Google ads: como usar essa ferramenta para ampliar o negócio

Veja quais os tipos de anúncios no Google e como fazer uma campanha de sucesso que aumente a visibilidade e os resultados do negócio

O Google é uma ferramenta poderosa para gerar visibilidade para uma empresa. Por ser o buscador mais utilizado na internet, oferece para as marcas a possibilidade de terem seus sites vistos por milhões de pessoas, e ainda aumentam sua credibilidade ao serem destacadas na pesquisa. Além de estratégias para conseguir uma boa posição de forma orgânica, é possível também fazer anúncios pagos no Google Ads.

Você já deve ter se deparado, ao fazer uma pesquisa, com links marcados como “patrocinados”, que ficam bem no topo da página. Esses conteúdos foram pagos e desenvolvidos pelo próprio anunciante, trazendo muitas vantagens para o crescimento de um negócio.

Tipos de anúncios no Google Ads

Por ser uma ferramenta customizável, permite que a empresa alcance um público maior e mais qualificado. Apesar do conteúdo patrocinado na pesquisa ser o mais comum, existem ainda outras opções de publicidade nos produtos Google, como o Youtube. Portanto, o primeiro passo é entender quais são as opções e qual é mais adequada para o seu produto ou serviço.

Rede de pesquisa

É o mais comum e, como citado acima, permite que o conteúdo fique no topo da página do Google durante uma busca. Assim, o site ou página específicos serão configurados para atender a busca dos usuários. Uma empresa que trabalha com produtos para pet, por exemplo, pode fazer anúncios para quem busca por ração, acessórios para pets, petiscos para cachorros, entre outros.

Youtube

Esse modelo é bastante conhecido já que as publicidades fazem parte da experiência de ver um vídeo no Youtube. Existem alguns modelos possíveis, que podem ser pulados após 5 segundos, que permanecem no ar por 15 segundos, ou ainda vídeos curtos. Aqui, porém, prevalece a construção de um material visual adequado e chamativo.

Rede de display

Ao navegar na internet, também é comum ver anúncios em páginas específicas, como blogs e sites de notícias. Esse conteúdo também é customizado e será diferente para cada usuário, de acordo com suas preferências e buscas. Com isso, as empresas constroem banners, que podem ser estáticos ou não, que ocuparão essas páginas.

Google Shopping

Mais comum para quem atua no varejo, expõe uma oferta de produtos em destaque na busca. Digamos, por exemplo, que alguém está procurando por uma geladeira. Ao pesquisar um modelo ou marca, eu apenas tipo de produto, o Google apontará lojas que vendem esse item, já com o preço e algumas configurações.

Como fazer anúncios no Google Ads

Independente do formato escolhido, o mais importante na hora de desenvolver um anúncio é pensar na experiência do usuário. No Google Shopping, por exemplo, há pouco espaço para indicar as configurações do produto, portanto só as informações essenciais serão adicionadas, junto com uma boa foto do produto. Veja como montar uma campanha em três passos:

1- Defina uma meta

Antes de criar o anúncio em si, é necessário definir a meta para ele. Por isso, antes de começar, é preciso fazer um planejamento adequado, pois o Google pede informações específicas, como público-alvo e região, que ajudarão a segmentar o anúncio.

Defina também a palavra-chave, evitando buscas muito genéricas. Por exemplo, usando a loja para pets, se a palavra escolhida for “pet shop”, o valor será maior, já que a busca é mais volumosa. Nesse caso, é preciso encontrar termos mais específicos, que o próprio Google ajuda a desenvolver como Planejador de Palavras-Chave.

2- Crie um texto vendedor

Além da palavra, o título e a descrição serão definitivos para que o usuário faça o clique. Em poucas palavras, é preciso desenvolver uma frase vendedora que convença as pessoas a seguir seu link ou invés de continuar na página de busca. Crie também um endereço, no caso dos anúncios no pesquisador, que sejam claros, como www.petshop.com/brinquedos-para-pets.

3- Entenda as métricas

Outro fator essencial para ter um anúncio de sucesso, é compreender quais são as métricas a serem analisadas. Elas também estão alinhadas com o objetivo da campanha, que pode ser gerar tráfego para o site, aumentar as vendas de um determinado produto ou ainda trabalhar o branding da marca. As principais delas são:

  • CPC (custo por clique): é o valor que será pago a cada clique que o anúncio receber. Quanto mais concorrido for o termo (como “pet shop”), mais caro será. Você pode determinar quanto quer gastar com isso por dia e, após o número de cliques ser alcançado, a campanha para de rodar. É uma forma de analisar se a palavra escolhida está tendo um bom desempenho, ou é melhor mudar a estratégia.
  • CPA (custo por aquisição): é o valor a cada conversão feita pelo anúncio, e é analisado também de acordo com os objetivos, como gerar leads ou concluir uma compra.
  • CTR (click through rate): mede a quantidade de cliques do anúncio em relação às suas impressões. Ou seja: dentre todos que visualizaram, quantos clicaram. É um dos dados mais importantes pois indica a efetividade do anúncio.

Uma dica importante após criar uma campanha é observar seu desempenho diariamente, justamente para analisar essas métricas. Anúncios digitais funcionam na base da tentativa e erro, portanto é possível que não gere resultados logo de cara, e tenha que ser alterado, fazendo novos testes.

Assim como o público, o Google Ads está em constante transformação, mas continua sendo um poderoso aliado de quem quer aumentar sua presença online.