Entenda o que é esse conceito e como ele pode ajudar empresas a desenvolver novas soluções e resolver problemas
Resolver problemas é algo que todo profissional enfrenta no dia a dia de trabalho. Quando se tem o próprio negócio então, às vezes parece que se passa mais tempo lidando com imprevistos do que outra coisa. Mas existe um método que pode ajudar a “destravar” e buscar soluções inovadoras, e nesse texto vamos contar o que é Design Thinking e como aplicar no seu negócio.
A expressão vem do inglês e significa “pensando como um designer”. A ideia é abordar problemas de forma criativa e utilizar técnicas normalmente aplicadas por designers em seu trabalho para encontrar soluções.
Criatividade, aliás, costuma ser uma questão para algumas pessoas que acreditam que isso é algo com o qual “se nasce”. Não é verdade, todos têm capacidade de ser mais criativos, contanto que exercitem esse aspecto comportamental.
Buscar novos conhecimentos e abrir a mente para outras perspectivas de atuação é uma forma de ser mais criativo. Muitas vezes, a falta dessa veia imaginativa está em atuar seguindo processos pré-estabelecidos, sem abrir caminho para mudanças.
Sim, mudar nem sempre é fácil, mas vivemos em um mundo em constante transformação, e não se adaptar ao novo pode impactar na competitividade do negócio.
O que é design thinking?
O termo Design Thinking não é novo, e a primeira menção a esse conceito surgiu ainda nos anos 1960. Mas, com o passar dos anos a ideia foi mais explorada e hoje é um método muito utilizado nas empresas para aflorar a criatividade através da colaboração, sempre tendo em mente o cliente final.
Quem não está familiarizado com o trabalho de um designer deve imaginar como funciona seu dia a dia. Para criar algo, seja uma peça publicitária, um produto ou até um ambiente, antes é necessário fazer o famoso brainstorm.
Os desejos dos consumidores, as tendências do mercado, o que os concorrentes estão fazendo, a mensagem que se deseja transmitir, tudo isso precisa ser levado em consideração antes de definir um caminho.
Se uma empresa está enfrentando problemas com o atendimento ao cliente, por exemplo, antes de abrir um novo canal ou contratar uma solução digital, é importante ver pelo ponto de vista do seu público: quais as suas reclamações? O que eles precisam? Qual a melhor forma de atender essa demanda?
A ideia é que, através dos métodos sugeridos pelo Design Thinking seja possível chegar em uma solução mais criativa, seja para promover um novo produto ou serviço, sanar problemas ou até mesmo entrar em um novo segmento ou conquistar uma nova fatia de mercado.
Para isso, o conceito se baseia em três pilares:
Praticabilidade: são as opções técnicas que permitem que esse produto ou essa solução sejam feitos. Há tecnologia ou recursos disponíveis no momento para colocar isso em prática?
Viabilidade: voltado ao aspecto econômico, já que a empresa precisa avaliar se sua solução está dentro do orçamento ou se há investimento para essas transformações.
Desejo: esse pilar é focado nos sonhos dos consumidores, atendendo suas reais necessidades.
A ideia é que a solução ideal consiga equilibrar os três pilares acima.
Etapas do Design Thinking
Para aplicar Design Thinking no negócio, é preciso primeiro entender quais os aspectos que o caracterizam, como:
Empatia
Ser capaz de se colocar no lugar do consumidor é uma característica-chave para conseguir encontrar soluções inovadoras.
Colaboração
Esse é um trabalho em equipe e deve contar com a percepção do público e também de diferentes áreas da empresa. Além de cada um apresentar diferentes perspectivas, consultar os setores ainda oferece uma visão mais clara sob os pilares citados acima.
Testes
Nem sempre a solução imaginada vai funcionar perfeitamente logo de cara. Pode ser necessário fazer testes e ajustes para chegar ao resultado imaginado.
Com isso em mente, confira as quatro etapas do Design Thinking:
1- Imersão
Essa é a etapa inicial onde o grupo vai avaliar as questões mencionadas acima: o que o cliente precisa? Quais suas dores, quais as oportunidades? Uma maneira de fazer isso é utilizando a análise SWOT, que permite uma visão clara do que precisa ser melhorado.
Aqui também entra a empatia, pois ouvir os clientes e considerar suas reclamações e necessidades é vital para o bom funcionamento do método.
2- Ideação
Esse é o momento onde todos colaboram e oferecem suas sugestões. É preciso estar aberto a novas ideias, portanto todos devem ser ouvidos e suas propostas consideradas.
A partir daí, as ideias devem ser avaliadas dentro dos pilares de praticabilidade, viabilidade e desejo, até chegar em uma solução que mais se adequa ao desafio enfrentado.
3- Prototipação
Antes de colocar a ideia em prática, faz-se um protótipo, ou seja, uma simulação de como isso será. No caso de produtos, essa é uma etapa comum, mas funciona para serviços também. É nessa fase que os testes e os ajustes são feitos.
4- Realização/Desenvolvimento
Com o resultado dos testes e as melhorias, chega a hora de pôr a nova solução em prática. O processo será diferente de acordo com cada empresa. Se a organização utilizou o Design Thinking para criar um novo produto, agora é a hora de produzi-lo e colocá-lo no mercado, o que envolverá questões como estratégias de marketing e vendas.
Se for uma nova ferramenta de atendimento ao cliente, pode estar disponível em horas ou dias, e necessitará apenas ajustes no site, por exemplo.
Entender o que é Design Thinking ajuda os líderes e tomadores de decisão a ampliar sua visão sobre o mercado onde atua e o posicionamento da própria empresa e busca inovação para se destacar no mercado.