Problemas relacionados à saúde mental têm afetado os empreendedores e podem ter consequências para sua atuação profissional. Veja como identificar e prevenir
A saúde mental se tornou um tema recorrente no mercado de trabalho, impulsionado pelos desafios enfrentados pelas pessoas nos anos de pandemia. A dificuldade em estabelecer limites entre trabalho e vida pessoal, necessidade de conexão constante através da internet e incertezas em relação ao futuro agravaram questões como a ansiedade. Quando se trata de saúde mental e empreendedorismo, as preocupações são as mesmas, e os números, alarmantes.
Um estudo realizado este ano pela rede de empreendedores Endeavor apontou que 94% dos empreendedores de alto impacto já enfrentaram problemas relacionados à saúde mental como ansiedade, burnout, ataque de pânico e depressão.
Se o cenário corporativo já é competitivo, quando se trata de profissionais iniciando ou buscando crescimento para seus negócios, as circunstâncias podem ser ainda mais difíceis.
O trabalho por si só já possui diversas demandas: mesmo com um time, o empreendedor precisa desenvolver habilidades relacionadas à administração, finanças, vendas e marketing, além de cuidar de aspectos burocráticos envolvendo contratos e permissões.
É uma atuação que pode gerar pressão, e encontrar formas de lidar com isso ajuda a levar uma vida mais equilibrada e menos propensa a enfrentar essas questões.
Saúde mental e empreendedorismo
Cuidar da saúde não é um conceito novo, mas o burnout sim. Manter uma vida ativa contribui para a saúde do corpo, mas muitos aspectos relacionados à mente são mais recentes, produtos de transformações sociais e, principalmente tecnológicas, que aconteceram nas últimas décadas.
O problema está em ignorar os sinais de esgotamento e questões de saúde mental, e seguir com uma rotina que, assim como nos tempos de pandemia, não distingue o trabalho e vida pessoal.
Portanto, comece entendendo que esse é um tema que pode afetar qualquer pessoa e, se for necessário, busque ajuda profissional. Além disso, entender alguns sinais que podem indicar problemas de saúde mental contribui para uma rápida avaliação e busca por solução. Veja quais são:
Problemas no sono
As preocupações podem fazer com que muitas pessoas percam o sono e uma noite mal dormida tem efeitos negativos no resto do dia, aumentando a irritabilidade, diminuindo a concentração e afetando a produtividade em geral.
Exaustão constante
Mesmo que o sono não esteja prejudicado, o excesso de tarefas e preocupações logo se transforma em um estado de exaustão constante, que impede que o profissional exerça seu potencial criativo e dedique tempo para atividades que, embora não sejam rotineiras ou urgentes, são essenciais para o desenvolvimento do negócio.
Ansiedade
Se o toque do celular já gera palpitações ou um novo e-mail vira uma crise sem ao menos ser lido, é possível que o profissional esteja enfrentando um momento de ansiedade e, embora o sentimento seja útil e necessário pontualmente, não é saudável quando se torna constante.
Como evitar problemas de saúde mental
Como falamos, caso enfrente sintomas mais intensos, o ideal é procurar ajuda médica. Mas, em seu modo de atuar, o empreendedor pode realizar algumas práticas que irão ajudá-lo a administrar e diminuir esses sintomas, e até incentivar os colaboradores a buscarem uma relação mais saudável com o trabalho. Veja como:
Mantenha uma rotina organizada
Na vida profissional, tudo é para ontem. Embora alguns aspectos do trabalho pareçam urgentes, estabelecer uma rotina planejada permite que o profissional delimite horas específicas de seu dia para lidar com um ou outro tema.
Pode ser uma agenda digital, ou outras tecnologias como uma ferramenta de gestão como Trello ou Monday, mas criar uma estrutura organizacional ajudará a ter uma visão ampla do negócio, e determinar prazos e momentos adequados para cada coisa.
Saiba delegar
Ser dono de um negócio significa saber de cada detalhe, onde fica guardado cada documento e entender como as decisões foram tomadas para alcançar certas metas. Isso, somado ao fato de que essa posição exige conhecimento do negócio como um todo, faz com que muitos profissionais queiram manter o controle sobre tudo.
Mas apostar em uma equipe qualificada e permitir que os colaboradores exerçam suas funções com autonomia só irá contribuir para que ele administre melhor seu tempo e seja capaz de focar em decisões que são estratégicas para o negócio.
Defina limites
Embora ser acessível para os colaboradores seja desejável, isso não significa ficar disponível 24 horas. Delegar também implica confiar que os profissionais são capazes de tomar decisões, permitindo que o empreendedor consiga ter tempo de qualidade fora do trabalho.
Além disso, os limites funcionam para si mesmo, estabelecendo horas de trabalho plausíveis e se comprometendo com atividades fora do trabalho, com amigos e familiares que proporcionarão momentos de lazer. Saúde mental e empreendedorismo são temas que andam lado a lado e os empresários devem cuidar da sua e de sua equipe se buscam um negócio saudável a longo prazo.