Aparecer no topo das pesquisas do Google é essencial para ampliar a visibilidade da marca e aumentar sua credibilidade. Veja algumas dicas para conseguir isso sem gastar com anúncios
Há muitos anos que as páginas amarelas da lista telefônica caíram em desuso, e foram substituídas por ferramentas digitais para promover negócios. Hoje, quem busca por um serviço, produto ou empresa, recorre à internet, e o primeiro passo costuma ser uma pesquisa do Google. A ferramenta de pesquisa processa, em média, 40 mil buscas por segundo no mundo, mas a oferta é quase tão alta quanto a demanda, já que há mais de 1 bilhão de sites para serem consultados.
Nesse mar de endereços, como fazer para se destacar no Google, e garantir que sua marca esteja no topo das pesquisas? Existem muitas formas, inclusive pagas. O Google oferece conteúdo patrocinado que permite que os sites fiquem em destaque, que nada mais são do que os anúncios que vemos sempre ao fazer pesquisas.
Porém, existem formas orgânicas de se destacar no Google, seja com melhorias no site, criação de conteúdos e outras recomendações. Para te ajudar a colocar seu site no topo das pesquisas, separamos algumas dicas abaixo:
Escolha as palavras certas
A essa altura, talvez você já esteja familiarizado com o conceito de SEO, mas caso não, a gente te explica: o SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de ações que o Google leva em consideração na hora de fazer uma pesquisa, e que começa da escolha das palavras-chave corretas.
Na hora de criar o site e seu conteúdo, é preciso pensar em palavras que, quando pesquisadas no site de busca, possam direcionar para o seu site. Por exemplo, se você tem um e-commerce de bordados, é importante escolher palavras que possam ajudar a te identificar, como “bordado-a-mão”, ou “bordados-roupas”. Ao escolher essas palavras, a dica é pensar no usuário, e o que ele pode colocar ao realizar a pesquisa.
Entenda como funciona a busca no Google:
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=BNHR6IQJGZs&t=121s
Melhore seu site
As palavras-chave selecionadas também precisam estar no endereço da página. Isso ajuda o Google a associar determinado link com o que foi pesquisado. Seguindo o exemplo do bordado, as páginas podem ser detalhadas como www.meusite.com.br/bordado-a-mao, ou www.meusite.com.br/bordados-para-roupas.
Além disso, é importante ter um site atualizado, com informações relevantes e fácil navegação. Isso porque, se um usuário passa mais tempo no site, navegando entre as páginas, o Google entende que sua página é relevante.
O site também precisa ser responsivo, isto é, adequado à diferentes telas. Quem acessa a página pelo celular, deve conseguir navegar bem e achar os conteúdos, botões e outros interesses de forma fácil, caso contrário ela desistirá de continuar navegando.
Crie conteúdos
Ainda falando em SEO, uma estratégia importante para ajudar na visibilidade do seu site é criar conteúdos interessantes. Temas ricos, relacionados ao seu produto ou serviço, permitem trabalhar as palavras-chave. O Google recebe muito bem artigos e textos bem trabalhados, que contém temas que estão alinhados com a busca.
Se você trabalha na área da saúde, por exemplo, pode criar artigos com informações sobre sua especialidade. Se vende produtos, pode destinar uma área a informações sobre eles, ou dicas para os consumidores.
Coloque sua “cara” no Google
Quando pesquisamos o nome de uma empresa, ela pode aparecer com destaque no lado direito, trazendo informações como endereço, telefone, horário de funcionamento. Para que isso seja possível, é preciso cadastrar-se gratuitamente no Google Meu Negócio.
Aí, é só preencher com informações exatas, incluindo horários de semana, fim de semana e feriados, e endereço (que também ficará disponível no Google Maps). Isso ajuda a destacar sua empresa na região, além de dar mais credibilidade ao negócio.
Com essas dicas simples já é possível otimizar seu site e, de quebra, se destacar no Google.