Entenda a importância de construir uma marca forte

Desenvolver um nome forte no mercado, por menor que seja a empresa, ajuda a fortalecer o negócio, atrair clientes e aumentar as vendas

Muitas pessoas acham que o conceito de branding e ações de marketing são só para grandes empresas, mas construir uma marca forte faz a diferença em todo tipo de negócio, independente do tamanho.

Para microempreendedores e autônomos, por exemplo, é essencial para consolidar um negócio, atrair mais clientes e aumentar a relevância. Além disso, é uma forma de ser lembrado e melhorar a reputação. Criar uma marca forte ajuda a consolidar um negócio e oferece benefícios como:

  • agregar valor
  • ampliar a relevância
  • oferecer credibilidade
  • atrair e fidelizar os clientes
  • aumentar a competitividade

Mas o que é, exatamente, uma marca, e como desenvolvê-la? A marca é a “cara” do negócio, ou seja, como ela se apresenta. O logo é sua característica mais visível, mas criar uma marca significa desenvolver um conceito que explique o que a empresa é. Ela inclui características tangíveis e intangíveis que descrevem o que a organização representa, seus valores e missão, seu propósito e os diferenciais das suas soluções e serviços.

Digamos, por exemplo, que um empreendedor quer abrir uma sorveteria. A ideia é que seja um espaço para receber as famílias, com sorvetes de fabricação própria e fornecedores locais. A identidade desse empreendimento representa esse espaço acolhedor, artesanal e sustentável, e todas essas características formam a marca.

Uma vez estabelecida a marca, é através do branding que ela será desenvolvida. Esse conceito é utilizado no marketing para descrever de que forma a identidade será transmitida e alcançará o público-alvo desejado.

Como criar uma marca forte?

Para desenvolver um branding, é preciso pensar nos objetivos da empresa, seu propósito, além do aspecto visual. Cores e slogans também ajudam a transmitir a mensagem que se quer passar. Confira cinco passos para criar uma marca forte:

1- Defina seu propósito

Esse é o ponto principal que irá guiar todas as decisões tomadas. Isso é o que vai definir como a empresa se comunica com o público. No exemplo da sorveteria, o propósito pode ser “criar um ambiente que preza pela inclusão, com respeito ao trabalho individual e ao desenvolvimento da comunidade”.

2- Desenvolva o posicionamento

Para determinar o posicionamento, responda as perguntas abaixo:

  • Qual espaço essa marca quer ocupar?
  • Qual o desejo que a marca satisfaz?
  • Quem são os competidores da marca?

As respostas para essa questão vão nortear o posicionamento da marca para os clientes, e em relação aos concorrentes. O mercado é competitivo e, seja em pequenos ou grandes negócios, compreender o seu diferencial é essencial para entender em que contexto a marca está inserida.

3- Defina as personas

A “persona” é a representação do público-alvo que pretende atingir. Definir essa pessoa ajuda a direcionar o conteúdo, escolher um tom de voz adequado e ainda definir as ações de marketing adequadas.

4- Crie uma identidade visual

Depois de definir esses aspectos mais teóricos, vem a parte visual do processo, que ajudará a identificar a empresa. Aqui é necessária uma dose de criatividade mas, principalmente, pesquisa e referência.

Essa etapa inclui a escolha das cores que irão representar os materiais visuais: cartão, site, logo, redes sociais, propagandas, etc. Defina também uma fonte e outros ícones ou símbolos que forem pertinentes.

5- Desenvolva estratégias de marketing

Uma multinacional provavelmente investe milhões anualmente em ações de marketing, que podem incluir inserções na televisão, além de anúncios digitais em todas as plataformas possíveis. Mas isso não significa que uma boa estratégia de marketing precise de tanto investimento.

Isso porque, se os passos acima estiverem bem definidos, é mais fácil fazer um planejamento assertivo, com baixo custo. Defina, por exemplo, a rede social que fizer mais sentido para o público-alvo e foque nela, ou então invista no posicionamento no Google.

Essas são as primeiras etapas para construir uma marca forte. Elas ajudam a deixar claro para os potenciais clientes porque eles podem contar com seu serviço ou produtos, e têm um papel importante no fortalecimento de um negócio.