O que é preciso para se tornar um empreendedor em 2025?

Veja o que é preciso para se tornar um empreendedor em 2025 e conheça áreas em alta para investir

Muitas pessoas veem na oportunidade de empreender uma forma de mudar suas vidas, controlarem sua carreira e seu futuro profissional e ainda se converterem nos próprios chefes. E quem quer se tornar um empreendedor em 2025 pode encontrar boas oportunidades, contanto que esteja preparado.

Segundo dados do Sebrae, o Brasil registrou mais de 3,7 milhões de empresas, sendo 96% pequenos negócios, incluindo MEIs e MPEs. Em muitos casos, esses perfis surgem até mesmo para substituir o formato de contratação CLT, e é por isso que, antes de abrir um CNPJ, as pessoas com foco em empreender e crescer como negócio precisam ter boas estratégias.

Existem oportunidades, mas também competitividade, e um empreendedor preparado terá mais ferramentas para fazer sua empresa se destacar.

Se tornar um MEI (microempreendedor individual) é uma maneira eficiente de começar uma empresa com baixo investimento, mas também implica em ganhos limitados e a ideia é poder, aos poucos, evoluir e subir de categoria. Afinal, por mais que isso signifique mais taxas e impostos, também é um indicativo de mais ganhos. 

Como se tornar um empreendedor em 2025?

Mas o que, então, uma pessoa precisa para se tornar empreendedora? Na verdade, tudo começa com uma ideia. Pode ser algum gargalo que percebe no mercado, a falta de certo serviço ou produto em determinada região, algum hobbie que deseja transformar em lucro, ou até mesmo o desejo de usar seus conhecimentos para atuar de forma independente.

A partir daí vem a parte prática, que envolve pesquisa, capacitação e planejamento. Entenda o que é necessário para se tornar um empreendedor e como alcançar essas características:

Faça uma autoavaliação

Muitas vezes uma pessoa começa um negócio sozinha, o que significa lidar com todas as questões envolvendo uma empresa. Isso por si só já implica em desenvolver algumas habilidades.

Alguém que realiza trabalhos manuais e deseja comercializá-los, por exemplo, pode não ter facilidade em fazer um planejamento financeiro. Conhecer a si mesmo, e entender quais são os pontos fortes e fracos ajudará a descobrir o que é prioritário aprender e desenvolver.

Como? Seja sincero consigo mesmo, afinal se acha que vai dar conta de tudo, mas não tem certos conhecimentos, isso irá resultar em problemas mais adiante e terá impacto na forma como a empresa é administrada.

Busque capacitação

A autoavaliação é importante para que o futuro empreendedor entenda que vai precisar adquirir conhecimentos específicos. Eles podem envolver questões administrativas, ou até sobre o mercado em que desejam atuar.

Como? Existem diversos cursos, inclusive gratuitos, que ajudam a capacitar os empreendedores. Além disso, na internet há uma infinidade de conteúdos que podem ajudar. Também confira livros relevantes e busque referências no segmento que podem ajudar a definir um caminho eficaz.

Se aprofunde sobre o segmento

Conhecer o público-alvo para quem deseja vender seu produto ou serviço é o que ajudará a tomar diversas decisões, desde se o negócio será físico ou digital, até a linguagem que será usada para se comunicar com essas pessoas.

Mesmo boas ideias podem não funcionar se não atingirem as pessoas certas, que de fato verão valor naquilo. Além disso, é preciso avaliar concorrentes, entender suas estratégias de marketing, seus preços e opções de venda, entrega, até seus sites e estrutura organizacional.

Todas essas informações são necessárias para uma empresa, e entender o contexto onde será inserida ajuda a oferecer um diferencial.

Como? Faça uma análise de concorrência e encontre formas de validar um negócio, fazendo pesquisas com o público e ajustando conforme detém mais informações.

Desenvolva uma visão estratégica

Um negócio precisa ter objetivos e metas claras se quiser prosperar. Isso inclui metas financeiras, um propósito de crescimento e objetivos a curto, médio e longo prazo. Para isso, é necessário fazer um planejamento e seguí-lo.

Defina o que fazer na próxima semana, mês e semestre para ser capaz de alcançar o que almeja em um ano. Isso exige uma visão estratégica, para ser capaz de mapear esse processo e fazer uma análise mais assertiva do mercado.

Como? A capacitação e os estudos também contribuem com essa visão, pois permite que o empreendedor tenha mais ferramentas para fazer suas análises. Além disso, acompanhe publicações relevantes para o segmento, observe tendências e siga ajustando seu planejamento.

Que áreas estão em alta em 2025?

Algumas pessoas já têm uma noção da área onde querem atuar, justamente, pois desejam empreender com base em algum conhecimento específico que já possuem. Mas, quem quer abrir um negócio e ainda tem dúvidas qual área pode ser mais lucrativa, veja alguns segmentos em alta para este ano:

  • Pet shops e produtos relacionados à animais;
  • Setor de cosméticos e perfumaria;
  • Saúde e bem-estar, desde soluções estéticas como alimentação e produtos;
  • Papelaria;
  • Distribuidora de bebidas.

Para se tornar um empreendedor em 2025, lembre-se de se planejar e seguir buscando informação e conhecimento. Isso fará com que esteja preparado para mudanças e imprevistos e aumenta as chances de inovar.