Como desenvolver um branding infalível para pequenos negócios

Entenda o que é branding e como utilizar essa estratégia mesmo com orçamento limitado para se conectar com o público

Você pode não estar familiarizado com o significado de “branding”, mas certamente já pensou em aspectos que compõem sua marca, como logo e cores, missão e valores, e outras características que descrevem a empresa e diferenciam das concorrentes. Tudo isso faz parte do conceito e criar um branding infalível pode fazer a diferença e garantir que o negócio prospere.

O branding é mais do que a marca, e engloba uma série de fatores que servem para posicionar uma empresa no mercado. Muitos associam esse tipo de trabalho a empresas globais como o McDonalds, que tem cores e imagem reconhecidos em qualquer lugar.

Mas a verdade é que qualquer empresa, independente do tamanho ou serviço prestado, pode se beneficiar de uma gestão de marca bem feita. É um trabalho de branding bem executado que permite que o cliente conheça a empresa melhor e crie identificação com sua mensagem.

E assim como um profissional autônomo deve aprimorar sua marca pessoal para ser lembrado, uma organização com uma identidade clara fica na memória dos consumidores. Além disso, o branding pode ser adaptado ao tamanho do negócio.

O McDonalds pode investir milhões anualmente na gestão de sua marca, mas um pequeno negócio pode adaptar suas estratégias à própria realidade financeira.

O que é branding?

Na prática, o branding é um conjunto de ações que visam gerir e fortalecer uma marca. Através de uma linguagem determinada e elementos visuais, a empresa desenvolve estratégias para apresentar ao público quem é, disseminar seu nome e, consequentemente, serviços ou produtos no mercado.

É uma forma de dar personalidade para a empresa, o que permite que ela se conecte mais facilmente com o público. Assim, quando necessitarem de um produto ou serviço, vão ter na memória a empresa cujos valores e imagem eles criaram identificação.

Características do branding

O branding combina questões visuais relacionadas à marca com fatores institucionais. No aspecto visual, inclui questões como logo e manual da marca. Já dentro dos aspectos institucionais, aborda missão e valores. Vamos ver esses pontos em detalhe:

Características visuais

Ao criar uma empresa, uma das primeiras coisas a ser definida é a logo. Ele deve passar uma imagem visual clara do que é a organização, mas pode contar com algumas variações para se adaptar a diferentes materiais.

Ao desenvolver a logo, geralmente desenvolve-se também o manual da marca, que indica como isso será aplicado. Ele deve conter as cores que podem ser utilizadas e as variações de aplicação na logo, além da fonte usada no texto e os diferentes formatos utilizados para aplicação na vertical e horizontal.

Um exemplo disso é a imagem para redes sociais. Dependendo do tamanho da logo, não é possível apenas replicar na imagem do perfil, sendo necessário fazer uma adaptação, sem perder as características do desenho.

Características institucionais

Aqui é como a empresa se apresenta para seu público além da parte visual, mas indicando quem é. Isso inclui a missão e valores da empresa, que devem ser o norte na hora de desenvolver estratégias de branding.

Além disso, também indica um tom de voz. Uma empresa de brinquedos infantis, por exemplo, terá uma linguagem diferente de uma instituição bancária, pois lida com públicos e desejos distintos.

É também no aspecto institucional que se aplica um slogan. Não é algo obrigatório, mas em muitos casos ajuda na conexão com o público. Alguns exemplos famosos incluem a marca Havaianas, que fortalece seu posicionamento afirmando que “todo mundo usa”, ou a Brastemp, que reforça a qualidade de seus produtos constatando que os itens dos concorrentes não “são assim uma Brastemp”.

Estratégias de branding para pequenos negócios

Para pequenas empresas, o orçamento e a equipe podem ser limitados, por isso as estratégias devem ser certeiras e bem planejadas.

Ainda assim, existem ferramentas gratuitas como o Canva e o CapCut que podem ajudar a desenvolver esses materiais e facilitar o fortalecimento de suas marcas. Confira a seguir como desenvolver um branding infalível:

Defina seu público-alvo

Antes de trabalhar no aspecto visual e na identidade da marca, é preciso saber quem isso irá impactar. Entender a faixa etária, gênero, classe social e desejos do público que se pretende atingir é crucial para desenvolver uma estratégia adequada para esse grupo.

Escolha os canais de comunicação corretos

Não é necessário estar em todas as redes sociais, mas a presença digital é importante. Entendendo quem é o público-alvo, é mais fácil saber em quais redes eles estão presentes ou por quais canais estão mais dispostos a comprar. Use isso como referência para definir as redes adequadas.

Aplique a identidade visual nas redes sociais

Depois que definir a logo, o tom de voz e as cores que compõem o aspecto visual da marca, aplique isso nos canais digitais e físicos onde estiver. As cores podem ser utilizadas em cartões de visita e, no Instagram, estar presente nas publicações.

Conte sua história

Uma forma poderosa de criar conexão com os consumidores é através do storytelling. Isso permite que a empresa compartilhe sua jornada com os clientes e mostre, na prática, como age de acordo com seus valores.

Portanto, seja através de vídeo, imagens ou outras formas de mídia, não deixe de compartilhar como a empresa chegou onde está e quais seus objetivos.

Com essas dicas para um branding infalível, a empresa fortalece sua imagem e deixa claro para o público quem é, permitindo ir além de só divulgar produtos ou serviços, e criando uma conexão real com as pessoas.