O cenário digital segue em plena expansão e até pequenos empreendedores e autônomos precisam embarcar no digital. Ter um site é uma necessidade, e nós te mostramos como começar do zero com pouco investimento inicial
O mundo é digital e não dá para fugir da internet. Quem pensa em abrir o próprio negócio, mesmo que seja físico, deve se preocupar com a presença on-line. Os consumidores buscam na rede não só por oportunidades de compra, mas também referência sobre uma loja. Com uma busca no Google, é possível saber a localização, facilidade de acesso, serviço, preços, e ainda ver a avaliação de outros usuários.
Além disso, outra etapa essencial é criar um site. Quem atua com e-commerce tem na página o foco principal do negócio, mas mesmo empresas físicas ou prestadores de serviço independentes devem considerar a criação de um website.
Segundo um levantamento realizado em 2021, nove em cada dez brasileiros fazem pesquisa na internet antes de realizar uma compra. Entre os que usam o smartphone nessa busca, 80% fazem a compra pelo celular.
Além de oferecer mais visibilidade para o produto, ter um site aumenta a credibilidade e pode ser uma forma de fidelizar os clientes. Algumas pessoas, porém, ainda acreditam que fazer uma página do zero é algo complexo e até caro. Mas isso não é verdade. Existem diversas opções no mercado para quem está começando, muitas com layouts pré-definidos e preços em conta.
Para ajudar nessa jornada, fizemos um passo a passo com todas as etapas para começar a própria página.
1- Escolha a plataforma
O primeiro passo para criar um site é definir a plataforma onde o conteúdo será hospedado. Para isso, é preciso entender primeiro qual o objetivo do site. Se for para fazer vendas, é preciso pensar em um e-commerce. Se for só para servir como uma vitrine de produtos/soluções, existem opções mais simples e até gratuitas.
- E-commerce: com o crescimento dessa modalidade de vendas, os sites também se multiplicam e disponibilizam mais recursos. Entre eles estão o Zyro, que oferece 30 dias de garantia de reembolso e conta com uma boa variedade de templates; e a Nuvemshop, uma das mais populares da América Latina, que além de diversos planos de acordo com o tamanho no negócio, conta com mais de 150 aplicativos e ferramentas integrados.
- Site: além da venda direta pelo site, há outras formas de ter presença on-line por meio de uma página na internet. Para quem quer criar conteúdos relacionados ao tema que trabalha, pode criar um blog no WordPress. Se o foco é apenas apresentar seu trabalho, há sites de portfólios bem completos, como Contently, Behance e Wix. Quem tem foco na venda de cursos on-line pode apostar em plataformas como a Udemy e a Domestika, por exemplo.
2- Registre um domínio
Existem mais de 1 bilhão de sites no mundo, e esse número aumenta a cada segundo. Por isso, quando tiver o nome da sua empresa e for começar seu site, é importante registrar o endereço. O processo é simples e pode ser feito pelo site Registro.br, pagando à partir de R$ 40,00 por ano.
3- Crie um mapa do site
Quais informações precisam estar na página inicial? A resposta pode variar de acordo com o serviço, mas informações como contato, endereço, “sobre” a empresa e produtos/serviços ofertados precisam estar evidentes. Por isso, antes de começar a construir o site, organize essas informações e defina como incluir isso.
Para ajudar, é possível buscar referências do que os concorrentes fazem, ou até se inspirar nos sites favoritos. O mais importante é entender quais são as informações mais relevantes que o cliente vai buscar, e destacar isso na página.
Em geral, as plataformas de hospedagem já oferecem alguns templates gratuitos que podem ser utilizados como base. Dá para começar do zero, mas com um modelo pré-existente é mais fácil visualizar a página e fazer as alterações necessárias, ainda mais para quem não tem domínio de design e programação.
4- Otimize o conteúdo
Existem muitas regras e dicas que podem ajudar o site a melhorar e ficar em evidência na hora da pesquisa em buscadores. A principal delas é o uso de SEO (search engine optimization), que consiste em um conjunto de técnicas que ajudam a rankear a página em ferramentas de pesquisa como o Google. Para que a página se destaque, por exemplo, é preciso que o conteúdo seja relevante, com número mínimo de caracteres, e o uso de palavras-chave primárias e secundárias.
É importante lembrar que, mesmo depois de ir ao ar, o site deve se manter atualizado. As regras consideradas importantes para os buscadores mudam e se modernizam constantemente, portanto é preciso acompanhar essas inovações.
Saiba mais sobre SEO:
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5- Analise e cresça
O trabalho não acaba quando o site é colocado no ar. Na verdade, é essencial separar algumas horas do dia ou da semana para seguir aperfeiçoando-o, checando possíveis problemas para carregar páginas e verificando se os endereços são condizentes com o conteúdo. Por exemplo, se for um site de receitas, os endereços devem ser bem personalizados para ajudar os buscadores (ex: www.meusite.com.br/receitas-decoes-bolo-de-laranja-calda).
Além disso, é possível integrar o site com o Google Analytics, que oferece inúmeras métricas relacionadas ao acesso. Com isso, pode-se descobrir mais sobre o público, como gênero, classe social, localização, horário de acesso. Essas informações ajudam a otimizar o conteúdo e fazer ofertas customizadas baseadas nas análises. Criar um site é uma constante evolução e pode contribuir para o crescimento de uma marca.