Entenda como desenvolver uma estratégia eficiente de pré-venda

O mercado digital segue em crescimento e isso é ótimo, mas significa que a competição também aumenta. Logo, conquistar novos clientes e fechar vendas se torna cada vez mais difícil. Veja como aumentar as vendas apostando em um pré-venda eficiente!

O conceito de pós-venda já é conhecido nas empresas. Após a compra, vem o desafio de garantir prazos, entregar o produto certo e manter a fidelidade e satisfação do cliente. Mas, até chegar na etapa final da compra há um longo caminho, e com as vendas digitais em constante crescimento, além de novos modelos de negócios, é necessário entender o que os consumidores realmente precisam e direcioná-los para o lugar certo, garantindo que encontrarão o produto que desejam, no momento certo.

Esse processo, conhecido como pré-venda, tem se tornado cada vez mais sofisticado e complexo, e o desenvolvimento de uma estratégia de pré-venda adequada é o que fará o diferencial na conclusão da compra. 

Hoje, é na pré-venda que começa a captação de um cliente, e é esse setor que vai determinar as próximas etapas, selecionando leads que estão maduros e são qualificados para seguir para a compra. Segundo um estudo publicado na Harvard Business Review, um setor de pré-venda bem estruturado pode aumentar em até 50% novos negócios, e até 90% em retorno de clientes.

Essa área também está conectada ao marketing de conteúdo, que será essencial para adquirir esses leads. É o marketing que desenvolverá as estratégias de divulgação do produto ou serviço, alcançando o público desejado pela marca. Geralmente, esse processo é feito por meio de softwares de automação, como RD Station ou HubSpot, que poderão fornecer informações sobre esses leads.

Uma vez captados, cabe à equipe de pré-vendas analisá-los e determinar como e se a empresa pode atender suas necessidades. Para isso, é importante estabelecer algumas estratégias para ter sucesso em encaminhar esses potenciais clientes para a etapa de vendas.

  • Conheça seu cliente

A principal forma de efetivar uma venda é conhecendo seu público e entendendo suas necessidades. Informações como profissão, estilo de vida e comportamento são essenciais para saber se os leads que chegaram tem potencial para se tornarem consumidores.

Isso pode ser feito por meio de pesquisas ou mesmo contato direto. Ainda nesse cenário, é necessário desenvolver uma abordagem humanizada, fazendo com que o consumidor se sinta compreendido e contemplado.

  • Ofereça conhecimento

Alguns produtos e soluções são complexos e caros, e o consumidor precisa ver o real valor disso antes de realizar a compra, por isso, se apoiar em materiais educativos é uma maneira de convencê-lo.

Isso pode ser feito com a criação de um blog que explore as vantagens do serviço prestado, ou um e-book detalhando o produto oferecido pela empresa. Esses materiais ajudam a “preparar” o cliente, sanando suas possíveis dúvidas e deixando-os prontos para serem encaminhados para a equipe de vendas.

  • Qualifique seu produto

A equipe de pós-venda terá o melhor insight sobre o que os clientes procuram e, às vezes, o gargalo está em uma solução deficiente da própria empresa. Portanto, cabe a este setor oferecer dados e sugestões sobre como o produto pode ser aperfeiçoado e que diferenciais pode oferecer para encantar o consumidor.

  • Encontre as ferramentas de pré-vendas certas

Todo esse processo de entender o lead, oferecer conteúdo e prepará-lo para a etapa de vendas será muito mais eficiente com o uso de ferramentas adequadas para isso. Hoje, existem muitos softwares no mercado, com preços e funcionalidades distintos, que vão auxiliar nessa seleção. Pesquise, se informe, e veja qual deles é mais adequado para o negócio.

Sua empresa pretende investir em uma estratégia de pré-vendas em 2022? Conte pra gente nos comentários!