Marca pessoal: entenda o que é e como construir a sua

Veja como construir sua marca pessoal e de que forma isso contribui para o desenvolvimento profissional

Você já teve que escrever sobre si mesmo para algum perfil on-line? Ou se descreveu durante uma entrevista de emprego? Quem sabe destacou algumas qualidades ao conhecer um pretendente? Ao falarmos sobre nós mesmos estamos, de alguma forma, criando nossa marca pessoal, e fazemos isso com mais frequência do que imaginamos.

Isso porque somos seres sociais e, para fortalecer laços, destacamos traços que queremos que a outra pessoa saiba e que consideramos pontos fortes. Pessoas que trabalham com a imagem, como artistas e influenciadores digitais, praticam isso o tempo todo e ainda contam com profissionais de comunicação para auxiliá-los a manter seu perfil.

Já quem tem um negócio costuma direcionar seus esforços para construir uma marca forte. Isso implica trabalhar as redes sociais corretas, conhecer o público-alvo, desenvolver técnicas para fazer um conteúdo alinhado com os objetivos da empresa e outras estratégias de marketing.

Porém, especialmente quando se trata de autônomos, alguns negócios dependem do rosto e da reputação do profissional, e isso implica em criar uma imagem pessoal. Hoje em dia é muito comum vermos profissionais da saúde nas redes sociais, por exemplo. Eles se utilizam de um formato de comunicação moderno para divulgar seu conhecimento e criar um público, promovendo seu negócio.

Essa é uma forma de praticar marketing pessoal utilizando o personal branding como forma de fortalecer sua reputação.

O que é marca pessoal?

A marca pessoal, ou “personal branding” são as características que uma pessoa divulga como parte de sua identidade. Assim como uma empresa tem missão e valores, um profissional indica, através de seu branding, seus próprios objetivos e princípios.

No entanto, deve haver um grande cuidado na hora de construir essa marca, pois ela deve ser baseada em verdades e ser sustentada. Ou seja, não adianta criar um personagem para vender determinado produto e serviço e não ser assim na vida real.

O grande diferencial de criar uma marca pessoal é justamente saber definir seus pontos positivos em relação aos concorrentes, e usar essas características como forma de atrair o público de interesse. É uma forma de criar conexão com essas pessoas e produzir uma comunicação pessoal.

Ao criar essa identificação com o público, o profissional ganha mais credibilidade e pode se tornar referência em seu campo de atuação. Além disso, causa uma impressão que pode até ultrapassar sua área de atuação e o diferencia no mercado.

Como criar uma marca pessoal?

Embora possam ser confundidos, é importante destacar que marca pessoal e marketing pessoal não são a mesma coisa. O primeiro se baseia em uma construção da imagem pública, enquanto o segundo aponta as estratégias para que essa marca alcance o público de seu interesse.

Portanto, antes de desenvolver um marketing pessoal, é preciso trabalhar na marca pessoal. Para começar essa construção, defina os três pilares que servirão como base: personalidade, habilidades e valores.

Personalidade: seus principais traços e o tipo de características que deseja destacar, como confiança, inteligência, humor.

Habilidades: a base que o diferencia de outros profissionais, como uma boa comunicação, capacidade analítica, resolução de problemas.

Valores: o que você acredita ser fundamental em sua atuação, como alto desempenho, integridade ou excelência.

Confira nossas dicas para construir sua marca a seguir:

Pratique o autoconhecimento

Para definir os pilares acima, é necessário se conhecer bem. Muitas pessoas podem achar que já sabem as características que desejam destacar, mas um olhar apurado para si mesmo pode oferecer outras perspectivas.

Ao contrário, se não souber exatamente por onde começar, coloque num papel o que acredita que são seus pontos fortes, feedbacks de clientes ou ainda traços que gostaria de ter e trabalhe para se conhecer melhor e se desenvolver.

Seja autêntico

Falamos acima da importância de ser sincero e criar essa marca com base na verdade. Portanto, não crie um personagem, mas sim use sua autenticidade para construir seu branding.

Tenha objetivos

Saiba o que exatamente pretende construir ao desenvolver o personal branding. Deseja aumentar a base de clientes? Se tornar uma referência em sua região? Ser um palestrante? Esses objetivos ajudarão a nortear sua marca pessoal e também a entender quais estratégias de marketing utilizar. 

Se quiser se tornar um palestrante, por exemplo, talvez seja uma boa ideia começar um canal no Youtube onde comenta sobre seu trabalho e mostra sua capacitação profissional.

Conte sua história

Já falamos sobre o storytelling como estratégia para consolidar uma marca e o mesmo vale para o personal branding. Valorize seu esforço e os desafios que enfrentou e mostre sua caminhada. Além de criar identificação com seu público em potencial, pode também inspirar as pessoas.

Tenha em mente que a marca pessoal é uma forma de se diferenciar no mercado e mostrar para o público porque você é o profissional adequado para sua necessidade, sem nunca perder o foco em ser verdadeiro consigo mesmo e com os outros.