A transformação digital acelerada indica mudanças constantes no mundo digital, e o marketing precisa acompanhar as tendências para fortalecer a marca. Veja quais os caminhos para o futuro deste mercado
O meio digital se transforma rapidamente, com o surgimento de novas tecnologias, plataformas e processos inovadores. Essas mudanças afetam nossa vida pessoal e profissional e, ao longo dos últimos anos, se tornou uma constante. No marketing digital, essa alteração se torna ainda mais evidente, já que afeta diretamente nos processos, resultados e métricas.
O marketing é a principal ferramenta de divulgação de uma marca ou produto, e o meio digital se tornou muito mais competitivo e superlotado nos últimos dois anos. Em 2021, 5 milhões de usuários fizeram compras on-line pela primeira vez. Entender quais as mudanças aceleradas pela pandemia, e quais as tendências para o marketing digital em 2022 é essencial para se destacar nesse cenário. Pensando nisso, selecionamos abaixo seis tendências que guiarão o mercado este ano. Confira:
Vida híbrida para sempre
Com o novo modelo de trabalho imposto pela pandemia, muita coisa mudou na rotina profissional, e algumas coisas não voltarão a ser como antes. O trabalho híbrido deve permanecer no futuro, e o conceito deve se espalhar para as ações de marketing futuras.
Eventos presenciais são ótimas formas de reunir potenciais clientes em um mesmo espaço e apresentar novidades, mas de agora em diante será comum que essas ações sejam híbridas, ou seja, o presencial sempre virá acompanhado do digital.
O TikTok venceu
Hoje o TikTok é a terceira rede social mais acessada, atrás apenas de Instagram e Facebook, e deve ter um crescimento de 15% de usuários em 2022. E o Brasil se destaca neste número, já que é o segundo país que mais utiliza a rede, atrás apenas da China.
Segundo dados do Ibope, o público da rede também está mais diversificado, com aumento de 24% entre usuários adultos de 35 a 55 anos, e 14% acima dos 55 anos. Assim, as marcas já entenderam que precisam estar na rede, e começaram a desenvolver estratégias de marketing digital com foco na rede.
Solte sua voz!
Ouvir o cliente e oferecer uma experiência customizada é uma das tendências de marketing para 2022. Mas, além disso, usar a voz – literalmente – é um recurso em ascensão. Tecnologias com acesso por voz, como a Alexa, estão se popularizando, e uma pesquisa do Google aponta que mais de 60% dos usuários de celular já interagiram com o aparelho por voz.
Uma das formas que isso afeta o marketing é justamente nas pesquisas. O SEO já é uma conhecida ferramenta usada na produção de textos que, seguindo algumas regras básicas, ajuda a melhorar a posição de um site ou conteúdo no Google. Portanto, com o avanço dessas tecnologias, o SEO terá que se adaptar para responder às pesquisas por voz.
Escolha quem influencia
Influenciadores digitais estão por toda a parte, falando sobre tudo: games, comidas, moda, entretenimento, saúde, bem-estar, decoração. São muitos nichos, com personalidades que atraem milhões de seguidores. Como sua denominação já diz, eles têm alto poder de persuasão com seu público. Segundo a empresa de relações públicas norte-americana Matter, as pessoas confiam mais nos influenciadores do que na própria marca.
Portanto, escolher uma voz que represente a marca e que seja representativa nas redes é um diferencial e se fortalecerá ainda mais como tendência este ano. Ainda no tema, não ignore as personalidades 50+! O grupo da terceira idade foi obrigado a se tornar conectado na pandemia, e muitos agora interagem com o mundo digital de forma cotidiana. Se for o público-alvo na sua marca, não menospreze esse público e encontre um influenciador que consiga se comunicar com eles.
Venda nas redes
As redes costumam ser uma ponte que leva o cliente até a loja digital ou física, além de servir como uma vitrine da empresa. Porém, seguindo a tendência de vendas on-line em crescimento, as próprias plataformas têm desenvolvido sistemas de venda diretos, como o Instagram Shopping e o Facebook Marketplace.
Além de eliminar algumas etapas no processo de compra, esse sistema, também conhecido como Social Selling, permite estreitar relações com os consumidores, ampliando sua fidelidade.
Metaverso
A palavra metaverso parece saída de um filme de super-herói, e o conceito ainda confunde as pessoas. Apesar de não ser novo, o termo se popularizou no final de 2021, depois que o Facebook anunciou a criação da Meta, que agora controla as redes Facebook, Instagram e WhatsApp. A ideia é criar ambientes digitais complexos, onde as pessoas podem trabalhar, socializar, fazer compras, etc.
Já há exemplos de realidade virtual adaptada para o comércio, como provadores digitais, mas a tendência é que essas ferramentas fiquem cada vez mais complexas e interativas.
Entenda o que é o metaverso: https://www.youtube.com/watch?v=HG0Xs-ZJJp4
Aplicar as tendências de marketing digital pode ser um desafio, mas em um mundo de transformação constante no virtual, é importante entender o que o público consome e se interessa, e assim estar um passo à frente dos concorrentes.