Uma das maiores preocupações dos empreendedores é com a lacuna entre a criação de uma empresa e o seu ponto de equilíbrio (“break-even point”), isto é, o momento em que os custos e as despesas totais são iguais à receita total, a partir do qual é possível começar a lucrar com o negócio.
O que acontece é que, geralmente, esse ponto demora para ser atingido, o que pode dificultar a consolidação no mercado e, por fim, resultar no fracasso do empreendimento, que ocorre quando a receita obtida não é suficiente para pagas os custos e despesas.
Nesse cenário, surgem figuras no mercado cuja atuação é voltada justamente para auxiliar as empresas a diminuírem o tempo necessário até o “break even” e se manterem no mundo dos negócios de forma competitiva e lucrativa. Estamos falando das aceleradoras e os investidores-anjo.
Aceleradoras
As aceleradoras são, a princípio, como as tradicionais incubadoras de empresas, mas utilizam metodologias muito mais complexas e estruturadas. Elas buscam empresas com boas ideias e com potencial de rápido crescimento, investindo recursos para financiamento do negócio e oferecendo mentoria de investidores experientes. Um exemplo é a ACE, eleita três vezes consecutivas a melhor aceleradora da América Latina, especialista na aceleração de startups, utilizando um método próprio extremamente eficiente.
Investidor-anjo
Investidores-anjo são pessoas físicas com capital próprio investido em empresas nascentes com alto potencial de crescimento. Geralmente, os profissionais são empresários e executivos experientes no mercado, que agregam valor com conhecimento, recursos e networking. É o caso da GvAngels, grupo de investidores-anjo formado por ex-alunos da Fundação Getúlio Vargas, eleita cinco vezes consecutivas como uma das melhores escolas de negócios do mundo.
A GvAngels busca fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo no Brasil, promovendo o encontro entre bons empreendedores e investidores com experiência.
Por isso, se você quer acelerar o seu negócio e não sabe por onde começar, procure por organizações ou pessoas que tenham capital e conhecimento, e que estejam dispostas a investir em sua ideia e fazer a sua empresa decolar!