Inovar nos negócios envolve mudanças culturais na empresa e o desejo de seguir em constante transformação e evolução. Veja como:
Abrir uma empresa não é tarefa fácil, e administrá-la menos ainda. O dia a dia de um empreendedor envolve diversos desafios de gestão, equilibrando produtos, financeiro, marketing, vendas e outras áreas essenciais. Em meio a isso, pode parecer difícil inovar nos negócios.
Embora seja um desafio, uma coisa é certa: com o surgimento de novas mídias e aumento da concorrência, a inovação deve ser constante. E não só isso, inovar também pode levar a melhoria em processos, agilidade e mais produtividade.
Mas de onde tirar novas ideias para se manter competitivo? Esse é um processo que envolve tanto a cultura organizacional da empresa, quanto a capacidade de buscar o novo e se arriscar.
Por que inovar?
A ideia de inovar pode parecer até assustadora, se estiver relacionada a inventar algo novo, como um novo produto ou serviço. Mas não é só isso que inovação significa. Na verdade, o conceito pode se relacionar com a capacidade do empreendedor, e de todos os colaboradores por consequência, de perceber novos comportamentos, desejos de consumo e até tecnologias, e não se prender no passado.
Não é porque algo funcionou há alguns anos, que continua sendo eficiente. Um exemplo comum é o uso de Inteligência Artificial. Com a popularização e facilidade de acesso a diversas ferramentas nos últimos anos, ficou mais fácil inserir IA no dia a dia de trabalho, agilizando as atividades das pessoas e contribuindo para uma gestão mais eficiente.
Não observar ou adotar certas inovações pode significar uma empresa obsoleta. Outro exemplo são as redes sociais. Por mais que donos de empresa possam não estar familiarizados com certas plataformas, não há como negar que as pessoas as utilizam para fazer pesquisas e descobrir empresas novas. Entenda alguns benefícios da inovação:
- Atração de clientes: buscar o novo é uma forma de atingir novos públicos e aumentar a carteira de clientes, consequentemente aumentando o faturamento;
- Produtividade: mudanças simples de sistema como a já citada utilização de IA pode tirar dos profissionais tarefas morosas e repetitivas, permitindo que eles foquem seus esforços em atividades que oferecem mais valor e resultado para a empresa;
- Reputação da empresa: inovar também permite que a empresa seja vista pelo mercado como uma organização que está à frente de tendências, melhorando seu posicionamento perante os concorrentes.
Como inovar nos negócios?
Com isso, a ideia de inovação deve estar presente constantemente na empresa. O primeiro passo para isso, é justamente incentivar as pessoas a proporem novas ideias, e criar um ambiente onde todos possam sugerir melhorias.
Quem atua no financeiro pode ter mais conhecimento de softwares de gestão eficientes, enquanto a equipe de vendas têm contato direto com os clientes e conhece seus desejos e dores. Assim, cada um pode contribuir para a criação de algo novo. Além disso, veja outras formas de inovar:
1- Acompanhe tendências
Essa parece ser uma tarefa complexa, mas uma vez que fizer parte da rotina, será normal analisar o que os concorrentes estão fazendo, ou as apostas de empresas de fora do Brasil, e ainda estudos de mercado que apontem novos comportamentos e conceitos.
2- Seja presente no digital
Não importa se sua empresa vende produtos perecíveis, ou só atende um público específico de determinada região, a presença on-line é indispensável. Isso não significa estar em todas as redes, mas sim nas que são estratégicas. Em muitos casos, apenas um perfil atualizado no Google facilita que as pessoas descubram e vejam mais informações sobre uma loja ou um escritório.
3- Crie um tom de voz distinto
Quem entra nas redes sociais da Netflix logo percebe que a empresa tem uma forma específica de interagir com o público. Isso gera proximidade e faz com que as pessoas tenham a sensação de que estão conversando com um amigo.
Criar um tom de voz distinto permite que o público crie essa identificação, e se sinta mais à vontade para interagir e consumir o que a empresa tem a oferecer.
4- Personalize sua comunicação
Além da presença digital, usar diferentes estratégias para se comunicar com o público tem mais efeito, visto que as pessoas têm se habituado a esse tipo de personalização. Hoje em dia existem mais ferramentas que permitem a automação e oferecem a oportunidade de criar conteúdos otimizados para diferentes públicos.
5- Faça testes
Não é preciso fazer um investimento alto para criar um produto novo e disponibilizá-lo de uma vez. Muitas vezes, começar com algo menor, como um serviço disponível por tempo limitado, ou um modelo de assinatura pode ajudar a instigar as pessoas e permite que a empresa avalie se tal inovação é viável antes de passar a produzir em larga escala.
Inovar nos negócios pode não significar inventar algo novo todo dia, mas envolve, antes de tudo, um desejo de seguir em transformação, levando em consideração oportunidades do mercado e opiniões do público.