Como fazer uma análise da concorrência em 5 passos

Até os anos 80 ou, no máximo, os anos 90, falar em concorrência ainda gerava muito mais dúvidas do que certezas. Pelo menos no sentido de que, em um ambiente pré-virtual, não havia disponibilidade de ferramentas realmente efetivas para entender o comportamento dos competidores.

Hoje, com a internet e a diversificação de plataformas, ferramentas, redes sociais e aplicativos, entender o funcionamento dos negócios e as nuances da concorrência não só ficou muito mais fácil como passou a ser praticamente o ponto de partida para criar uma startup. Ou para começar qualquer negócio, a bem da verdade.

Afinal, tão importante quanto delimitar um público-alvo e reunir dados sobre hábitos de consumo e perfil sociodemográfico, é analisar o nicho, os modelos de negócio, os competidores e suas estratégias.

Para facilitar essa etapa e te ajudar a conseguir um bom posicionamento no mercado, confira abaixo um guia prático para uma análise de concorrência em 5 passos:

1. Identifique seus concorrentes

Sem saber quem são os competidores, não há competição. Mas o famoso “pulo do gato” está em não apenas identificar os chamados competidores diretos, isto é, aqueles que oferecem exatamente o mesmo produto que você, mas também os indiretos, ou seja, aqueles que comercializam produtos diferentes do seu, mas que satisfazem as mesmas necessidades dos consumidores.

Nesse primeiro passo, seja generoso no “círculo” de identificação, listando primeiro as empresas do seu nicho que atuam no Estado/cidade e, depois, considere territórios menores, como o seu bairro, onde a competição costuma ser ainda mais acirrada, principalmente entre pequenos negócios.

2. Colete (muitos) dados para sua análise da concorrência

Esse passo é uma consequência direta do anterior. Identificar, afinal, não é apenas apontar nomes de empresas, mas também catalogá-las reunindo o máximo de informações possível. Há dados sobre faturamento veiculados na imprensa? Quantidade de funcionários? Como é o site? Quais os tipos de entrega? Com que frequência fazem promoções? Essas e outras tantas perguntas são fundamentais.

Nessa etapa, dê especial atenção para as estratégias de marketing. Confira os anúncios publicitários e a presença dos competidores nas redes sociais. Como se comunicam com os clientes? Qual a frequência de posts e stories?

3. SWOT: é hora de profissionalizar

Até agora, falamos de passos extremamente básicos para quem quer começar com o pé direito. No entanto, se você quer de fato alavancar seu negócio, chegou o momento de apostar em análises avançadas. Afinal, é exatamente o que a concorrência está fazendo.

SWOT é uma sigla em inglês que, traduzida, significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Nesse tipo de análise, as informações coletadas sobre a concorrência se encaixam em cada uma das categorias para que você construa uma visão ampla do mercado e possa decidir que pontos devem ser priorizados para evitar ameaças e aproveitar oportunidades comerciais.

4. Faça uma análise em SEO

Poderíamos ter começado esse texto dizendo que o primeiro passo é usar e abusar da internet para fazer sua empresa crescer. Você talvez achasse óbvio, mas o que queremos dizer é que não basta apenas estar na web; é necessário utilizar todos seus recursos e ferramentas.

Uma delas é a análise de concorrência em SEO, um processo que consiste em entender o que contribui para a colocação do site dos seus concorrentes e emular – não é copiar, e sim, digamos, se inspirar criativamente – as mesmas condições para identificar pontos fortes e fracos. Não faltam bons textos e vídeos ensinando essa estratégia, como esse aqui:

Embed: https://www.youtube.com/watch?v=ou3bUa02nFo

5. Análise da concorrência: ninguém é o melhor em tudo

Sim, o quinto passo é entender que, ao menos quando estamos falando de pequenos e médios empreendimentos, nenhuma empresa será capaz de oferecer apenas vantagens em relação aos competidores. O mercado e os consumidores constituem um arranjo complexo e diferentes estratégias significam vantagens e desvantagens em relação aos outros.

Sabe aquela antiga história de “a batata frita de X é melhor, mas o hambúrguer de Y é mais gostoso”? Pois é. O passo agora é aprender a trabalhar com essa realidade e entender quais as vantagens de cada um dos concorrentes, identificando quais as lacunas o seu negócio pode preencher.

Compare produtos e serviços, o site, o estabelecimento, o tempo de entrega, o engajamento de seguidores etc. Onde um competidor falha, o outro pode tirar vantagem. Aí está o espaço para construir sua estratégia e aumentar suas chances de sucesso.

Entender a concorrência, no final das contas, é entender o próprio negócio – suas limitações, seus potenciais, suas vantagens e desvantagens. Esperamos ter contribuído nessa etapa. O passo número 6 agora é com você!