Fazer um e-mail marketing que vende mantém os clientes engajados e tem impacto nos resultados. Veja como fazer:
Uma das estratégias mais eficientes para atrair novos clientes e aumentar as vendas é o inbound marketing, que consiste em várias etapas de interação com os consumidores em diferentes etapas do funil. E a maior parte dessa comunicação se dá através de mensagens eletrônicas, por isso, saber como fazer um e-mail marketing que vende é o que garantirá que as pessoas acessem as mensagens e interajam com o conteúdo.
É comum receber ofertas e outros tipos de comunicados por e-mail e, se o usuário não se descadastrou, isso significa que ele pode ter interesse na mensagem. Mas qual? O que exatamente ele quer receber? São essas dúvidas que vamos tirar neste texto, portanto acompanhe a leitura.
Para que serve o e-mail marketing?
Antes de mais nada, precisamos entender o papel do e-mail marketing na estratégia de inbound. Esse formato de atração de clientes se baseia em conteúdos que vão além dos produtos para criar uma conexão e aumentar o interesse das pessoas pelos valores da marca.
Com isso, é comum oferecer vídeos, e-books e outros conteúdos diferenciados que são relevantes para o público e, em troca, pedir seu cadastro com informações como o e-mail. A partir daí, é preciso desenvolver diferentes comunicações, de preferência personalizando o conteúdo de acordo com os interesses de cada um.
Assim, é através do e-mail marketing que a empresa mantém uma relação de proximidade, informando-o sobre promoções e benefícios, ao mesmo tempo em que segue disseminando conteúdos interessantes.
Com os e-mails a empresa atrai e nutri novos leads, mantendo-os engajados com as soluções que a empresa oferece e, consequentemente, aumentando as chances de finalizar uma venda.
Como fazer um e-mail marketing que vende?
Com tantas redes sociais disponíveis, o principal benefício do e-mail marketing é que ele permite uma comunicação individual. Ao invés de entrar no Instagram e ver o mesmo post que todo mundo, o cliente conta com uma mensagem exclusiva em sua caixa de entrada.
Isso gera um senso de conexão mais aprofundado e, se a estratégia for bem executada, terá o efeito desejado. Para isso, também é importante saber como segmentar o público de acordo com as etapas do funil, o que permitirá identificar em que momento o cliente se encontra. Veja a seguir como fazer e-mails que impactam o público e resultam em vendas:
1- Crie um tom de voz único
É comum que as empresas mantenham uma linguagem padronizada, e isso precisa estar definido antes de mandar as comunicações. Algumas instituições mais formais podem optar por um tom mais neutro, enquanto marcas que têm públicos específicos (jovem, feminino, etc) vão escolher frases e expressões condizentes com esses nichos.
O importante é manter uma linguagem alinhada com as pessoas e usá-la sempre ao longo de todo o conteúdo.
2- O assunto é tudo
Como falamos, as pessoas que aceitam receber esse tipo de comunicação estão interessadas de alguma forma, mas isso não significa que elas abrirão qualquer e-mail, afinal, a caixa também está cheia de outros comunicados.
O que fará com que alguém se interesse pela sua mensagem é o assunto, portanto é importante ser persuasivo, direto e interessante. Veja alguns exemplos que funcionam:
- Listas: “5 motivos para….”, “veja 6 formas de usar x….”;
- Pergunta: “Já começou a planejar suas férias de julho?;
- Oferta imperdível: “50% de descontos no site hoje”, “Cupom especial para o novo produto x só hoje”;
- Datas especiais: “Você tem 30% de desconto no mês do seu aniversário”; “Compre um e leve dois no Dia do Amigo”.
Cuidados: É importante, porém, tomar cuidado com essa mensagem. Em primeiro lugar, ela deve ser condizente com o conteúdo do e-mail, caso contrário, o cliente se sentirá enganado.
Em segundo, existe um limite de caracteres que, se ultrapassado, pode impedir que a mensagem seja transmitida corretamente, portanto faça testes antes de enviar.
3- Utilize o texto de apoio
Pense na sua caixa de entrada: o que você vê? Em geral, o e-mail chega com o nome do remetente, assunto e uma prévia do texto. Ferramentas de e-mail marketing, inclusive, costumam ter espaço para esse texto complementar. Essa é uma oportunidade de adicionar conteúdo e tornar o e-mail mais atrativo para abertura.
Como esse texto pode ser um pouco mais longo, vale a pena detalhar do que se trata o e-mail. Exemplos:
- Já começou a planejar suas férias de julho? Veja nossos pacotes de passagem e hospedagem para o nordeste
- Você tem 30% de desconto no mês do seu aniversário: neste mês especial, separamos um presente com cupom que vale para toda a loja.
- Compre um e leve dois no Dia do Amigo: aproveite a data para comemorar com seu melhor amigo e compre duas peças pelo preço de uma.
4- Crie um design bonito e responsivo
Conteúdos responsivos já deveriam ser aplicados, considerando que uma pessoa pode acessar o e-mail e o site via celular, notebook ou tablet. Mas, além disso, o design deve ser atrativo e prático, com opções visíveis de cliques para saber mais, chamadas em destaque ao longo do e-mail quando necessário, e ilustrações.
5- Tenha um call to action
O call to action, ou CTA, é a mensagem que vai conduzir a ação do cliente, levando-o a concluir o objetivo do e-mail. Por isso, antes mesmo de criar a mensagem, é importante ter um foco claro: fazer ele acessar o blog, checar uma oferta especial, ativar um cupom, etc. Exemplos:
- Confira as ofertas
- Baixe o e-book
- Resgate seu cupom
Plataformas de e-mail marketing
Existem diversas plataformas no mercado, que atendem diferentes tipos de empresa. Desde versões mais simples e gratuitas, até ferramentas completas pagas, essas soluções ajudam a automatizar o processo de envios e ainda podem facilitar a segmentação de clientes. Confira algumas:
- Mailchimp: gratuita, é mais simples e indicada para quem está começando a criar uma lista de clientes.
- E-goi: oferece mais possibilidades de segmentação e conta com versões gratuitas, porém limitadas.
- RDStation: indicada para quem já possui uma estratégia de inbound, e conta com recursos mais abrangentes. Conta com diferentes planos.
Fazer um e-mail marketing que vende garante também fidelizar o cliente, e mantê-lo ativo também do pós-venda. Assim, desde o primeiro contato até a compra final, ele segue engajado e interessado nos conteúdos que recebe.