Conheça as principais estratégias de marketing digital, e saiba como ampliar seu negócio on-line, aumentando a visibilidade da sua marca e as vendas
Para ter um negócio de sucesso, seja ele físico ou on-line, é muito importante saber como divulgá-lo. Um e-commerce precisa de visibilidade para ter aumento nos acessos e venda, e mesmo as lojas presenciais precisam saber como se promover no virtual. Por isso, conhecer as principais estratégias de marketing digital é essencial para empreendedores divulgarem suas soluções.
A tecnologia, porém, evolui muito rápido, e nem sempre conseguimos acompanhar as tendências e novas formas de atuar. Por isso, separamos as quatro principais estratégias que não podem ficar de fora do planejamento de qualquer empresa, especialmente os micro e pequenos empreendimentos.
Anúncios nas redes sociais
Ter um perfil on-line já não é novidade, e fazer vendas diretas pelas redes é uma estratégia eficiente para aumentar a receita. Por isso, também é necessário utilizar as redes sociais para ampliar a visibilidade da marca, aumentar os acessos ao site e fidelizar os clientes. As principais redes, como Instagram, Facebook, Linkedin e Twitter, oferecem opções de anúncios pagos – além do Google, que tem algumas opções para quem quer se destacar.
Vale analisar qual a plataforma que melhor se encaixa no seu negócio, onde estão os potenciais clientes e público-alvo. A partir disso, invista em posts patrocinados, sempre buscando conteúdo que se enquadrem. Por exemplo: para quem aposta no Instagram, o ideal é fazer posts em vídeo, no estilo “reels”, preferencialmente com uma pessoa falando.
Conteúdo
Não duvide da eficiência dos textos. Embora os vídeos estejam em alta, as pessoas procuram por informações em diversos formatos, e conteúdos relacionados ao seu produto passam confiança para os potenciais clientes. Escolha temas relacionados com a sua oferta, e crie um blog para detalhar o tema.
E-books com conteúdo aprofundados também são interessantes e vão atrair as pessoas que ainda não decidiram qual serviço/produto escolher.
E-mail marketing
Em meio a tantas novidades, algumas estratégias mais “clássicas” seguem no topo da lista por sua eficiência. É o caso dos e-mails marketing. Embora haja muito debate sobre frequência de envios, esse formato ainda se destaca pois oferece uma comunicação direta com potenciais clientes. Através de e-mails é possível divulgar lançamentos e promoções, e manter um contato mais pessoal com o público.
Essa estratégia também permite uma comunicação personalizada. Inclusive, essa solução é aconselhada, segmentando o público de acordo com o interesse de cada um. Para isso, é importante fazer uma automação de envios, ou seja, um “caminho” para os e-mails que entram na base seguirem, de acordo com o interesse deles. Por exemplo: você pode programar um envio semanal para quem abre cada e-mail, ou um envio quinzenal para quem se cadastrou no site, mas não abriu os e-mails.
Aposte em influenciadores digitais
Segundo uma pesquisa de 2019, 76% dos consumidores já fizeram uma compra motivada por influenciadores digitais. A aposta em celebridades da internet segue em crescimento, pois suas sugestões funcionam e o público é, de fato, motivado por essas personalidades a adquirir um produto ou serviço.
Para isso, não é necessário investir milhões nos maiores nomes do país. O Brasil conta com cerca de 500 mil influencers, muitos deles de nicho, ou destaque em determinadas regiões. Portanto, escolha um nome que tenha a ver com seu negócio e invista nessa estratégia de marketing digital.