LinkedIn: como usar seu perfil pessoal para gerar negócios

Quando o assunto é LinkedIn, ainda existem algumas confusões sobre o propósito e sobre como melhor utilizar esta rede social para negócios.

Muitos ainda pensam que o LinkedIn é uma plataforma pouco importante e cheia de recrutadores ou pessoas fazendo propaganda de serviços e enchendo a caixa de mensagens – isso até pode acontecer, mas se você deixa de usar a rede por isso, certamente não acompanhou a evolução do LinkedIn ao longo dos anos.

É até verdade que nos primórdios do LinkedIn as pessoas o utilizavam como um banco de currículos, mas as coisas mudaram e hoje são praticamente 50 milhões de brasileiros conectados buscando oportunidades de trabalho, networking e visibilidade para seus negócios.

Com a pandemia e o verdadeiro “boom” do e-commerce, não dá mais para dizer coisas como “o Stories do Instagram é suficiente para minha marca!”. Aumentar e diversificar a presença online é ponto de partida para qualquer empreendedor.

O problema é que, talvez por resquício dos tempos em que o LinkedIn era “mato”, como se diz, mas principalmente por falta de informação e apego cego a outras redes sociais, muitos profissionais ainda não sabem como fazer um bom uso da plataforma para construir sua marca, descobrir novas oportunidades e gerar bons negócios.

Quem está muito acostumado com o Facebook e o Instagram comerciais, por exemplo, tem a cabeça voltada para os anúncios. Mas no perfil pessoal do Instagram – onde existem sim possibilidades de impulsionar o seu negócio – a importância está em montar um bom perfil.

Esse é o primeiro passo para começar a usar o LinkedIn. O perfil é seu cartão de visitas e exige capricho, a começar pela foto – uma foto de perfil profissional aumenta a credibilidade e garante destaque entre os perfis.

Com uma boa apresentação, você está pronto para o que o LinkedIn melhor oferece: criar conexões. Para começar, aprenda o que não fazer com o que lá atrás era um problema da rede: os “perfis spam”. Quem ainda usa a plataforma para ficar anunciando produtos de forma automática está no ambiente errado. Conectar-se com outras pessoas exige uma abordagem autêntica e não invasiva.

Para falar a verdade, a abordagem é o último passo. Tudo passa pela interação. Curta, comente, acompanhe de verdade o trabalho de outros profissionais, procurando sempre escutar mais do que impor suas verdades e estratégias. Quando for enviar mensagens, escreva textos personalizados e despretensiosos, reconhecendo a atuação das pessoas e se mostrando presente de forma propositiva.

Se você tiver feito tudo certinho até aqui, então chegou a hora de ocupar a outra ponta. Por mais que você se esforce para acompanhar outros perfis e construir conexões humanas, nenhuma relação online dura tanto tempo sem troca.

Você comenta e se envolve com os conteúdos dos outros, mas e o que você pensa? O que você conhece? O que você tem a oferecer além dos seus produtos ou serviços sozinhos?

É por isso que, antes de começar a criar conteúdos próprios, você deve definir uma linha editorial ou escopo. Selecione os temas que você domina – e que não necessariamente precisam estar 100% relacionados ao seu negócio, mas no mínimo 90%, vai – para servir como bússola na hora de estabelecer pautas e criar conteúdos.

Sim, estamos falando de marketing de conteúdo. Com isso, suas conexões passam também a se envolver com seu trabalho, agora na forma de potenciais clientes.

Usar o perfil pessoal no LinkedIn é se lembrar a todo momento desse adjetivo: “pessoal”. Do outro lado há pessoas buscando conexões autênticas e conteúdos interessantes, muito antes de buscarem produtos ou serviços. Seu papel é criar essa ponte de forma estratégica para conhecer a faceta mais importante dos seus contatos para os seus negócios – a de clientes.

LinkedIn como usar seu perfil pessoal para gerar negócios: resumo

  • Crie um perfil atrativo: capriche na foto e na descrição;
  • Faça conexões por meio de abordagem autêntica e não invasiva;
  • Interaja com os conteúdos publicados por outros perfis;
  • Produza conteúdos próprios para atrair clientes em potencial.