Como utilizar inteligência artificial em seu negócio?

Veja como a IA pode ajudar no crescimento de pequenos negócios e conheça plataformas para começar agora

Quando se fala em inteligência artificial muitos pensam logo em robôs, casas do futuro e tecnologias saídas diretamente dos cinemas. Mas a verdade é que a IA já está presente em nossas vidas e, com o avanço tecnológico, se torna mais barata e acessível a pequenos negócios.

Através de soluções gratuitas ou de baixo custo, empreendedores e MEIs podem se aproveitar dessas soluções para agilizar processos e facilitar suas rotinas, melhorar o atendimento ao cliente e ainda encontrar soluções inovadoras. 

Aliás, conhecer as possibilidades que a inteligência artificial oferece não é só um diferencial nas empresas, mas em breve será uma necessidade. A tecnologia se transforma e evolui rapidamente, e em breve quem não buscar essa renovação pode perder clientes e até a influência.

Por que utilizar inteligência artificial?

A inteligência artificial representa um campo da ciência da computação que atua no desenvolvimento de sistemas inteligentes, capazes de processar dados e tomar decisões imitando a mente humana.

Assim, a IA pode ficar com o “trabalho chato”, compilando informações e lidando com questões que tomam tempo, deixando os empreendedores disponíveis para pensar em soluções estratégicas para seus negócios.

Usá-la, além de ser uma necessidade como comentamos acima, é uma oportunidade para fazer um negócio crescer. Seu funcionamento se baseia em algoritmos e machine learning, conceito onde a máquina é programada para se basear no comportamento humano para adquirir e administrar informações.

Assim, esse sistema se auto alimenta e, pouco a pouco, se torna mais capacitado a racionalizar como um ser humano. Todas as características indicam que a IA não é só a inovação, ela proporciona inovação.

Com os dados coletados, ela ajuda os empreendedores a analisar possíveis cenários e tomar decisões mais acertadas.

Como aplicar IA a pequenos negócios?

Muitos profissionais podem já usar IA sem nem saber. No marketing digital, por exemplo, é o machine learning e a IA que permitem que as plataformas recolham dados sobre público-alvo que ajudarão as empresas a planejar suas campanhas com mais eficiência.

Mas não para por aí. Conheça outras maneiras que a inteligência artificial pode atuar em benefício de pequenos negócios:

Estratégia digital

Além do marketing, as empresas precisam ter sua presença digital como um pilar estratégico da empresa. É através do Google e das redes sociais que um profissional ou loja são descobertos, e a internet é o ponto zero para quem está em busca de produtos e serviços.

O próprio Chat GPT, uma das mais conhecidas ferramentas de IA, pode ajudar a desenvolver textos tanto em formato de SEO quanto para copywriting. Já a Copybase tem o mesmo princípio do Chat, porém com foco em marketing.

Com versão em português, pode ajudar as empresas a desenvolver a estratégia digital adequada, com a criação de landing pages e e-mail marketing.

IA: Copybase

Atendimento ao cliente

É só entrar em sites de reclamação como o “Reclame Aqui” para ver que muitas empresas têm a reputação afetada por uma má comunicação com os clientes. Embora imprevistos e erros aconteçam, se isso não for transmitido adequadamente para o usuário, ele logo vai reclamar e buscar outra opção.

Mas não só isso, o atendimento é uma forma importante de atender às dúvidas de potenciais clientes e, se bem feito, pode levar à conclusão de uma venda. Isso pode ser feito através de chatbots, que utilizam os recursos do machine learning para manter conversas personalizadas.

Um exemplo é o GetBots, que integra a tecnologia GPT nos chats, permitindo essa automação no contato com os clientes.

IA: GetBots

Análise de dados

Por fim, uma das principais funções é incorporar e analisar grandes quantidades de dados, para transformar em insights e relatórios que ajudam os empreendedores a tomar decisões estratégicas.

Essas ferramentas permitem analisar vendas, perfis de clientes, valores gastos e transformar em dados que indicam os próximos caminhos, como por exemplo um público-alvo que tem potencial de compra e está mal aproveitado.

Há uma grande variedade de ferramentas nesse sentido, incluindo o Tableau, que ainda tem uma interface intuitiva para quem não está tão familiarizado com a visualização de dados.

IA: Tableau

Com essas plataformas de inteligência artificial, as pequenas empresas são capazes de introduzir tecnologias avançadas, desenvolvendo estratégias e soluções que oferecerão crescimento do negócio.