O dia a dia de uma pequena empresa é cheio de atribulações, e comandar um negócio exige conhecimentos diversos. Porém, soluções digitais podem auxiliar nas tarefas do dia a dia, oferecendo mais tempo para empreendedores focarem em suas metas. Conheça alguns sites e apps:
O Brasil ganha novos empreendedores diariamente, com negócios surgindo em alta velocidade. Em 2020, em plena pandemia, o país teve um aumento de 6% no número de empreendimentos, segundo o Ministério da Economia. Quando falamos em microempreendedores, os MEIs, a taxa aumenta para 8,4%, com mais de 2,5 milhões de novos registros.
Abrir uma empresa e ser seu próprio chefe é o sonho de muita gente, mas lidar com o dia a dia atribulado pode ser mais complexo do que se imagina. Administrar um negócio exige conhecimento em diversas competências, como financeira, comercial, de recursos humanos e até jurídica.
E como ser um empreendedor de sucesso em 2022 requer constante aprimoramento, separamos alguns sites e aplicativos que podem ajudar nessa jornada, facilitando o dia a dia do empreendedor, e abrindo espaço para se dedicar às suas metas. Confira:
Vamos começar com uma opção que parece óbvia, mas possui mais recursos do que se imagina e o melhor, é de graça. Quem utiliza os serviços do Google pode contar com inúmeras ferramentas que ajudam na administração de uma empresa, inclusive uma destinada aos negócios.
Além de manter seus documentos na nuvem e oferecer acesso gratuito a ferramentas básicas como de texto, planilhas e apresentações, o Google oferece ligações de vídeo pelo Google Meets, armazena até 15Gb de fotos, permite fazer formulários, reúne informações do mercado financeiro, entre outras coisas. Antes de comprar uma ferramenta, veja o que o Google já oferece.
Trello
Baseado em um antigo sistema japonês de produção chamado Kanban, o Trello também é gratuito, com opções avançadas pagas. O site permite criar quadros que podem ser divididos por área, tarefas, ou o que for mais relevante para cada negócio. Dentro dos quadros, é possível visualizar o fluxo de atividades da empresa, acrescentar novas tarefas com prazos e checklists, além de incluir outros usuários, permitindo que todos na empresa se atualizem.
Canva
Quem cuida de um negócio sozinho, muitas vezes fica responsável pelo marketing e divulgação da empresa. E quem não consegue se virar no Photoshop ou não tem criatividade aflorada, pode ficar para trás por não conseguir produzir conteúdos para as redes, ou até mesmo folhetos, banners, e outras artes.
O Canva é uma ótima ferramenta para auxiliar nesse aspecto pois, além de inúmeras ferramentas gratuitas, ainda oferece alguns modelos prontos editáveis. É só trocar o texto e as informações básicas, e o material está pronto.
vhisys
Dependendo do tamanho do negócio, algumas ferramentas de gestão precisam ser sofisticadas, para atender os setores e a complexidade da operação. Mas em alguns casos, como empresas menores e lojas, por exemplo, é possível manter tudo organizado em um só lugar. Esse é o conceito do vishys, que ajuda a controlar o estoque, fazer pedidos, além de oferecer relatórios e se integrar com lojas virtuais e marketplaces. Clique aqui e entenda como funciona.
MailChimp
A forma mais comum de comunicação em massa hoje ainda é o envio de e-mails. Existem no mercado diversas plataformas de criação e disparo, com configurações complexas e muitos recursos, como o RDStation. Mas o MailChimp oferece uma opção em conta, que permite criar e segmentar leads e gerar relatórios de resultados.
Com esses sites, que também têm versões mobile, os empreendedores terão mais tempo para se dedicar a fazer o negócio crescer, sem deixar de acompanhar e administrar o dia a dia de suas empresas.