O que é planejamento estratégico e como fazer em 4 etapas

Entenda a importância de desenvolver um planejamento estratégico e saiba como desenvolver um que permita o crescimento da empresa

É muito comum que pequenos empreendedores, especialmente MEIs, tenham dificuldade em estabelecer uma rotina e gerenciar seu negócio de maneira eficiente. Seu dia a dia costuma ser atarefado, o que leva a fazer uma coisa após a outra, conforme se lembra ou de acordo com as urgências. Mas sem planejamento estratégico, é possível que algumas atribuições se percam e os profissionais não consigam se organizar para fazer a empresa crescer.

Da mesma forma que uma grande empresa estabelece metas por departamento e têm prazos específicos, um pequeno negócio também precisa ter uma visão macro das atividades, não só para priorizar suas tarefas, como para focar nos aspectos que, de fato, contribuirão para que o negócio evolua.

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é uma ferramenta que serve como guia para as decisões tomadas pela empresa. É uma forma de delinear ações práticas que ajudarão a facilitar as atividades do dia a dia, enquanto abre espaço na agenda para atividades voltadas ao desenvolvimento da organização.

Imagine o planejamento estratégico como um mapa: o objetivo principal é o destino final, enquanto o caminho aponta o que será necessário para chegar lá. A questão é que, especialmente com o trabalho autônomo ou pequenas empresas, isso nem sempre é feito, e o empreendedor se vê com dificuldades de tomar decisões e até mesmo visualizar o potencial do seu negócio.

Fazer esse planejamento permite que ele enxergue o caminho com mais facilidade, e tome decisões com base nesses objetivos e metas estabelecidos. Claro que, ao longo do caminho, algumas coisas podem mudar e talvez seja necessário recalcular a rota mas, sabendo onde quer chegar, até essas mudanças são feitas com mais assertividade.

Como fazer planejamento estratégico?

Algo que precisa estar claro para os empreendedores em relação à criação de estratégias é que isso se desdobra em outros planejamentos, com foco em executar ações com base neste guia.

Por exemplo, se a empresa pode ter como objetivo principal aumentar o lucro em 20% no próximo ano, precisará desenvolver uma série de ações práticas como diminuir gastos, negociar valores e prazos de pagamento com fornecedores, utilizar ferramentas de marketing para ampliar o público, etc.

E é exatamente por isso que o planejamento estratégico é importante, pois permite tomar essas ações com um objetivo claro em mente. Vamos entender como começar esse processo:

1- Diagnóstico da empresa

Se você já tem uma empresa há algum tempo e ainda não faz esse tipo de planejamento, tudo bem, não é tarde para começar. Mas a primeira etapa vai envolver uma análise realista do negócio.

Você pode fazer pesquisas de mercado para entender como a marca é vista entre os consumidores, e como está posicionada frente aos concorrentes. Além disso, outra forma eficaz de realizar esse diagnóstico é aplicando a análise SWOT, que permite avaliar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

A fraqueza pode se transformar em um ponto de melhoria, e a força, por exemplo, pode ser explorada nas ações de marketing.

2- Definição de objetivos

Com um diagnóstico completo, já vai ser mais fácil avaliar os objetivos e começar a desenvolver estratégias. Para definir isso, é preciso pensar onde quer chegar com seu negócio em um ano, cinco ou dez. Os objetivos costumam acontecer a longo prazo e, para alcançá-los, são traçadas metas.

Seu objetivo pode ser abrir uma segunda loja, mudar de MEI para ME, tornar o negócio nacional ao invés de regional, ter uma equipe de ao menos 10 pessoas, entre outros. Lembre-se, esse é o “tesouro” no mapa, portanto as ações realizadas sempre terão como foco a concretização desse objetivo.

3- Metas e estratégias

Agora sim o planejamento se desdobra em ações práticas e menores, que são concluídas ao longo desse tempo, e permitirão chegar no objetivo final. Como mencionado acima, trata-se de desmembrar essa visão em partes menores.

Imagine um negócio local do ramo de alimentos, como uma sorveteria, por exemplo. Se seu objetivo é se tornar o destino favorito das famílias da região, será necessário desenvolver estratégias como criar um ambiente acolhedor e buscar variedade no cardápio para atender gostos e até mesmo restrições.

Com isso, é possível estabelecer metas como:

  • aumentar em 10% a variedade de sabores nos próximos seis meses;
  • criar uma área “instagramável”, para que os clientes postem fotos com a família;
  • ter uma avaliação acima de 4,5 no Google;

O ideal é que essas metas venham acompanhadas de indicadores claros, para que seja possível medir esses esforços e verificar se eles realmente estão trazendo os resultados almejados.

4- Execução e acompanhamento

Com as metas bem estabelecidas, chega a hora de colocar essas ações em prática. Para isso, crie um cronograma com dias da semana, prazos do mês e do semestre. Estabelecer datas facilita a inclusão dessas atividades na rotina, e permite avaliações periódicas da eficiência das estratégias.

Isso significa também que as ações precisam ser revisadas com frequência, para que seja possível ajustar os processos de acordo com o que está funcionando e o que pode ser melhorado. Além de oferecer uma visão completa do negócio, o planejamento estratégico permite que o empreendedor estruture melhor seu dia, conte com tecnologia para lidar com questões práticas e se envolva nas decisões que são relevantes para chegar aos objetivos estabelecidos.