Gerenciar seu negócio e ser Pai!

O Dia dos Pais está chegando e, apesar de ser ótimo ter esse momento especial com os filhos, também gera algumas reflexões. Será que estou me dedicando suficiente? Consigo equilibrar trabalho e família? Sou um pai presente? Esses questionamentos são normais, principalmente se além de pai, você é empreendedor.

 

Mas calma, dá sim para cuidar do negócio e da família ao mesmo tempo. Confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar:

 

  • Acorde cedo

Não há dúvidas de que empreender e cuidar dos filhos, especialmente se forem pequenos, são tarefas que demandam tempo e muita dedicação. E é por isso que acordar cedo é tão importante, pois o seu dia precisa render. Se conseguir estar de pé antes dos filhos, melhor ainda, pois assim é possível riscar itens da sua lista antes mesmo que eles acordem.

 

  • Planeje-se

A jornada dos empresários costuma ser mais longa do que a dos funcionários. Logo, o planejamento é essencial se você quer também passar um tempo de qualidade com seus filhotes. Organize suas prioridades e atividades diárias para que consiga dar conta de tudo (ou pelo menos quase tudo) e possa reservar algumas horas da manhã ou da noite para ficar com a família. O mesmo vale para os finais de semana: planeje-se para que não precise trabalhar aos sábados e/ou domingos.

 

  • Invista em gestão

Quanto melhor for a gestão da sua empresa, mais fácil será para você se afastar quando for preciso. Invista em modelos de gestão para pequenas empresas (http://gmf-ltda.com.br/blog/gestao-em-pequenas-empresas/) e softwares de gerenciamento para que os seu negócio continue funcionando perfeitamente, mesmo quando você quiser se dedicar a outras atividades ou precisar comandá-lo à distância.

 

  • Não fique refém dos e-mails

Se você é desses que se desespera ao ver uma notificação de novo e-mail, tente refrear o impulso de abrir seus e-mails o tempo todo. Além de interferir em sua produtividade, ficar checando suas mensagens no celular frequentemente pode prejudicar o relacionamento com a família.

 

  • Cuidado com as redes sociais

O mesmo vale para as redes sociais: passar o tempo todo conectado atrapalha suas atividades profissionais e ainda pode fazer com que você perca momentos valiosos com seus filhos, por não estar 100% presente – o corpo está lá, mas a mente em outro lugar. Então, a menos que você trabalhe com mídias sociais, evite despender muito tempo nas redes.

 

  • Faça pausas

Sabia que algumas pausas ao longo do dia podem aumentar a sua produtividade? Então, se estiver fazendo home Office ou puder estender um pouquinho seu break, aproveite para conversar ou brincar com os pequenos.

 

Viu só como é possível conciliar empreendedorismo e filhos? Ser um empresário de sucesso e o melhor pai do ano pode dar trabalho, mas certamente vale a pena!