Entenda o que é preciso avaliar para saber se está na hora de investir no crescimento de sua empresa, e veja como planejar essa expansão
Inovação, crescimento e lucro são alguns dos principais objetivos quando se inicia um negócio. Em um mercado competitivo, oferecer algo novo permite que a empresa conquiste clientes e os fidelize, aumentando capacidade financeira e investindo em seu desenvolvimento. Mas como saber se sua empresa está pronta para crescer?
Por vezes esse progresso parece óbvio, como a necessidade de ampliar a mão de obra, aumento nas vendas ou demanda por uma infraestrutura maior. Mas a falta de uma real análise do cenário atual antes de agir pode trazer problemas nesse crescimento, especialmente no comprometimento das finanças.
Como saber se a empresa está pronta para crescer?
Quando as coisas vão bem e os sinais mencionados acima são identificados, pode ser sim a hora de crescer. Mas, para ter certeza, é preciso fazer uma avaliação criteriosa, considerando os fatores a seguir:
Estabilidade financeira
Não estar no vermelho é um bom sinal, mas crescer implica em novos gastos, que não são considerados no cenário financeiro atual. Além de um fluxo de caixa positivo, é importante avaliar se a empresa possui capital para promover essa expansão, seja através de reservas ou através de financiamentos.
Mercado e demanda
O mercado será capaz de acompanhar esse crescimento? Ao planejar uma expansão, a empresa precisa identificar novos públicos e expandir seus horizontes, mas sem um público-alvo interessado, esse investimento pode não trazer os resultados esperados.
Uma cafeteria que recebe muitos clientes pela manhã e vê o estabelecimento sempre cheio e com filas de espera pode inicialmente pensar em mudar para outro lugar maior. Mas seu público vai acompanhá-la? E a região terá novos clientes? Talvez uma reestruturação no ambiente, abrindo espaço para mais mesas e assentos no balcão possa atender a esses clientes, bem como a contratação de mais profissionais nos horários e dias de pico.
Necessidade de expansão
Como falamos, ampliar o espaço ou precisar de novos colaboradores é um indicador de que a empresa está crescendo. No caso de micro e pequenas empresas, isso pode até se transformar em sobrecarga se o profissional é autônomo.
Mas, para que a expansão seja feita com planejamento, é preciso estar alinhada com as finanças. Como ficará o balanço se contratar outro profissional? Ou se precisar de um espaço físico maior? É necessário fazer previsões para entender se esse aumento vai resultar em mais vendas, permitindo pagar esses novos custos.
Além disso, novas pessoas também significa saber delegar. Quando uma empresa é pequena, é comum que o empreendedor acumule funções e, ao contratar outra pessoa, enfrente dificuldade para abrir mão do controle. Portanto, estruturar processos é importante para que os novatos compreendam melhor como as coisas funcionam e sejam capazes de tomar decisões por conta própria.
Como se planejar para crescer?
Avaliando os pontos acima, ficará mais claro saber se está pronto ou não para crescer. Caso algum desses indicadores não seja ideal, essa pode ser uma meta para os próximos meses, trabalhando em conquistar mais clientes, ou melhorar o fluxo de caixa para, então, pensar em crescimento.
Isso porque, mesmo com uma avaliação positiva, esse avanço deve ser estruturado, utilizando as estratégias adequadas e com objetivos claros. Veja como fazer isso:
Analise diferentes cenários
Em geral, a empresa busca crescimento com um foco específico: dobrar os clientes, ampliar a estrutura para ser capaz de entregar para todo o país, aumentar o lucro em x%. Embora sejam metas válidas e alcançáveis, o resultado pode não ser necessariamente o que foi previsto.
Por isso, além do cenário ideal, é preciso pensar em possíveis conjunturas, o que prepara os gestores para enfrentar diferentes desfechos. Analise questões como economia e tendências de mercado e tente criar ao menos três cenários: um otimista, um pessimista e um realista.
Baseie-se em dados
A dificuldade em encontrar os dados necessários pode ser um sinal de crescimento: aponta que a empresa precisa buscar indicadores mais precisos para avaliar seu sucesso, seja em relação ao público, vendas ou finanças.
Por isso, usar dados é o que irá permitir fazer previsões mais seguras e ter conhecimento das principais métricas a serem avaliadas oferece um panorama realista sobre a situação atual e as possibilidades de crescimento.
Pratique a melhoria contínua
Ter clientes fiéis e receber comentários positivos indica que a empresa fornece produtos ou serviços que agregam valor às pessoas. Ainda assim, os consumidores mudam hábitos com rapidez e, o que antes era um desejo de consumo, de repente não é mais.
Por isso, a empresa deve ser capaz de se desapegar de produtos e soluções e acompanhar essas mudanças. Além disso, ouvir o que os usuários têm a dizer permite aperfeiçoar constantemente a produção, entregando algo com cada vez mais qualidade.
Saber se sua empresa está pronta para crescer vai muito além de um “feeling” ou intuição, e deve ser baseado em dados concretos. Quanto mais informações tiver, mais capaz será de fazer essa análise e tomar as decisões corretas para garantir uma expansão saudável.