E-mail Marketing: ainda vale a pena investir?

Com o aumento do uso das redes sociais, é de se perguntar se algumas estratégias de marketing continuam eficazes para os negócios. Afinal, chegar até os clientes tem um custo, de modo que o retorno deve justificar a opção por determinada estratégia.

O e-mail marketing é uma das estratégias de divulgação mais conhecidas pelas empresas. E, ao contrário do que alguns podem pensar, ela continua possuindo um alcance excelente, podendo atingir diversos públicos e convertê-los em clientes.

As vantagens do e-mail marketing

Essa estratégia, como o próprio nome indica, consiste em fazer publicidade online através do contato por e-mail entre empresas e seus consumidores (efetivos e potenciais). Promoções, ações de incentivo e newsletters são exemplos de e-mail marketing que com certeza você já viu.

É verdade que, no começo, essa estratégia era vista como invasiva, pois o disparo de e-mails era massificado e errático, como uma metralhadora, isto é, as empresas “atiravam para todo lado” com a esperança de atingir potenciais clientes. Hoje, com ferramentas de automação e uso de dados, o e-mail marketing permite entregar as mensagens certas e para as pessoas certas.

Como quase todos os usuários da internet usam e-mail – basta pensar que para criar praticamente qualquer cadastro é necessário fornecer um e-mail –, o alcance desse tipo de publicidade é muito alto. E também previsível: ao contrário das redes sociais, que trabalham com algoritmos que não garantem que as mensagens cheguem a todas as pessoas, os e-mails são entregues a todos os destinatários selecionados.

Tudo isso sem falar na flexibilidade, pois nas mensagens enviadas por e-mail não há limite de caracteres, bem como é possível incluir imagens e personalizar com templates, incluindo diversos links (para uma promoção no seu site, por exemplo).

Outro ponto forte é a retenção. Ao contrário das redes sociais, onde o conteúdo se dispersa facilmente, uma mensagem personalizada de e-mail garante a permanência da interação, pois se o conteúdo for interessante para o cliente, ele o deixará “marcado com estrela” em sua caixa de entrada. Você também pode colocar os usuários que interagem com seu conteúdo dentro de um fluxo de e-mails, para que sempre recebam informações relevantes e o relacionamento seja cultivado.

Assim, o e-mail marketing é uma forma simples e prática de aumentar o tráfego em seu site, aumentando suas vendas no e-commerce e estreitando sua relação com os clientes, além de prospectar novos. E o melhor é que não é necessário fazer grandes investimentos ou ser um super expert na criação de conteúdo para iniciar campanhas de e-mail marketing, garantindo um ótimo retorno financeiro, o que faz dessa estratégia ideal para pequenos negócios.

Portanto, se você já ouviu por aí que o e-mail marketing não está com nada, não se engane: ele continua sendo uma das melhores opções para alavancar seu negócio e fazer sua empresa crescer usando a internet, principalmente no caso de pequenas empresas que precisam gerar impacto no público.