ou nas redes.

Por fim, os clientes fiéis oferecem um padrão de compra que permite a otimização das previsões. Sabendo quem o cliente é e o que ele comprou, fica mais fácil prever o que pode interessar, e trabalhar isso através do marketing ou até mesmo na gestão de estoque.

Como fidelizar clientes?

Se você já compreendeu a importância de fidelizar seus clientes, chegou a hora de descobrir de que maneira fazer isso de forma prática. Como comentamos, são muitas as áreas que trabalham a fidelização, e a estratégia deve ser feita em conjunto. Confira:

Faça um atendimento de qualidade

Uma das coisas que fará uma pessoa falar mal da empresa é o mau atendimento. Em geral, quando o cliente entra em contato, é para resolver coisas pontuais e tirar dúvidas pertinentes à sua compra. Se a comunicação não for boa e eficiente, vai gerar um desconforto que pode se desdobrar no fim da relação com a marca.

Procure mostrar de forma clara os canais de atendimento em uma aba no site, e dê um retorno rápido. Independente da forma, seja por WhatsApp, e-mail ou chat no site, busque responder de forma a satisfazer seus questionamentos e sanar dúvidas.

Surpreenda com benefícios

Seja para incentivar a primeira compra, ou para fazê-lo retornar para outras, oferecer algumas vantagens vai surpreender positivamente os consumidores. Uma forma de fidelizá-los é oferecer um cupom na entrega, com desconto para a próxima compra. Ideal especialmente para produtos com validade, como cosméticos, pode garantir que eles reponham o estoque com frequência.

Ouça o cliente

Avaliar o atendimento e os métodos de compra são procedimentos que ajudarão a manter os processos em melhoria contínua. Na hora da compra, ou depois da entrega do pedido, é possível enviar e-mails pedindo um feedback. Porém, essa informação só será útil se for realmente levada em consideração.

Portanto, preste atenção no que o cliente tem a dizer e veja como fazer melhorias no serviço, atendimento e produto, para garantir boas avaliações.

Crie programas de fidelidade

Fazer com que o cliente tenha uma experiência customizada o faz sentir especial e engajado. Ao criar programas de fidelidade, ele continuará interagindo com a marca mesmo após a compra. Isso pode ser feito através de um programa de pontos, desconto progressivo, recompensa por indicação e ainda mensagens personalizadas em datas comemorativas, como aniversário.

Saber como fidelizar clientes é essencial para o crescimento de um negócio. Além de criar uma relação de confiança, a chance de ter uma compra concluída é até 40% maior do que um novo consumidor. Por isso, não esqueça do seu cliente após a compra.