Grandes empresários, especialistas de diversas áreas, professores e jornalistas desbravam as histórias de empresas e personalidades que alcançaram o sucesso, e como fazer para seguir o mesmo caminho. Confira nossas dicas de leitura:
Começar um negócio pode ser tão simples quanto abrir um MEI e atuar como microempreendedor individual. A categoria não exige sede, nem planejamento, e quem buscar uma oportunidade, ou só quiser formalizar o que já faz, pode se tornar empreendedor em poucos passos.
Mas criar uma empresa, desenvolver estratégias de crescimento, observar oportunidades e ver o negócio prosperar exige ir além. Mesmo sem ter uma equipe, ou um grande capital inicial, o dono de um negócio precisa saber sobre finanças, logística, marketing e muitas outras aptidões que serão necessárias no dia a dia. Tudo isso pode parecer assustador, mas muitas ferramentas podem ajudar, especialmente na literatura. Existem muitos livros sobre empreendedorismo que dão dicas, contam casos de sucesso e jornadas inspiradoras, que podem ser referência para quem quer seguir se aprimorando e expandindo.
Histórias de superação, dicas de especialistas, e até auto-ajuda podem ser poderosos aliados dos empreendedores, que encontram nessas histórias novas perspectivas e inspiração para fazer o negócio evoluir.
Por isso, fizemos uma lista com oito títulos que vão te ajudar a ter um negócio de sucesso, que você confere a seguir.
Livros sobre empreendedorismo
Negócios digitais: Aprenda a usar o real poder da internet nos seus negócios – Alan Pakes
Por aqui sempre comentamos sobre o poder das ferramentas digitais para fazer um negócio crescer. A internet faz parte do dia a dia de uma empresa, e pode ajudar a atrair clientes e aumentar as vendas. Foi pensando nisso que Alan Pakes escreveu este livro, mostrando como começar um negócio digital com baixo investimento.
De Zero a Um – Peter Thiel
O criador de uma das maiores empresas de tecnologia, o PayPal, reúne neste livro ideias inovadoras, usando como exemplo sucessos do Vale do Silício. Peter Thiel destaca o poder da inovação para criar uma empresa de sucesso.
O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios – Charles Duhigg
O repórter do The New York Times Charles Duhigg aponta histórias de sucesso que começaram com uma simples mudança de hábito. Em seu livro, ele explica porque fazemos algumas coisas no automático, e como uma pequena mudança em uma tarefa ou atitude do dia a dia pode transformar as pessoas e trazer crescimento pessoal e profissional.
Se Eu Soubesse aos 20 – Tina Seelig
Uma das maiores especialistas em empreendedorismo, Tina Seelig foi professora da Universidade de Stanford e, neste livro, reúne as principais lições, dicas e exemplos que deu em sala de aula. Com o intuito de inspirar jovens a criar soluções inovadoras, ela mostra a importância de pensar diferente e apostar em mudanças para abrir uma empresa ou prosperar na carreira.
A Loja de Tudo – Brad Stone
Parte biografia, parte case de sucesso, esse livro se debruça sobre a história da Amazon, uma das primeiras empresas a embarcar no comércio digital, se transformando na gigante mundial que é atualmente. Brad Stone conversa com funcionários da companhia, além de familiares e amigos do criador Jeff Bezos, para entender como a Amazon se tornou o que é hoje na mão de Bezos.
Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade – Philip Kotler
Kotler é considerado o “pai do marketing” e seus livros são verdadeiras bíblias sobre o assunto. O setor, que segue se transformando com os avanços digitais, é mais importante do que nunca para o crescimento de uma empresa, especialmente em um ambiente tão competitivo como o on-line. Nesse livro, lançado em 2021, ele destaca a importância de ser criativo e buscar novas soluções, sempre atento às demandas dos consumidores.
Empreendedorismo para Subversivos – Facundo Guerra
Conhecido como um dos maiores empresários da noite paulistana, o argentino radicado no Brasil destaca os erros e acertos de seus empreendimentos, mostrando a importância de ser subversivo e questionador para criar o próprio negócio, e seu livro serve como um guia para quem deseja empreender.
Beleza Natural – Liana Melo
O livro conta a história da empresária Heloisa Assis, que nos anos 1970 desenvolveu um produto para cabelos cacheados e, com a amiga Leila Velez fundou um salão no Rio de Janeiro. Em mais de 25 anos de história a rede já conta com 38 unidades em 5 estados, e é um exemplo de como uma boa ideia de muita dedicação levaram as sócias ao sucesso.
Com esses livros sobre empreendedorismo é possível entender as técnicas utilizadas por grandes empresários, além de encontrar formas inovadoras de gerenciar um negócio. Aproveite a leitura!