Veja como aplicar IA em pequenos negócios e permitir aos microempreendedores focarem na expansão de suas empresas
As inovações tecnológicas têm contribuído para grandes mudanças na forma de trabalhar e, enquanto grandes empresas podem contar com soluções robustas, pequenos empreendedores também têm oportunidades com ferramentas gratuitas. Utilizar Inteligência Artificial no MEI pode agilizar processos burocráticos, ajudar a organizar uma rotina e até fazer um planejamento estratégico.
Além disso, ferramentas com IA também podem ajudar nas etapas de venda e na automação de processos. A verdade é que microempreendedores podem ter dificuldade em estabelecer rotinas eficientes, pois acumulam tarefas e precisam lidar com todas as frentes de um negócio.
Assim, quanto mais apoio tecnológico tiverem para facilitar sua vida, mais fácil será dedicar seu tempo a atividades que são mais estratégicas.
Como usar Inteligência Artificial no MEI?
Antes de mais nada, o microempreendedor precisa ter uma visão clara do seu negócio e de suas tarefas, para ser capaz de avaliar em quais processos ou etapas a IA pode beneficiá-lo.
Isso porque é muito comum que esses profissionais acabem gastando muito tempo só resolvendo problemas, ou ainda utilizando métodos ineficientes que os impede de avaliar dados necessários para o planejamento estratégico.
E isso é importante pois, se não tiver uma perspectiva adequada, nem mesmo as melhores ferramentas ajudarão. Entenda o passo a passo para avaliar seu negócio e, a partir disso, descobrir como a IA pode ajudar:
1- Entenda as tarefas repetitivas
É comum ter processos diários, semanais ou mensais e isso pode ser automatizado, se estiver claro. Uma forma prática de avaliar isso é simplesmente anotando em um papel tudo o que fez no dia. Ao final de uma semana, ficará claro quanto tempo gastou em cada tarefa, e o que, entre as atividades, são processos repetitivos ou quais atividades se beneficiariam de apoio tecnológico.
2- Desenvolva um planejamento estratégico
O objetivo de todo empreendedor é ter lucro e ver seu negócio expandir, mas para isso, é preciso ter um planejamento estratégico, que viabilize esse crescimento. Se o foco for crescer 50% em seguidores no Instagram, por exemplo, é necessário desenvolver – e seguir – estratégias que contribuam para isso, investindo tempo e até dinheiro e anúncios na plataforma.
3- Descubra os dados mais relevantes
Ao desenvolver essas estratégias, o microempreendedor verá que precisa de certos dados para entender se suas ações estão alcançando os resultados esperados. Existem muitas informações e muitas plataformas que oferecem esses conteúdos, e a IA pode ajudar a reunir isso e gerar relatórios ou gráficos que permitem visualizar com mais clareza os resultados.
A partir dessas três etapas, o profissional terá uma visão mais sólida de quais processos podem ser aperfeiçoados com a IA. Afinal, a Inteligência Artificial pode atuar em diferentes frentes de um negócio. Veja como:
Automação de processos
Imagine que possui um MEI que vende velas aromáticas. Os clientes podem fazer pedidos e tirar dúvidas tanto pelo Instagram e Facebook, quanto por e-mail e WhatsApp. Assim, a jornada de compra acontece em quatro canais diferentes. Acrescente a isso o fato de que elas podem ser personalizadas, então além do estoque, é preciso criar algo assim que o pedido é concluído.
Uma ferramenta que automatize e reúna esses canais em um só espaço pode ajudar a criar um fluxo que envie para a sua agenda, por exemplo, uma informação sempre que o pedido é concluído.
Assim, as diversas etapas desse atendimento podem ser reduzidas e o profissional tem mais tempo para criar as velas ou pensar em novos produtos. Uma ferramenta que permite fazer essa integração e criar um fluxo é o Zapier, que conta com uma versão gratuita, além de planos pagos.
Atendimento ao cliente
Esse é um dos maiores desafios de microempreendedores, pois, apesar dos clientes serem a alma do negócio, esse contato pode levar muito tempo e exigir muitas horas dos profissionais.
O próprio WhatsApp pode automatizar essa conversa em sua versão para empresas. Assim, é possível ter respostas automáticas para perguntas frequentes, ou até iniciar a conversa oferecendo um breve questionário para o cliente preencher as informações que necessita. Outras plataformas que possuem versões gratuitas e que oferecem chatbots são Landbot e Leadster.
Controle de finanças
Quando se trata de finanças, é comum fazer um fechamento do mês, e ter datas específicas para pagamentos de fornecedores e outros gastos fixos. Além disso, é preciso ver com clareza os gastos e recebimentos, para garantir a saúde financeira de um negócio.
Com isso, usar uma ferramenta que automatize esses processos e proporcione uma visão ampla de entrada e saída, facilita o entendimento.
Plataformas como o Conta Azul permitem automatizar esse processo, categorizar as despesas, programar lembretes para emissão de notas fiscais e agendar pagamentos como impostos.
Planejamento estratégico
Apenas com algumas perguntas, é possível que o ChatGPT ajude a desenvolver o planejamento estratégico da empresa. O ideal é fornecer o máximo de informações possíveis, para que ele seja mais preciso nas respostas.
Mas a solução de IA generativa pode ajudar com dicas de conteúdos, tendências e técnicas para uma gestão mais eficiente. Essas soluções podem trazer agilidade e organização para o dia a dia do microempreendedor. Identificando as ferramentas adequadas de Inteligência Artificial no MEI, os profissionais conseguem focar no que realmente é relevante para o seu negócio e ver sua empresa crescer.