Uma marca que já é conhecida no mercado pode oferecer muitas vantagens para quem quer começar a empreender. Entenda como aderir ao sistema de franquias, e o que é necessário para começar
O Brasil se tornou, nos últimos anos, um berço do empreendedorismo, com novos adeptos buscando criar o próprio negócio. Motivados pela ideia de serem chefes, ou até mesmo por necessidades de gerar renda extra, muitas pessoas decidiram abrir uma empresa no país.
Em 2021, o Brasil ocupou o 7° lugar no ranking de empreendedorismo mundial, com 14 milhões de pessoas apostando no próprio negócio. Isso significa que 9,9% da população brasileira saiu em busca de novas oportunidades no mercado como autônomos. Começar nesse meio nem sempre é fácil, mas hoje existem modelos de negócios e tipos de empresas, como o MEI, que exigem baixo investimento inicial.
Uma das possibilidades para começar um negócio é abrir uma franquia. O modelo tem crescido no Brasil e, para quem quer ser empreendedor, oferece a oportunidade de iniciar já com um negócio de sucesso, com identificação de público, marca sólida, e uma gama de setores, do alimentício ao de educação.
O que é uma franquia?
Vamos começar pelo começo: uma franquia é um modelo de negócio onde o empreendedor segue o padrão da empresa, abrindo uma outra filial, porém copiando o formato do empreendimento original. Isso significa seguir à risca todas as regras da marca, que podem incluir tamanho do espaço, tipo de estoque, preço, identidade visual, entre outros.
Segundo relatório da ABF (Associação brasileira de Franquias), o número de operações de franquias no país chegou a 178 mil no segundo semestre de 2022. O setor também faturou R$ 195 bilhões no último ano, um aumento de 9,2% em relação ao período anterior.
Tipos de franquia
Dentro do sistema de franquias, há vários modelos para seguir, com investimentos e formatos distintos. Os mais tradicionais incluem um espaço físico, como loja ou quiosque, onde o modelo do franqueador é replicado. Mas, nos últimos anos, outros tipos ganharam destaque, incluindo as microfranquias e até formatos que funcionam de casa.
Existem 11 segmentos principais que possuem oportunidades para quem quer ser um franqueado: alimentação; casa e construção; comunicação, informática e eletrônicos; entretenimento e lazer; hotelaria e turismo; limpeza e conservação; moda; saúde, beleza e bem estar; serviços automotivos; serviços e outros negócios; e serviços educacionais.
Dentro desse grande guarda-chuva, há ainda muitas opções de investimentos, que podem partir de menos de R$ 5 mil, e ir além dos R$ 750 mil. Uma franquia da rede McDonalds, por exemplo, exige um capital inicial de R$ 2,8 milhões. Já a rede de lavagem automotiva Drywash exige mínimo de R$ 3.164,50 para começar.
Portanto, antes de mais nada, é preciso analisar o mercado, ver as oportunidades disponíveis, e o que cada franquia exige.
Ainda segundo a ABF, os setores que mais se destacaram no último ano foram o de casa e construção, com alta de 10,5% no faturamento, hotelaria e turismo, que cresceu 22,4% nos últimos 12 meses, e o de saúde, beleza e bem estar, com 10,9% de aumento nos lucros.
Abrindo uma franquia
Depois de decidir qual o segmento de atuação, modelo e investimento inicial, começa o processo para abrir a própria franquia. Um ponto importante que merece atenção nesse processo de escolha é o retorno sobre investimento. Em geral, as franquias disponibilizam essa informação, e o período varia entre alguns meses, há um ou dois anos.
O passo seguinte é pedir para a franqueadora escolhida a Circular de Oferta de Franquia (COF), que contém todas as informações necessárias para o franqueado tomar sua decisão. Esse documento deve ter informações como balanço contábil, descrição do negócio, serviços e histórico, entre outros.
A partir daí, com as partes em acordo, firma-se um contrato. Claro, cada negócio tem um tempo, modelo e forma de ser aplicado. Mas, com o contrato assinado, vem a hora de pôr a mão na massa: escolher o local onde a franquia vai funcionar, iniciar a reforma para padronização do estabelecimento, iniciar contatos com fornecedores de produtos, ajustar sistema, e tudo mais que for necessário para começar o empreendimento.
Dicas para abrir uma franquia
Como comentamos acima, é muito importante avaliar com cuidado e atenção às possibilidades. Entender com que tipo de setor quer e gosta de trabalhar é muito importante.
Em alguns casos, como lojas de shoppings, é preciso lembrar dos horários fora do padrão de escritório, como período da noite, fins de semana e feriados. Em outros, como o alimentício, há regras estabelecidas pela vigilância sanitária. Portanto, estude bem as opções e faça uma lista do que você busca e não busca em um negócio.
Além disso, não deixe de buscar conhecimento, seja sobre como funciona o sistema de franquias, ou como administrar um negócio e empreender. Afinal, mesmo com um nome de peso, ainda é preciso ter uma boa administração para que a franquia prospere. Outra etapa importante para abrir uma franquia é conversar com outros franqueados, para entender sua satisfação com o negócio. O “boca a boca” é importante para conhecer os pontos fortes e fracos do negócio, e ver se vale a pena de verdade.