Já ouviu falar no Google Meu Negócio? Se nunca ouviu, está mais do que na hora. E se você já ouviu e ainda não se familiarizou com essa ferramenta, esse post também é para você!
De modo resumido, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite gerenciar a forma como sua empresa local aparece em serviços como o Google Maps e a Rede de Pesquisa.
Por isso, se você tem uma empresa que atende clientes em um local específico ou dentro de uma área de cobertura determinada, essa ferramenta pode ajudar os consumidores a encontrar seu negócio.
Em outras palavras, você é um empreendedor iniciante que oferece produtos e/ou serviços e precisa de novos clientes? O Google Meu Negócio é ferramenta obrigatória para fortalecer sua presença digital e estabelecer contato com as pessoas. E você vai descobrir que é bastante fácil utilizá-lo.
Como usar o Google Meu Negócio?
Para começar, acesse a página da plataforma e faça o login. Todo o processo é bastante simples e intuitivo, mas se ficar qualquer dúvida o próprio site tem um passo a passo detalhado. Em poucos cliques você pode adicionar seu negócio, preenchendo um rápido formulário e revisando suas informações comerciais.
Mas é claro que você não chegou até aqui procurando dicas para preencher formulários. A grande questão é como aproveitar o Google Meu Negócio para efetivamente ajudar a sua empresa a crescer usando a internet.
E o primeiro ponto é óbvio, porém muito importante: não adianta achar que você vai ganhar novos clientes só porque o Google passou a exibir seu negócio no mapa ou na primeira página.
Mantenha as informações do seu negócio sempre atualizadas. Quem nunca passou pela situação de ligar para uma farmácia, restaurante ou petshop usando o número disponibilizado no mapa e só conseguiu caixa postal ou número inexistente? Ou então dar com a cara na porta de um estabelecimento que não atualizou o horário de funcionamento. Como se diz na linguagem das redes sociais, não seja essa pessoa.
Monitore periodicamente dados que o Google fornece, tais como: média da classificação dada pelos clientes, visualizações e cliques, número de comentários, rotas traçadas e chamadas recebidas. Só assim é possível controlar seu perfil e ajustá-lo de acordo com as demandas dos consumidores.
Não se omita. Interaja com seus clientes, respondendo a todos os comentários, positivos e negativos, levando a sério a máxima “o cliente sempre tem a razão”. Alguns empreendedores fazem questão de responder com ironia alguns comentários negativos de clientes, talvez com isso consigam produzir bons “memes”… não é seu objetivo, certo? Elegância, simpatia e compreensão são qualidades básicas para conversar com seus consumidores.
Não dá para pensar hoje em abrir um negócio local sem considerar a presença no mapa e nos mecanismos de busca do Google. Aproveite o Google Meu Negócio para divulgar e ampliar seu negócio na internet, alcançando cada vez mais clientes. É bom ser pesquisado!