Sua marca precisa estar em todas as redes sociais?

Com a chegada do Threads, marcas ficam divididas entre aderir a uma nova rede, e quais as vantagens de estar em tantos canais de uma vez só na internet

Nas últimas semanas, o mundo das redes sociais ganhou uma nova plataforma que chegou e logo dividiu opiniões na internet. Integrado ao Instagram, o Threads surgiu na rasteira do Twitter, que tem sofrido o impacto da aquisição de Elon Musk e suas transformações. O nome, inclusive, é usado na rede de Musk para identificar um assunto longo, compartilhado em vários tuítes.

Para as empresas, criar uma estratégia digital é essencial para ampliar a presença e credibilidade da marca. Sendo assim, logo que o Threads saiu, muitos embarcaram nessa novidade, mas será que sua empresa precisa mesmo estar em todas as redes sociais?

Mais do que sair fazendo um perfil em cada uma, é importante analisar qual está mais alinhada com o negócio e tem potencial de ampliar seu público e garantir engajamento. Nesse sentido, o fato de que o Threads é relacionado ao Instagram pode ajudar, mas ainda é preciso tempo para entender o comportamento desse público no novo espaço.

Quando o TikTok surgiu, logo os jovens se identificaram com a ideia de fazer vídeos curtos e rapidamente a rede se tornou um espaço para eles. A geração Z, ainda representa um alto percentual de usuários, mas uma pesquisa revela que 56% dos entrevistados que disseram que não utilizaria a rede hoje tem um perfil.

Ou seja, o impacto do TikTok superou um nicho específico e ampliou seu público. Com isso, deixou de ser apenas uma oportunidade somente para marcas com foco nos jovens, e hoje já é uma rede que oferece estratégias de venda mais robustas.

O Threads, nesse sentido, já começa com uma grande vantagem: agrega os seguidores do Instagram, que hoje é a principal plataforma para as marcas. Quem fizer uma conta no Threads pode usar seu login e senha do Instagram e, de quebra, seguir os mesmos perfis.

Para as marcas, é um esforço a menos em uma das etapas mais difíceis na hora de começar um trabalho de rede social: conquistar seguidores.

Por que entrar?

Para quem tem uma persona muito forte na internet, é difícil ficar fora na nova rede. Os influenciadores digitais, por exemplo, correram para testar a novidade. Mas, marcas estabelecidas no digital, como o Magazine Luiza, por exemplo, também aderiram de imediato.

Nesse caso, não significa necessariamente aumento de vendas, mas sim uma continuidade no planejamento para se manter relevante no cenário virtual. Quando uma empresa já é bem estabelecida nas redes, ou ainda se conta com uma linguagem ou personagem que a represente e garanta interação com o público, é importante sim aderir, e conhecer o que essa novidade tem a oferecer.

No ar há menos de um mês, as estatísticas ainda são inconstantes, mas os primeiros números podem indicar uma alta no engajamento em relação ao Twitter. O Website Planet, empresa global que analisa dados digitais, verificou o perfil de grandes marcas que entraram no Thread, e comparou com seus perfis no Twitter.

Empresas como McDonalds e RedBull, além de mídias de comunicação como CNN, Vogue e Forbes. A maioria teve números mais altos de likes e comentários no Threads, mesmo com um número de seguidores muito superior no Twitter. Claro, esses números são preliminares e podem ser justamente um reflexo da novidade.

Por que não entrar?

Não existe, ainda, uma forma de fazer dinheiro com publicidades na rede. Embora algumas marcas já tenham apostado em “publis”, e até cupons de desconto e outras estratégias do gênero, a rede ainda não tem uma estrutura formal que preveja ganhos financeiros.

Além disso, ainda é difícil dizer se a nova rede “vai vingar”. Como comentamos, o TikTok foi um sucesso, mas outras plataformas que tiveram um êxito momentâneo, acabaram caindo no esquecimento, como o Clubhouse, rede onde as pessoas podiam entrar em salas e conversar por áudio. Por alguns meses em 2021 foi um grande sucesso, mas depois perdeu completamente seu impacto.

Isso também pode acontecer com o Threads, já que algumas pessoas ainda são relutantes em aderir, especialmente por conta da presença de pessoas da família e do trabalho, que impede que eles sejam “sincerões” como são no Twitter.

No fim, estar ou não em novas redes sociais está mais associado ao que a empresa planejou para sua presença digital. Uma marca pode estar em 10, 20 canais e se dar bem em todos, simplesmente porque tem uma voz bem definida, estratégia de redes adequada e, principalmente, conhecer bem o público com quem quer falar, e como se comunicar com ele.