Guia completo do Instagram: como usar a rede para promover seu negócio

Uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil, o Instagram alcança milhões de pessoas diariamente e se tornou uma ferramenta essencial para aumentar a visibilidade e os negócios no digital. Saiba tudo sobre como começar na rede:

O Instagram é a terceira rede social mais utilizada no Brasil, atrás somente do WhatsApp e Youtube. Assim como essas outras plataformas, a rede começou como um espaço para publicações pessoais, e acabou se transformando em uma parte importante na estratégia para promover um negócio. Com mais de 113 milhões de usuários no Brasil, não pode ser ignorado pelas empresas que querem se destacar no digital. Por isso, nesse texto vamos fazer um guia completo do Instagram como ferramenta comercial.

Segundo um levantamento do Google, mais de 50% dos usuários de smartphones pesquisam informações de negócios, como endereço ou telefone, pelo menos uma vez por semana. Hoje, manter uma presença digital não é só mais uma forma de se destacar, mas sim essencial para que uma empresa seja encontrada.

Mas além de um site e de informações atualizadas no Google, o Instagram proporciona uma comunicação direta com os consumidores e público-alvo, e pode dar mais indicativos do que a empresa oferece, além de contar com plataforma de venda própria.

Como começar

Antes de mais nada, a empresa precisa criar uma identidade. Isso inclui não só um logo e um design padronizado, mas também a definição das personas, que ajudam a entender com quem se está falando. Isso significa transformar os públicos-alvo em potencial em uma personagem fictícia.

Por exemplo, uma marca que vende maquiagem on-line pode ter como persona a Ana, de 30 anos, que trabalha com publicidade, é descolada e está sempre de olho nas tendências de moda. Fazer esse tipo de associação ajuda a criar uma linguagem adequada para esse público, além de encontrar outros temas de interesse.

Se a marca é de maquiagem, mas a Ana gosta de tendências, porque não criar conteúdos nessa linha? O marketing de conteúdo ajuda a estreitar a relação com os clientes, que veem valor no que é entregue.

Por isso é importante desenvolver uma estratégia de marketing digital antes de começar com o Instagram, fazendo com que a plataforma sirva de apoio para os objetivos da marca.

Guia do Instagram

Uma vez definida a estratégia, está na hora de pensar no conteúdo. Inicialmente voltado para fotos, o Instagram tem diversificado seus formatos, especialmente para ser competitivo com concorrentes como o Snapchat e, agora, o TikTok. Portanto, vídeos e stories também são necessários e, em muitos casos, funcionam até melhor que fotos.

Existem diversos sites e aplicativos gratuitos que fazem edição de fotos e vídeos e podem ajudar a criar um conteúdo mais elaborado gastando pouco. Confira cinco dicas aqui.

Além disso, crie um cronograma de postagem. A falta de planejamento para aparecer no feed pode fazer com que as pessoas percam o interesse e ainda diminui a entrega orgânica. As pessoas seguem muita gente na rede, e nem sempre os últimos posts feitos são os que aparecem primeiro, portanto manter regularidade nas publicações aumenta a chance de ser notado.

Mas, para ser mais assertivo, aposte no conteúdo pago. Assim como no Google e Facebook, o Instagram permite segmentar os públicos. Ainda pensando no exemplo da Ana, a empresa pode optar por um público feminino interessado por moda e tendência, na faixa dos 29 a 35 anos, por exemplo.

As hashtags também ajudam a direcionar. Aqui, é importante pensar como um cliente. Alguém como a Ana, ao fazer uma busca no Instagram, vai procurar pelo que? Maquiagem para trabalhar? Dicas de make para o inverno? Ao analisar essas questões fica mais fácil escolher hashtags relevantes.

Por isso também é necessário acompanhar os concorrentes e analisar suas estratégias. Além de aumentar a competitividade, pode oferecer insights do que fazer diferente e se destacar.

Por fim, não esqueça do link na bio. Não é possível colocar links clicáveis na legenda, esse conteúdo deve ser direcionado para o link disponível no perfil, então mantenha sempre atualizado, e deixe só as últimas informações lá, além de acesso a loja, site, ou contato por WhatsApp se houver.

Esses são os principais aspectos a se levar em consideração para atuar no Instagram. Como uma conta comercial, será possível também configurar para que inclua telefone, endereço, site e área de atuação. Na hora de criar a página, complete todos os campos necessários, pois ajuda a rede a entender a relevância do negócio.

E não se esqueça da dica de ouro: faça testes. Pode ser que sua empresa não acerte no conteúdo logo de cara, mas as redes se transformam rapidamente e é importante testar estilos de publicação, conteúdos e formatos, para entender quais são mais atrativos para o público. E guarde esse guia completo do Instagram para consultar quando tiver dúvidas.