Estratégias de marketing para pequenas empresas

Veja como fortalecer a presença de pequenas e médias empresas no digital utilizando estratégias de marketing de baixo custo

Estratégias de marketing digital tem potencial para ampliar as vendas de uma empresa, tornar a marca conhecida e ainda direcionar conteúdos diretamente para o público que se pretende atingir. Por isso, muitas empresas apostam nessa área e investem no crescimento digital, mas como ficam as pequenas e médias empresas?

Em geral, para MEIs, MEs e negócios menores, o orçamento é limitado, e conseguir colocar em prática algumas ideias pode ser mais difícil. Ainda assim, um negócio precisa desenvolver um planejamento on-line, já que dificilmente encontramos uma empresa de sucesso que não esteja realizando alguma ação digital.

O aspecto visual de uma empresa, seu logo, slogan e cores são o ponto de partida, bem como os objetivos do negócio, incluindo o público-alvo e planos de expansão. Portanto, antes de começar e fazer qualquer tipo de investimento, é importante criar um planejamento com base nesses objetivos.

Cada proposta implicará em estratégias diferentes, e saber onde quer chegar é o ponto de partida para aplicar o marketing digital. Com isso, é preciso ter esses aspectos definidos antes de começar.

Estratégias de marketing digital

Depois que definir seus objetivos, criar um branding forte e fazer o planejamento da empresa, é a hora de criar estratégias de marketing. Confira as principais com custo menor ou gratuitas, que podem ser aplicadas por pequenas e médias empresas.

1- Segmentação de leads

Todo mundo que já fez uma compra on-line ou se cadastrou para receber uma newsletter ou outra informação por e-mail sabe que a empresa envia outras ofertas. A ideia é que esses e-mails continuem chegando de acordo com a maneira como o usuário reage.

Por exemplo, se ele abriu dois e-mails com uma oferta e clicou em um link para acessar o site, mas não finalizou uma compra, ele provavelmente receberá, em breve, um conteúdo customizado de acordo com seu interesse nesse item específico.

Isso é feito através da segmentação de leads, que é uma das formas mais eficazes de manter contato com os clientes. Ao contrário do que muitos pensam, porém, essa estratégia não tem a ver com quantidade, e sim com qualidade.

Segmentando os leads é possível ter grupos específicos, seja por gênero, idade ou interesse, e estreitar a relação individualmente. Para quem está começando, existem plataformas mais em conta no mercado que, apesar de ter limitações, permitem criar uma base de leads. Confira algumas:

2- Redes sociais e Google

Entrar em uma rede social e colocar suas informações no Google Meu Negócio são estratégias gratuitas. Portanto, o primeiro passo é padronizar as informações, criar fotos de perfil e estilos de postagens condizentes com as características da marca. Existem ferramentas gratuitas, como o Canva, que ajudam a criar posts mais elaborados e facilitam a rotina dos empreendedores

Lembre-se que você não precisa estar em todas as redes sociais, mas sim as que são relevantes em relação ao alcance e público-alvo pretendido. Depois de estabelecer sua presença digital você pode, aos poucos, começar a investir. Facebook, Instagram, TikTok e até LinkedIn permitem a compra de anúncios que, assim como as listas segmentadas, oferecem entregas para determinados públicos com base em interesses específicos.

3- Faça vídeos

Não foi só o TikTok que fortaleceu a criação de conteúdo em vídeo. O Instagram também tem dado destaque a esse formato com os Reels, e o Youtube continua sendo uma plataforma forte. Com isso, as imagens também ganham destaque no Google.

Um bom celular e algumas dicas de enquadramento são o suficiente para fazer vídeos. Ter uma pessoa falando sobre determinado produto ou solução também ajuda a oferecer credibilidade. E algumas ferramentas de edição, como o CapCut, são gratuitas e contam com diversos recursos, incluindo legendas.

4- Cuide da sua reputação

Pode ser difícil arrancar um elogio dos clientes, mas uma reclamação vem rápido. Portanto, alie as ações a um bom atendimento e uma boa experiência para o cliente em geral. Quanto mais satisfeito, mais disposto ele estará para fazer uma boa avaliação, compartilhar sua experiência de compra e, claro, se tornar um cliente fiel.

Essas estratégias de marketing são as principais quando se fala em ações on-line e podem ser facilmente adaptadas de acordo com o tamanho e orçamento da empresa. Por ser online, também é altamente customizável e pode ter linguagens e ferramentas diferentes. O planejamento deve sempre ser aliado à criatividade, que garantirão a presença forte de uma marca na internet.